Câmera de vigilância Wi-fi, Panorâmica - 360º, por menos de 30€

Hoje mostro-vos uma câmera de vigilância com uma funcionalidade muito interessante: colocada no teto dá-nos uma visão de 360º da divisão onde está instalada.

Apresento a Escam Q8 que para além da visão de 360º conta ainda com funcionalidades como visão noturna, duas vias de áudio, detetor de movimentos e suporta protocolo Onvif.



Tem um sensor de 1.3MP e uma resolução de vídeo de 960P a 25fps o que nos permite imagens/vídeos razoáveis, mas sem grande detalhe. Se o objetivo for ter grande detalhe de imagem esta não é a solução ideal.
A visão noturna é também eficaz, mas como seria de esperar também não nos permite grande detalhe. A câmera é unicamente para interior e por isso não é resistente a água.


Visão noturna

A Q8 conta com uma entrada para cartões de forma a registar todos os movimentos detetados (se assim for configurada) e também sempre que quisermos gravar algo em direto.
O sensor de movimento funciona muito bem e recebemos praticamente sem lag a respetiva notificação para a aplicação mobile. Aplicação essa que existe para IOS e também para Android.
A câmera dispõe de uma sirene que pode ser ativada remotamente, mais uma vez através da aplicação, de forma a “chamar à atenção” de que existe ali um sistema de vigilância, caso estejam a ver em direto e assim o pretendam fazer.



A aplicação com que a controlamos é a Yoosee e existe com tradução para português, ainda que não seja a tradução perfeita (longe disso) surpreendeu-me por existir na nossa língua.
Surpreendeu-me também, pela positiva, o facto de uma câmera de tão baixo custo ter opções como definir o grau de sensibilidade para o detetor de movimento. É sem duvida uma das mais valias deste modelo.
Outra funcionalidade que também gostei muito foi o facto de conseguir gravar imagens e vídeos, em direto, diretamente no telemóvel, sem a necessidade de mandar gravar para o cartão e depois ter que lá ir buscar.



Foi bastante fácil emparelhar a Q8 com a rede wi-fi e ficou “instantaneamente” a funcionar.



Como conclusão posso dizer que é um equipamento que está dentro daquilo que se pode esperar tendo em conta as características que apresenta.
É boa para utilizar se quisermos ter uma ideia do que está a acontecer em determinado espaço, mas não se pode esperar grande detalhe nas imagens.

No meu caso concreto tenho-a instalada no local onde os cães dormem e assim consigo ver, em qualquer momento, se está tudo bem com eles e até dizer-lhes alguma coisa (no caso de estarem agitados ou a ladrar).


Espero que este artigo seja uma ajuda para quem procura uma câmera e, como habitualmente, estou disponível para esclarecer qualquer dúvida que tenham em relação a este equipamento. 

Para conheceres mais algumas das funcionalidades deste equipamento podes visitar o site do fabricante em: ESCAM Q8

Obrigado por acompanhares e fico a aguardar o teu feedback.

Miguel Ferreira Santos - miguelfsyt[at]gmail.com

6 comentários:

  1. Qual a cam preço /qualidade aconselha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que não fosse cara, mas que dê para ver direito pelo telemóvel e que dê para guardar imagens por ftp ou cloud

      Eliminar
    2. Praticamente qualquer camera ip dá para isso. Agora tens que ver se é para interior, para exterior, se é necessária uma grande resolução ...

      Eliminar
  2. A câmera é unicamente para exterior e por isso não é resistente a água.

    Para exterior ou para interior? :)

    ResponderEliminar