Google adopta novas medidas para garantir segurança online dos utilizadores



Outubro é o Mês Europeu da Cibersegurança e a Google assinala esta data com uma série de anúncios de segurança durante os próximos dias. Hoje, a Google  anuncia duas novas protecções para ajudar o utilizador a ficar ainda mais seguro online - uma actualização e renovação da Verificação de Segurança e novas protecções anti-phishing para Chrome. 


                                                                         Segurança personalizada e automática para proteger a sua Conta Google

Post de, Yafit Becher, Security Checkup Product Manager and Emily Schechter, Chrome Security Product Manager

A segurança é algo omnipresente para todos nos dias de hoje e com as notícias que vão surgindo de vez em quando, é possível que surjam preocupações com a sua informação on-line. Mas uma coisa asseguramos: a sua informação na Google está protegida com as melhores protecções do planeta, e não vamos parar de melhorar essas mesmas protecções de forma a garantir que a sua informação permanece intacta e segura. 



Hoje anunciamos duas novas protecções para o ajudar a ficar ainda mais seguro online - uma melhoria na Verificação de Segurança e novas protecções anti-phishing para o Chrome.

Conselhos personalizados a partir da sua nova ferramenta de Verificação de Segurança

Estamos a começar a disponibilizar a renovada verificação de segurança que,agora, oferece um guia personalizado para ajudar o utilizador a melhorar a segurança da sua conta Google. Ao invés da mesma lista de verificação passiva para todos, a Verificação de Segurança é agora um guia personalizado para proteger os dados dos utilizadores.


 A verificação de Segurança disponibiliza um status de segurança directo e conciso e recomendações personalizadas para fortalecer a segurança da conta do utilizador

Quando o utilizador inicia a Verificação vai, automaticamente, visualizar, o seu status de segurança - o ícone verde indica que está tudo bem e pode continuar, o ícone amarelo ou vermelho indica que existe, pelo menos, um problema a ter em atenção. A Verificação de Segurança é agora o seu conselheiro de segurança pessoal -  um apoio bastante útil para manter facilmente segura a conta do utilizador. 

A nova ferramenta de Verificação de Segurança vai continuar a evoluir à medida que surgem novas ameaças - o utilizador pode contar com a Google para lhe fornecer conselhos de segurança actualizados que poderá usar para manter a sua conta segura. 

Conheça a nova ferramenta de Verificação de Segurança.

Protecção preditiva de phishing para o Chrome

Ao longo dos últimos 10 anos o Google Safe Browsing ajudou a proteger os utilizadores do Chrome dos ataques de phishing e, actualmente, ajuda a proteger mais de três mil milhões de dispositivos ao alertá-los previamente quando estão prestes a visitar sites perigosos ou a descarregar documentos perigosos.

A Navegação Segura ( Safe Browsing) sempre analisou a web em busca destes sites perigosos. Contudo, se um site de phishing for criado e utilizado para atacar logo de seguida, nem mesmo os sistemas mais rápidos conseguem alertar os utilizadores, atempadamente. Com base na nossa experiência de muitas décadas na detecção de sites de phishing, todo o conhecimento adquirido pelo Safe Browsing permite-nos fazer previsões sobre os risco em tempo real.

Estamos a utilizar este conhecimento para testar protecções preditivas de phishing para o Chrome. Em breve, quando o utilizador digitar os seus dados Google (username e palavra-passe) num determinado site que suspeitamos possa ser de phishing iremos acrescentar protecções adicionais para assegurar que a sua conta não é afectada. Estas protecções serão aplicadas mesmo se o utilizador utilizar um browser diferente.

Exemplo do que um utilizador pode ver ao inserir as suas credenciais da Google numa página suspeita de phishing
                 


Estamos a planear alargar a protecção de phishing preditiva a todas as outras palavras-passe que o utilizador guarde no gestor de passwords no browser da Google e também permitir a outras aplicações e browsers que utilizem a tecnologia Safe Browsing, tais como o Safari, Firefox e Snapchat que as usem também.

0 Comments: