Análise: Xiaomi MIJIA 3.5K (Filmar/Fotografar em 360)


Hoje estou cá para vos falar de uma solução bastante interessante por parte da Xiaomi para filmar e fotografar em 360, ou seja capturarem a todo o tempo toda a visão de onde estão. Uma solução excelente para quando se vai de férias e se quer ficar com umas recordações diferentes. Ainda não vai substituir as fotos "tradicionais" ou filmagens "tradicionais", mas julgo que seja uma adição interessante para nos acompanhar em viagem.

Unboxing




A camera vem dentro de uma caixa, com o básico necessário, temos um tripé que é um acessório bastante útil, especialmente para podermos pegar na camera e não ficar tanto a mão visível (se não tiverem um selfie stick), pequeno manual de instruções, que serve para tirarem o código QR para download da app para o smartphone e cabo para carregar a camera.

Mal se pega na camera, dá para perceber que tem muito boa qualidade, temos um frame em alumínio à volta, o que lhe dá um aspecto mais robusto.
Em cima podemos encontrar o botão para tirar fotos/filmar o botão de energia, para ativar o wifi e microfone.
Na parte frontal apenas temos o símbolo da Mijia e uma lente, na parte de trás temos indicador de estarmos em modo de filmar/fotografar, assim como indicador de bateria (a vermelho quando está fraca, que torna azul quando está a carregar e chegou à carga máxima).
Por baixo vamos ter a ligação para tripés e mais alguns conectores que serão para acessórios extra.
De lado temos um flap que revela o local para colocar o microSD e microUSB.


Utilização


Em relação à utilização posso indicar que estou a achar bastante agradável a utilização da mesma, os resultados não são excelentes, mas já são bastante aceitáveis para quem quer guardar umas recordações das férias de forma diferente.
Pode-se utilizar a camera sem smartphone, como podemos utilizar o smartphone para fazer timelapses ou tirar fotografias/filmar normalmente.

Julgo que o que pode ser considerado um pouco mais fraco é ainda a aplicação que se utiliza para fazer a gestão, especialmente para edição.


Numa primeira fase, se retirarem as fotos e vídeos diretamente do cartão microSD, vão estar no formato "bolha" como se pode ver na fotografia seguinte:


Só utilizando a app para exportar para o smartphone é que ficam com o formato "pan" que depois é reconhecido pelo youtube, facebook e apps de 360 como sendo uma filmagem/fotografia a 360.

Portanto como podem ver toda a gestão tem que ser feita pela aplicação, o que significa que tem que ligar o Wifi durante algum tempo para conseguirem passar todas as fotos e filmagens para o smartphone (e precisam de ter espaço para isso).

Depois de passarem as filmagens para o smartphone, é possível fazer uma edição mínima.



Nessa edição podemos cortar um pouco do inicio ou fim do vídeo, assim como adicionar músicas (do servidor da aplicação), posteriormente exporta-se novamente e ficamos com o vídeo pronto a ser carregado em aplicações que suportem 360. Gostava de poder juntar vídeos e fazer mais edição, mas por enquanto isso não é possível.

Na aplicação também é possível visualizar os vídeos e fotos a 360 assim com tirar screenshots.

Notei também que se estiver a carregar enquanto a estou a usar, especialmente a passar videos para o smartphone o aro em alumínio aquece o suficiente para não ser possível colocar a mão no aro mais que uns segundos, portanto é preciso minimizar a utilização enquanto carrega.

Já na duração da bateria, entre fotos e vídeos devem ter bateria para cerca de uma hora de filmagem.

A camera também tem certificação IP67, ou seja pode ser mergulhada até 1 metro, por enquanto nos testes andei com ela à chuva sem problemas, mas ainda não foi à piscina, pode ser que nos próximos tempos partilhe um video no youtube com filmagens de água.


Exemplos


Deixo no meu facebook alguns exemplos de fotos em 360, quando a vídeos, já podem ficar com melhor ideia com os seguintes clips:














Conclusão





Se já é uma solução perfeita, ainda não é, no entanto por cerca de 200€ não deve ser fácil arranjar solução melhor. A qualidade já é bastante satisfatória, mas já se sabe que entre exportar do smartphone, e depois colocar no youtube existem sempre perdas na qualidade. Se for para ver quase sempre num suporte mais pequeno (smartphone/tablet) a qualidade até é boa.
Desde que tenho a máquina, tenho recebido alguns updates ao firmware para melhorias e novas funcionalidades, portanto também pode ser de esperar que a aplicação possa vir a ter melhorias futuramente. A meu ver se a parte de edição feita pela app for melhorada, como solução global ficará muito melhor.
Já é camera que me vai acompanhando em férias, mesmo para ficar com umas recordações diferentes, e julgo que para isso será excelente, não vai ser uma camera principal, mas para complementar.
Recomendo sem problemas para quem quiser dar este tipo de utilização.

Onde Comprar: Gearbest
Utilizar método de envio para Portugal Continental: "Priority Line" - "Spain Express"

1 comentário: