Análise: Smartphone Huawei Mate 9 (5.9'', 4GB RAM, 64GB ROM, Camera Dupla traseira)


Aqui estamos com o Huawei Mate 9, um Smartphone que promete ser bastante interessante. Vem equipado com um enorme ecrã de 5,9 polegadas FullHD, com o Hisilicon Kirin 960, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, e conta com câmara dupla traseira com sensores de 12 MP e 20 MP, desenvolvidos com o apoio da Leica,  e câmara frontal de 8 MP. Vamos então ver mais detalhes deste smartphone.



Unboxing



Na frente temos o ecrã, com uma câmara frontal, os sensores de proximidade e luminosidade, o auscultador e o logótipo da Huawei. Na parte de baixo temos um altifalante, um microfone e uma porta USB tipo-C. Já no topo encontra-se o jack 3,5 mm e o sensor de infravermelhos para controlo remoto.
Do lado esquerdo temos os botões de controlo de volume e de energia, e no lado direito podemos aceder ao slot de cartão SIM.
Na traseira, encontramos a câmara dupla, o flash LED, o laser para fazer foco e o sensor de impressões digitais.


Acessórios


Neste ponto o smartphone bem bem acompanhado, podemos contar com o carregador SuperCharge, com diferentes amperagens para carregamento rápido, cabo USB typeC, peça para colocar os cartões SIM, manuais, auriculares, capa e adaptador microUSB para typeC.


Utilização


O Huawei Mate 9 vem com EMUI 5.0, a interface desenvolvida pela Huawei, com base no Android 7.0. O interface é limpo e fácil de navegar, mas diferente de Android Stock a meu ver bastante bem conseguida e será fácil qualquer pessoa adaptar-se bem. Dos 64GB podem contar com cerca de 49GB livres.
O smartphone sempre respondeu de forma bastante fluída e sem nenhum problema em termos de funcionamento.



Existem algumas ferramentas adicionais, e algumas aplicações úteis que nos permitem ter mais do que uma conta configurada por aplicação (como facebook).

Wifi, 4G e GPS funcionam perfeitamente.

Quanto ao ecrã, pode parecer grande, mas para quem já está habituado a smartphones de 5.5'', este não fica assim muito maior. Além disso podem esperar cores bastantes vivas e multi-toque até 10 dedos.



Com uma bateria de 4000mah, dependendo da temperatura da mesma pode ser possível carregar os 100% em quase uma hora, mas em situações em que o usam enquanto carrega vai sempre demorar mais. No entanto a duração da bateria vai ser adequada para pelo menos 1 dia de utilização normal.




Benchmarks


Como esperado, obtém-se resultados muito bons neste ponto.


3D Mark


A1 SD



Geekbench



Vellamo





Antutu




Câmara


Neste ponto, realmente o Huawei destaca-se, não nos faltam opções para explorar, tipos de fotografia por onde escolher, resoluções, filtros, já começa a chegar ao ponto das máquinas compactas.
Em termos de fotografia e video este smartphone não vos vai desiludir a meu ver o único detalhe que podia ter sido melhorado seria em fotos com pouca luz. Consegue-se boas fotos, mas em alguns casos os resultados nem sempre são os melhores.





Pontos Positivos


- Câmara;
- Desempenho;
- Qualidade.

Ponto Negativo


- Fotos noturnas (Isto sou eu a teimar).

Conclusão




Pensando bem, o smartphone não apresenta defeitos que se possam realmente apontar, a não ser que não gostem de smartphones muito grandes, apesar de não ser muito maior que os habituais 5.5''.
As fotos nocturnas acabam por ser sempre uma justificação para se encontrar algum defeito, pois por muito boa que seja a câmara, não nos podemos esquecer que é um smartphone e não uma DSLR.
O maior aspeto negativo na realidade poderá ser o smartphone estar fora do orçamento de algumas pessoas.
Quem comprar um Huawei Mate 9 fica muito bem servido e com um smartphone de topo e premium!

Mais detalhes: Huawei

O meu obrigado à Huawei Portugal pelo envio deste smartphone para testes.

0 Comments: