A devolo faz 15 anos


Há 15 anos atrás, uma história muito especial de sucesso começou em Aachen, na Alemanha. Em maio de 2002, Heiko Harbers fundou a devolo AG com a sua equipa de gestão. Num espaço de quinze anos, esta pequena equipa evoluiu para uma empresa que é hoje líder mundial no seu segmento de mercado, com 300 trabalhadores e mais de 33 milhões de produtos vendidos. A empresa manteve-se fiel a Aachen e a devolo continua a mostrar o seu apoio à cidade com a construção de uma sede corporativa a este de Aachen.

A ideia fundadora: Internet a partir da corrente elétrica
A partir do que outrora foi a ELSA AG, a devolo depositiou todos os seus esforços numa ideia central: usar o sistema elétrico de uma casa para transmitir dados. A empresa procurou usar a sua tecnologia Powerline para cativar o mercado de redes domésticas. "Porque parece que nunca há uma ligação de dados quando precisamos de uma? Esta foi a questão que colocámos logo no início," afirma Heiko Harbers, Presidente Executivo da devolo AG. "A resposta a esta questão prometia um tremendo potencial de mercado. E a Powerline foi a tecnologia chave para nós."
A devolo concebeu uma solução para ligações de rede com mau desempenho. Em 2003, os adaptadores dLAN chegaram ao mercado – simples dispositivos que transformavam cabos de alimentação em cabos de rede. Inicialmente, a taxa de transferência de 14 Mbps ainda era modesta, enquanto os atuais modelos topo de gama podem alcançar ate 1,200 Mbps. Desde 2013 que a devolo também tem oferecido adaptadores dLAN com funcionalidade WiFi, levando Internet de alta velocidade a todos as divisões da casa. Ao longo dos anos, os adaptadores oriundos da Aachen tornaram-se num sucesso internacional.
Marcos de desenvolvimento
Muito aconteceu desde que a empresa foi fundada em 2002. Alguns importantes marcos de desenvolvimento foram alcançados. Em 2005, os adaptadores dLAN chegaram a um milhão de unidades vendidas. O centésimo trabalhador foi contratado em 2008. A devolo começou a gerar mais vendas internacionais durante o processo. Agora a empresa marca presença em 19 países através das suas subsidiárias e parceiros. Em 2015, a devolo foi galardoada com o Hidden Champion Award pela estação televisiva n-tv. Em 2016, a revista magazine referiu a empresa sediada em Aachen como "uma das empresas mais promissoras da Alemanha".
Visão: a devolo como especialista na tecnologia de 360 graus
Um dos marcos de desenvolvimento mais importantes na história da empresa chegou quando a devolo se reestruturou em quatro unidades de negócio. Desde então, a devolo Consumer Business, a devolo Business Solutions, a devolo Operator Solutions e a devolo Smart Grid focaram-se em segmentos de mercado específicos. Um realinhamento proveitoso, considerando que a visão da equipa de gestão liderada por Heiko Harbers é levar a devolo a tornar-se especialista na tecnologia de 360 graus, um fornecedor de produtos para o consumidor e de soluções para profissionais em igual medida.
Isto só é possível através de unidades eficazes empenhadas nos seus mercados com o objetivo final em mente. Os especialistas em consumidores dedicam-se por inteiro a redes domésticas nesta era de streaming e conteúdo de alta definição, assim como ao crescente segmento de casas inteligentes. Os seus colegas da Business Solutions oferecem soluções profissionais de rede com a Powerline e WiFi e são o ponto de contacto para comunicação de máquina a máquina de última geração. A Operator Solutions adapta produtos devolo às necessidades de empresas de telecomunicações e cria novas soluções personalizadas para elas. E a unidade Smart Grid promove o desenvolvimento de redes elétricas baseadas em comunicação digital.
A construção de uma nova sede corporativa
Após ter iniciado atividade no antigo edifício da ELSA em Sonnenweg, a devolo mudou de instalações –escritório alugado em Charlottenburger Allee em 2009 – mas rapidamente encontrou-se sem espaço suficiente. Além disso, os requisitos de segurança na área de redes elétricas impuseram altas exigências na infraestrutura e no ambiente de trabalho. Como tal, e pela primeira vez, a devolo decidiu estabelecer o seu próprio edifício. A construção da nova sede corporativa tem decorrido no lado este de Aachen desde o verão de 2016. O novo edifício tem 6300 metros quadrados de espaço – bastante espaço para crescimento futuro. A conclusão está prevista para o final de julho de 2017, e os trabalhadores aguardam ansiosamente pela cerimónia de dedicação, assim como pela festa de aniversário da empresa.

Para mais informações, por favor visite www.devolo.pt.

0 Comments: