ASUS apresentou novas motherboards baseadas no X299



Chegou uma nova era de desktops topo de gama. A Intel® deu a conhecer os seus, há muito esperados, processadores Core™ X-Series e o seu acompanhante de peso, o chipset X299: uma dupla capaz de facultar poder de processamento e largura de banda suficientes para tudo, desde a criação de conteúdo profissional até ao gaming mais exigente. Os novos processadores LGA2066 implicam a utilização de novas motherboards e a ASUS tem uma oferta abrangente, segmentada nas famílias Prime, TUF e ROG (Republic of Gamers).


A ROG tem três modelos concebidos especialmente para diferentes prioridades: a Rampage VI Extreme faz jus ao seu nome em máquinas de sonho com refrigeração líquida e rede ultra rápida. A Rampage VI Apex foi concebida para overclocking de topo mundial e performance em gaming sem precedentes, e a Strix X299-E que dá aos gamers as poderosas opções de otimização, refrigeração e personalização de que precisam para usufruírem ao máximo das suas máquinas. A marca faz muito mais do que garantir acesso às principais funcionalidades – garante que cada uma dessas funcionalidades confere aos entusiastas todo o poder que eles exigem, mas que é ao mesmo tempo acessível para quem apenas agora chegou ao mundo do gaming.

Os modelos Prime e TUF foram pensados para diferentes audiências: a nova Prime X299-Deluxe é dirigida a quem deseja ter tudo, a Prime X299-A sacrifica alguns extras em favor de uma abordagem mais direta que se foca no essencial, a TUF X299 Mark 1 distingue-se da competição com proteções adicionais e opções avançadas de refrigeração, enquanto a TUF X299 Mark 2 aposta no essencial para fãs do X299 que queiram uma placa diferente da fórmula convencional. As novas ASUS Prime e TUF X299 são uma lufada de ar fresco numa altura em que muitas motherboards são parecidas entre si.

Inovações partilhadas definem a família ROG X299
As três placas partilham o mesmo ADN — as funcionalidades essenciais que os entusiastas da ROG exigem. A lista começa com os reconhecidos controlos para overclocking e refrigeração para sistemas líquidos ou a ar. Contam com ligações dedicadas para bombas para a alimentação de configurações personalizadas e sistemas de refrigeração liquida em circuito fechado, assim como com controlos inteligentes para ventoinhas para assegurar uma eficiência a toda a prova e uma insonorização invejável. O grupo de sensores permite que o fluxo de refrigeração reaja à mais diferente e exigente carga de trabalho, incluindo gaming particularmente exigente para a placa gráfica, uma vez que permite a monitorização da temperatura em placas gráficas selecionadas.

Fazer alterações num PC de jogos é ainda mais fácil, seja no aperfeiçoamento do setup com otimizações manuais ou através da configuração automática e overclocking da plataforma com apenas um clique usando a ferramenta 5-Way Optimization. Os especialistas ASUS já usaram a Rampage VI Apex para bater oito recordes mundiais e 20 recordes globais com um processador Core X, com uma marca de 7.560GHz.

Os PCs de Gaming oferecem opções sem precedentes para exprimir o seu estilo, inclusivamente no campo da iluminação personalizada. Os LEDs RGB integrados nas placas são expandidos por ligações para várias tiras RGB LED de forma a iluminar todo o chassis. Todas estas opções de iluminação fazem parte do ecossistema Aura Sync, que sincroniza tudo em harmonia e de forma transversal pelas placas gráficas, periféricos e monitores ROG, juntamente com outros componentes de parceiros da ASUS.

Equipados com a mais recente geração de áudio SupremeFX, as novas motherboards X299 ROG garantem uma qualidade de gravação melhorada para streamers que queiram gravar a sua voz sem falhas. As placas gráficas ligam-se aos SafeSlots reforçados que protegem contra os danos dos dissipadores mais pesados e da má utilização.

