Atelier Digital da Google forma mais de 19 500 portugueses em cinco meses




O projeto Atelier Digital da Google já formou, desde o seu lançamento no passado mês de Dezembro, mais de 19.500 portugueses. O anúncio foi feito hoje na sessão de abertura da formação presencial do Atelier Digital que chegou esta semana a Lisboa depois de várias edições em Setúbal, Leiria e Aveiro.


A sessão de abertura contou com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo e do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.

"Estamos muito satisfeitos e, ao mesmo tempo, entusiasmados com a adesão que os portugueses estão a manifestar. Os resultados já ultrapassaram as nossas melhores expectativas. Estamos muito contentes em poder proporcionar este conhecimento crítico na economia cada vez mais digital e esta forte adesão mostra que os portugueses estão atentos e querem tomar a dianteira e aproveitar as oportunidades proporcionadas com a digitalização da economia", explica Marcel Leonardi,  responsável de políticas públicas da Google Portugal.

"Para o Governo é muito importante a aposta em capital humano, dotando os jovens de mais e melhores ferramentas para enfrentarem a competitividade do mercado de trabalho. As competências digitais são uma chave fundamental no currículo profissional hoje em dia e por isso assumimo-nos como parceiro da Google neste projecto. Não existe melhor emprego sem aposta em competências e aprendizagens e não existe maior competitividade da nossa economia sem recursos altamente qualificados", refere João Vasconcelos, Secretário de Estado da Indústria.e João Vasconcelos, Secretário de Estado da Indústria.

Neste inexorável mundo digital, ampliando de forma inédita as possibilidades de acesso e partilha da ciência e do conhecimento em geral, em que a utilização intensiva das TIC domina progressivamente todas as dimensões da atividade humana, a aquisição de competências digitais é indispensável no contexto da formação superior, em qualquer área científica e perspetivando qualquer atividade profissional. Um futuro apostado numa sociedade mais justa e solidária, baseada no conhecimento e na sua democratização, constrói-se colaborativamente, reunindo empresas, instituições de ensino superior e outros parceiros, apostados em criar contextos de inclusão, como a oferta generalizada de formação em competências digitais (e.g. Atelier Digital), promovendo a integração de todos na atual realidade dominada pelo digital e contribuindo, também por essa via, para dar resposta às necessidades económicas e à elevada procura de competências digitais em Portugal e na Europa" explica Maria Fernanda Rollo, SECTES.

Esta iniciativa gratuita da Google a que se juntaram agora também a Universidade NOVA de Lisboa e a Universidade do Porto destina-se a ajudar a formar jovens portugueses (com ou sem formação académica, empregados ou desempregados) em competências digitais, dotá-los das ferramentas necessárias para aproveitarem as oportunidades da digitalização da economia e a contribuir para fomentar o empreendedorismo em Portugal.

De acordo com a Comissão Europeia, vão surgir, nos próximos anos, mais de 820.000 vagas em competências digitais e as empresas com maior probabilidade de sucesso e crescimento serão aquelas que possuam competências digitais. Porém, os mesmos estudos revelam que 90% das empresas europeias não possuem competências digitais apesar de as considerarem um fator de vantagem competitiva. Em Portugal, os indicadores apontam para a necessidade de aumentar a qualificação dos recursos humanos neste domínio, em contextos de cidadania e de empregabilidade.

A formação online gratuita do Atelier Digital está disponível desde Dezembro na plataforma do Atelier Digital e a formação presencial com a duração de três dias já contou, desde Março, com várias edições nas cidades de Setúbal, Leiria e Aveiro. Através do site do Atelier Digital qualquer interessado pode registar-se e fazer a formação online à medida da sua disponibilidade ou inscrever-se na formação presencial em várias cidades, sendo que ambas são gratuitas.

Na formação online estão disponíveis 23 módulos que cobrem diferentes áreas do marketing digital, como por exemplo, pesquisa, e-mail, redes sociais, redes display, vídeo, e-commerce e web analytics. A formação é baseada em tutoriais em vídeo seguidos de atividades e no final os formandos terão disponível um teste que lhes permitirá obter uma certificação reconhecida pela IAB Europe.

A formação presencial com a duração de três dias tem como tema central o Marketing Digital e inclui formação em otimização para motores de pesquisa (SEO), marketing para motores de pesquisa (SEM), marketing nas redes sociais e mobile, análise de Web e internacionalização conciliando teoria e prática. No final e após testes com aproveitamento cada formando recebe um certificado.

O Atelier Digital conta com o apoio da SIC Esperança, do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, da Universidade NOVA de Lisboa, Universidade do Porto e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.  

Aceda aqui às fotos da cerimónia de abertura.

Legenda foto (da esquerda para a direita):
- Carlos Correia, Pro-reitor da Universidade Nova de Lisboa
- Francisco Caramelo, Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa
- Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
- Marcel Leonardi, responsável de políticas públicas da Google Portugal. 
- João Vasconcelos, Secretário de Estado da Indústria.

0 Comments: