Análise: Pen USB SanDisk CZ73 USB 3.0 de 128GB (Pequena e com boas velocidades)


Já há algum tempo que não analisava uma pen USB por cá, eu sei que cada vez se usa mais serviços na Cloud para armazenar os dados, mesmo assim ainda existe espaço para utilizar pen's para passar rapidamente ficheiros entre PC's e hoje em dia quanto mais pequenas, rápidas e com maior capacidade, melhor é a solução.

Estou assim para vos falar da minha experiência com a pen da SanDisk CZ73, que já tem compatibilidade USB 3.0 e é das mais pequenas que testei com maior capacidade, assim com excelentes velocidades tendo em conta o tamanho da mesma. A pen tem cerca de 4cm por 1cm por 0,60cm, portanto podem ver que é bastante pequena, até é fácil perde-la de vista, se estiver pousada numa mesa com outros acessórios.
Dentro do invólucro vem licença para a aplicação RescuePRO Deluxe e podem utilizar gratuitamente a versão RecuePro assim como a aplicação SecureAccess para proteger os ficheiros com password, a pen é cinza com uma parte em plástico que pode ser utilizada para prender a uma fita, porta-chaves, etc.



Benchmarks


Foi utilizado o CrystalDiskMark 5.2.2 para os testes, com 3 testes seguidos a gravar um ficheiro de 1GB.

Resultados ligado a USB 2.0:



Resultados ligado a USB 3.0:


Pode-se assim concluir que em USB 2.0, em escrita sequencial conseguimos atingir a velocidade ronda os 40MB/s em leitura e 20MB/s em escrita sequencial, portanto não se vai conseguir aproveitar ao máximo a capacidade desta pen.
Passando para USB 3.0 já se consegue atingir velocidades muito melhores. Tendo 151MB/s em escrita e 100MB/s em leitura sequencial, no entanto em maior parte das situações deverá andar nos 60-70MB/s.

Especificações


- Capacidades disponíveis: 32GB, 64GB e 128GB
- Tamanho: 4.20 x 1.30 x 0.60 cm
- Compatibilidade: USB 3.0 (compatível também com USB 2.0)
- Leitura até 150 MB/s
- Escrita até 100 MB/s

Conclusão


Parece-me que para o tamanho, e para as velocidades que se consegue atingir é uma pen excelente para andar sempre connosco, se a solução de 128GB for muito cara para os vossos bolsos, sempre podem ir para as versões com menos capacidade.

Onde Comprar: Gearbest
Utilizar o método de envio para Portugal Continental: "Priority Line" - "Spain Express".














0 Comments: