Análise ao Wifi em Powerlines devolo



Hoje vou falar um pouco de alguns powerlines da devolo que já testei e mostrar-vos alguns testes no que toca em relação à eficácia em termos de wifi.

Já que existem powerlines que tem ligação ethernet para ligarem os vossos aparelhos "parados", no entanto para portáteis, smartphones, tablets e aparelhos deste género o que interessa é termos uma boa velocidade através de Wifi.

Vamos então ver três equipamentos diferentes da devolo, os 550 Wifi, 550+ Wifi e 1200+ AC.

Começando pelo básico, com powerlines é possível passarem a vossa internet através da rede elétrica da vossa casa. E dessa forma ligam um terminal à beira do router e a um cabo Ethernet, o powerline passa então a internet através da rede, e no local desejado receberem, ligam outro terminal powerline, e depois podem ligar aparelhos via ethernet ou wifi a esse powerline.

Agora o que se deve ter em conta, tanto o 550 e o 550+ em termos de Wifi funcionam a 2.4 Ghz e em termos de Ethernet a velocidade máxima é 100Mbps. A ter em conta que se tiverem internet contratada até 100Mbps, serão soluções a ter em conta. Se tiverem internet com velocidades superiores a 100Mbps nesse caso a solução será o 1200+ AC, já que em Wifi funciona a 2.4 Ghz e 5Ghz e tem portas ethernet gigabit.

Para questões de testes a distancia entre ambos powerlines foi cerca de 10 metros, um na entrada onde está o router e outro no quarto oposto e os testes foram realizados num Xiaomi Mi 5S Plus.

devolo 1200+ AC



Apenas como referencia em termos de ethernet, temos 2 portas, portanto podemos ligar 2 aparelhos mais estáticos e usufruir de velocidades perto do gigabit.

No que toca ao wifi em 2.4Ghz, as velocidades nunca passam dos 50Mbps.
Já em termos de Wifi as velocidades na divisão onde fica instalado em 5Ghz, conseguem valores na ordem dos 160Mbps.



devolo 550+ Wifi



Com duas portas ethernet, podemos ligar a uma ficha e usar na mesma a ficha para ligar outro aparelho.
As velocidades andam iguais ao 1200+ AC em 2.4Ghz, e assim vamos ter também velocidades na ordem dos 50Mbps.


devolo 550 Wifi



O interessante desta solução é mesmo o tamanho, bem mais pequeno que o 550+, no entanto tem apenas 1 porta ethernet e fica a ocupar a ficha. As velocidades andam na mesma ordem do 550+.


Conclusão


Os maiores pontos a terem é que em termos de Wifi os resultados são bastante semelhantes em todos quando falamos de 2.4Ghz, e nesse caso vão conseguir ter no máximo 50Mbps por Wifi na divisão aonde instalaram o powerline.
No entanto se tiverem internet contratada a mais de 100Mbps e tiverem equipamentos atuais que se possam ligar por 5Ghz, com o 1200+ AC vão conseguir aproveitar muito melhor a velocidade da vossa internet.

Qualquer um dos equipamentos tem um comportamento muito bom, e tendo em conta as melhorias que se conseguem é um investimento que acaba por compensar bem.

Para mais detalhes podem passar no site oficial: http://www.devolo.com/pt/

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A que distancia estavas?
      Eu tenho o 550+ na sala, e na sala ligo-me bem e nos quartos adjacentes também consigo ter ligação.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Eu diria que na divisão seguinte deve conseguir dar sempre a não ser que as paredes sejam mm grossas. Geralmente o não se conseguir ligar é mesmo por o aparelho estar no limite da rede.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Estava a falar do limite de Wifi entre powerline e aparelho que estavas a tentar ligar lá por wifi.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar