FAKE: Antena Mágica para ver TV?



Bem pessoal estou a fazer este artigo, apenas para ninguém cair no conto do vigário, assim por dizer. Já que vi em alguns grupos no facebook aparecerem dúvidas sobre esta suposta antena mágica que anda a ser vendida, por alguns sites (clearviewfox ou gadget-track e possivelmente outros). Portanto suponho que seja algo que aos poucos está a chegar a Portugal e de certeza que vai "enganar" os mais distraídos...



Nestes sites prometem que ao compram esta antena não vão precisar de ter serviços de cabo ou pagar por isso, que vão ter imensos canais de graça (o que claro faz muita gente logo pensar). Quanto estão a ver os sites, existe muito feedback positivo e toda a gente diz que funciona, logo outro ponto a favor, porque se muita gente diz que dá, geralmente baixa-se a guarda e até se compra e experimenta.
A verdade é que a informação é parcialmente correta, mas a forma como é apresentada leva a pensar outras coisas...

Além de serem vendidas a um preço muito alto, totalmente desfasado do que realmente valem e já vos digo porquê.

Este produto não é nada mais nada menos que uma antena de interior com um novo design, sabem daquelas que tínhamos em cima das TV's antigas? E que hoje em dia quase já ninguém sabe o que é porque não se usa.



Portanto do ponto de vista prático a antena "mágica" em Portugal vai servir para ver de forma gratuita os canais transmitidos por TDT ou seja os canais nacionais: RTP1, RTP2, SIC, TVI, ARTV, RTP 3 e RTP Memória (em todo o país) e RTP Açores e RTP Madeira (nas respetivas Regiões Autónomas). (podem ver os detalhes neste site).

Onde é que este tipo de antena realmente funciona com muitos canais? Nos EUA por exemplo, pois eles tem bastantes canais que como os nossos são transmitidos por TDT, mas no nosso caso temos apenas os tais 6, eles tem uns 40-60, etc, conforme a zona e conforme o alcance da antena. Por lá muita gente nem sabe dessa informação pois toda a gente paga por TV para ter canais que nem usa, e nesses casos a antena realmente "funciona", mas apenas para os canais que são transmitidos gratuitamente dessa forma.

Mas não se deixem enganar, em Portugal só vão ter acesso aos canais transmitidos de forma aberta.

Outra coisa engraçada é que estas antenas são vendidas nestes sites a custar pelo menos 35-40€, com packs de poupança que ficam uma "pechincha" se comprarem em grandes quantidades. Bem vamos pesquisar ao ebay, e podemos comprar uma antena destas por cerca de 4€ (exemplo).

Dessa forma eles não enganam diretamente ninguém, pois apenas depende do país onde vai ser utilizada e dos canais que são transmitidos para serem apanhados por antena. O que fazem é levar a pensar que se vai ter acesso às mesmas coisas que pelo cabo, e depois vendem a um preço muito mais alto que o produto realmente vale...

Fiquem atentos, pois quando existem coisas demasiado boas, é porque há algo estranho ;)

6 comentários:

  1. Obrigado pela informação! é importante estarmos sempre atentos a estas ofertas demasiado duvidosas.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela Informação... Isto sim... é serviço Público. TOP, Bom trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes é só preciso estar a atento a estas coisas e não me importo de fazer um aviso. ;)

      Eliminar
  3. Mas a antena que puseste o link dá para os canais portugueses?

    ResponderEliminar
  4. Será que em Chaves ( perto da fronteira com Espanha) vou apanhar Tdt Espanhola? Aqui o pessoal apanha com as exteriores. Nao sei se com isso dará.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu penso que pode ser, depende da cobertura. Em Espanha tens muitos canais que é possível apanhar com uma antena dessas. O que é possível que a antena mágica não tenha sensibilidade suficiente para dar boa qualidade com todos os canais se o sinal é fraco.

      Eliminar