Casa Xiaomi: Qual o Futuro?

Após ter há alguns anos atrás ter criado a "febre" do XBMC (agora Kodi) em conjunto com o Raspberry Pi, acredito que agora possa fazer algo semelhante com a Casa Xiaomi. Curiosamente já começo a sentir o efeito! Nos grupos de Facebook e nas páginas já começo a sentir alguma inter-acção, o que é giríssimo, e começam a acelerar e a obrigar-me a andar mais rápido! A verdade é que o meu tempo é limitado e não estica! E o que pretendo mesmo, é que isto se massifique e que todos possamos ter uma casa inteligente!

Sinceramente o que me dá mais prazer, é ter conseguido ver algo que poucos viram nesta tecnologia vinda da China. Alguns bloggers e Youtubers passaram os olhos pelo Kit de Gateway 5 em 1 da Xiaomi,  pelas lâmpadas inteligentes e acho que sinceramente ninguém valorizou de facto os produtos que aqui estão, agradeço que o tenham feito, pois vejo aqui mais uma bela oportunidade de por as pessoas a repensar e a mexer nas casas.

Integrar outras marcas
Ainda pouco fiz neste sentido, pois cabe-me mais indicar os caminhos do que escolher o caminho e traça-lo por cada um. Este conceito de Domótica DIY tem a particularidade de não ser "estanque" pelo que cada um terá o seu cenário, não obrigado que ninguém siga um modelo!
Quero com isto dizer que nem só de Xiaomi vive a Domótica, existem outros equipamentos, Broadlink por exemplo, e muitas outras... E o caminho será a prazo deixar de usar a aplicação Mi Home para quem quiser concentrar toda a automação num local só.

O caminho a seguir? OpenHab ou Home Assistant?
OpenHab e a Home Assistant foram as conclusões que cheguei, depois de investigar imensas opções. Estou consciente que o caminho da Minha Casa Digital será mais pelo Home Assistant, pois pelo que percebo já percorreu mais caminho que o OpenHab que ainda tem poucos Bindings para Xiaomi. Mas não quero levantar mais a ponta do véu, pois apenas quero partilhar convosco esta ideia que está comigo desde o início do projeto Casa Xiaomi...

Abrir o Leque
Após integrar o Home Assistant irei começar a integrar outras marcas, mas tudo ao sabor do vento, tendo sempre a ideia original de manter grande maioria da Xiaomi. Curiosamente uma das coisas que mais me fez levar a outras marcas foi o facto de querer automação dos estores elétricos e a Xiaomi permitir apenas as cortinas. Outra coisa que me chateia é saber que tenho toda a minha casa exposta a um servidor chinês e isso obriga-me a repensar tudo, quero ter total controle sobre a minha casa e não ficar dependente do desenvolvimento de uma aplicação.

CasaXiaomi.com
Criei o site CasaXiaomi.com com o objetivo de aglutinar todos os artigos sobre este tema num local, acho que o tema merece. Os artigos serão lançados na A Minha Casa Digital e na Casa Xiaomi.

Site: www.CasaXiaomi.com
Facebook: http://fb.casaxiaomi.com

Resumo
Penso que com isto poderão ter uma ideia dos próximos passos, continuarei a analisar os produtos Xiaomi que vou solicitando, irei integrar Home Assistant, irei testar produtos de outras marcas eirei ainda fazer artigos de produtos que não vou testar, pois não fazem sentido na minha casa digital, mas para que possam ter a noção que existe. Vou colocar todos os artigos deste tema no site casaxiaomi.com


2 comentários:

  1. E qual o dispositivo escolhido para o controlo dos estores? O Fibaro FGR 222 ou algo mais em conta?

    ResponderEliminar
  2. Eu por acaso como já tinha algumas coisas a serem controladas pelo OpenHab antes de comprar a gateway e sensores da Xiaomi vou continuar por ai.
    Tenho para já o sensor de temperatura, de porta e de movimento a funcionar a 100% com o OpenHab, bem como os Sonoffs que tinha e 2 controladores de fitas Led baseados em ESP8266.

    ResponderEliminar