A tecnologia VROC da Intel combina-se com a placa opcional para permitir configurações M.2 RAID constituídas por uma pilha de sistemas de armazenamento paralelos com uma ligação direta ao CPU. É possível atingir velocidades incríveis com capacidade suficiente mesmo para as maiores coleções de jogos. Além disso, o utilizador tem acesso às ligações mais recentes, incluindo portas USB 3.1 Gen 2 com Type-C™ e ligações internas que oferecem velocidades até 10Gbps. O Wi-Fi e a rede Intel Gigabit são standards, e é possível adicionar a nova memória Optane™ da Intel como cache de alta velocidade. 

Prime time com X299
Pensada para utilizadores intensivos e profissionais, a série Prime representa o culminar de décadas de experiência no aperfeiçoamento de todos os aspetos da tecnologia de motherboards. Estas placas juntam a conectividade de topo com opções acessíveis de otimização para facultar uma experiência premium de que todos podem usufruir.

Todas as motherboards ASUS X299 têm opções abrangentes para overclocking e refrigeração na UEFI e no software para Windows. As placas Prime vão um passo mais além com 5-Way Optimization, que permite um overclocking inteligente do sistema e ajusta a refrigeração baseando-se nas características individuais dos componentes. Mesmo os utilizadores com menos experiência conseguem otimizar todo o PC com apenas um clique. Os utilizadores com mais experiencia podem ajustar todos os parâmetros manualmente para melhor responderem às suas necessidades.

As melhorias têm lugar também no campo estético. Aqui, o tema predominantemente monocromático estabelece os pilares perfeitos para máquinas personalizadas, especialmente se recorrermos a iluminação RGB. As nossas placas Prime X299 contam com várias ligações para tiras LED que iluminam todo o chassis. Fazem parte de um ecossistema rico de produtos Aura Sync que podem sincronizar cores e efeitos num sistema, desde a motherboard e a placa gráfica aos periféricos e outros componentes.

Os novos processadores Intel Core X-Series exigem uma séria refrigeração, razão pela qual todas as motherboards X299 têm ligações dedicadas para dissipadores líquidos em sistemas de refrigeração liquida em circuito fechado e aberto. A série Prime X299 suporta ainda até três configurações gráficas, e os seus slots incorporam reforços estruturais com a tecnologia SafeSlot para impedir danos e proteger o investimento dos utilizadores.

As vias PCIe que não estejam a ser utilizadas pela placa gráfica podem ser alocadas a armazenamento com VROC, que combina vários SSDs M.2 numa configuração RAID com ligação direta ao CPU. Um elevado número de discos pode ser usado em paralelo em várias placas VROC para oferecer um débito incrível e um rapidíssimo acesso aos drives de sistema. Há suporte para tecnologia de memória Optane da Intel, facultando assim uma cache solid-state para permitir a utilização mais rápida dos outros equipamentos de armazenamento.

Esta nova série Prime acolhe as mais recentes melhorias de áudio, e conta com o codec Realtek S1220A juntamente com um amplificador e componentes premium que produzem um som envolvente e limpo, capaz de rivalizar com algumas placas de som dedicadas.

TUF mais robustas que nunca
As motherboards Prime X299 são ainda equilibradas pelo lançamento na família TUF. Estes modelos têm argumentos diferenciadores e caracterizam-se por privilegiarem a fiabilidade e durabilidade para reforçar os PCs. Recorrem a componentes mais robustas que as placas rivais, sujeitas a testes mais exigentes.

Esta mudança de abordagem requer uma nova perspetiva, e a TUF responde com designs distintos que juntam as sensibilidades industriais com um toque de invulgar estética. Furtivas por natureza, as novas motherboards minimizam a iluminação RGB para se concentrarem em diferentes prioridades.

Preço e disponibilidade:
A ROG Rampage VI Extreme, Rampage VI Apex e ROG Strix X299-E vão estar disponíveis em Portugal até ao final de junho. A série Strix será a primeira a surgir no mercado. A ASUS Prime X299-Deluxe, Prime X299-A e a TUF X299 Mark 1 também estarão disponíveis até ao final de junho.

ASUS PRIME X299 DELUXE: 469 euros
ASUS PRIME X299-A: 313 euros
ASUS ROG STRIX X299-E GAMING: 365 euros
ASUS TUF X299 MARK 1: 326 euros
ASUS ROG RAMPAGE VI EXTREME e APEX: sob consulta

0 Comments: