Análise: OnePlus 5 (Snapdragon 835, 8GB RAM, 128GB ROM)


Cá está a minha opinião final sobre este grande smartphone, dizem muito do mesmo, e falam que tem muitos bugs, no entanto no tempo que o tenho usado ainda não detetei nada de especial para a minha utilização.

Temos um smartphone com 8GB RAM, 128GB  de espaço (também existe a versão com 6/64), para precaver que não falte espaço para fotografias e vídeos. Podemos contar com o Snapdragon mais recente, o Snapdragon 835, que vos vai fazer voar o smartphone.

Unboxing


Passando mais para a parte de unboxing, na parte frontal temos um ecrã de 5.5 polegadas FullHD, camera, sensores, auscultador, sensor de impressões digitais (bastante rápido, por acaso) e os botões capacitivos ao lado do sensor.
Do lado esquerdo temos o botão de volume e o Slider (para trocar entre modo normal, Silencioso e Não Incomodar) e do outro lado temos o botão de energia e o local para colocar 2 cartões nanoSIM.
Em cima não temos nada e em baixo temos o altifalante, microfone, jack 3.5mm e o Type-C. Por trás temos a câmera dupla, microfone, dual-flash e logótipo da marca.





Acessórios


No que toca aos acessórios vem acompanhado pelos mesmos do OnePlus 3T, temos o cabo USB->TypeC, um carregador com tecnologia DASH, o que permite carregar cerca de 60% da bateria em 30 minutos, alguns manuais e peça para colocar os cartões nanoSIM.



Utilização


O smartphone é bastante fluído, como seria de esperar, especialmente com o processador que tem e com a RAM! O Android é quase stock e temos algumas configurações da OnePlus.
Quanto aos bugs que já vi reportados ainda não dei com nada em especial ou muito evidente. O último update já adiciou EIS à filmagem 4K.

É excelente e vai aguentar com tudo, com os 8GB RAM podemos deixar todas aplicações sempre abertas que não vamos notar nenhum engasgamento ou falta de fluidez. Não tem problemas de Wifi nem GPS. Quanto a aplicações, vai correr tudo que tentem ;)




Benchmarks


Neste ponto os resultados são dos melhores obtidos até agora por comparação com análises anteriores feitas.


Antutu




3D Mark



A1 SD



Geekbench





Camera


A camera para já apresenta bons resultados, continua a ter muito para explorar. Mas como se pode ver durante o dia não é problema e também se consegue boas fotos à noite. Para boas fotos nocturnas convém utilizar o modo manual e um tripé. A última foto dos exemplos foi obtida dessa forma.




Conclusão



Por enquanto vai ser o meu smartphone principal e não faço intenções de mudar tão cedo (a não ser quando vou testando outros), mas por enquanto vou voltar sempre a este.
Não falta RAM, ROM e processador rápido, parece-me que vai ser um smartphone que está feito para durar uns bons tempos.
O que pode ser visto como aspecto mais negativo é a falta de estabilização ótica, e só existir estabilização por software, mas no meu caso não é muito problemático, já que se precisar de estabilização extra posso sempre recorrer ao meu DJI Osmo Mobile.
Recomendo para quem for exigente e ainda não quiser passar para os valores praticados pelos Samsung ou Huawei de topo.

Onde Comprar


Versão de 8GB/128GB
Versão de 6GB/64GB

Pela Gearbest para Portugal Continental devem usar o método de envio "Priority Line" - "Spain Express" para não terem problemas com a alfandega.

9 comentários:

  1. Ja esta resolvida a estabilização no video em 4k no update 4.5.8

    ResponderEliminar
  2. É o melhor que usei até hoje. Das maleitas anunciadas nada vi. Não trocava por outro. Da Samsung tive o 5, às vezes dava para fritar ovo.
    6 É um prazer usá-lo.

    O bichinho tecnológico tenta-me para instalar a "Câmara Google". Estou indeciso com receio de fazer asneira.
    Fiz a compra na Oneplus e recebi em 10 dias, porque foi no primeiro dia de venda.

    ResponderEliminar
  3. boa review.
    uma dúvida quanto ao carregador: é compatível EU? ou é preciso comprar adaptador?
    obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho um pequeno adaptador de US -> EU.

      Eliminar
    2. Carlos, desculpa, tenho mais uma questão... :)
      No site gearbest, têm a versão internacional e global, sendo que apenas a global faz atualizações OTA (wireless, certo? a outra apenas por cabo, será?) . Qual é a versão que tens? Como faz as atualizações? Qual recomendas?
      Os preços diferem muito, bem mais cara a versão global...
      Não entendo esta distinção de "modelos", dado que no site da OnePlus apenas muda a cor nos 2 modelos possíveis...

      Eliminar
    3. Nunca percebi as distinções, tens que ver é se refere se tem a banda 20.
      Quando tive o meu ainda só existia uma versão no site.
      Mas tenho atualizações OTA e a ROM é oficial.

      Eliminar