Cisco e Google apresentam solução Cloud híbrida




A Cisco e a Google anunciaram um novo de colaboração para desenvolver uma solução Cloud híbrida que ajudará as empresas a maximizar os seus investimentos nos ambientes cloud e on-premise. As duas tecnológicas vão disponibilizar uma cloud híbrida única, que permite que aplicações e serviços sejam implementados, geridos, e protegidos através em ambientes on-premise e da plataforma Google Cloud. Esta solução garante rapidez da cloud, escalabilidade e segurança de alto nível.
Esta nova cloud híbrida oferece às empresas uma forma de executar, proteger e monitorizar os seus fluxos de trabalho, permitindo-lhes otimizar os seus investimentos, planear a sua migração na cloud ao seu ritmo evitando, assim, a dependência de soluções externas. As empresas podem agora desenvolver novas aplicações na cloud, ou nos seus data centers locais, e utilizar consistentemente as mesmas ferramentas de desenvolvimento, tempo de execução e ambientes produção.

Com esta plataforma, os programadores conseguem aproveitar as vantagens de diferentes ferramentas open source como os Kubernetes, o Catálogo de Serviços da Google Cloud Platform (GCP), as tecnologias de rede e segurança Cisco, e ainda a autenticação e gestão da rede de serviço Istio. Os programadores de aplicações empresariais podem agora aceder, de forma segura, a Application Programming Interfaces (API) na cloud, e os programadores de cloud podem aceder a APIs empresariais e a recursos on-premise.
A solução híbrida da Cisco e da Google Cloud proporciona as seguintes capacidades:
  • Orquestração e gestão – Orquestração de Kubernetes baseada em políticas de gestão do ciclo de vida de recursos, aplicações e serviços em ambientes híbridos.
  • Networking – Extensão das políticas e configurações da rede para multiplicar ambientes cloud e on-premises.
  • Segurança – Extensão das políticas de segurança e monitorização do comportamento das aplicações.
  • Visibilidade e Controlo – Monitorização e automatização em tempo real do desempenho das aplicações e da rede.
  • Infraestrutura preparada para a Cloud – Plataforma hiperconvergente que suporta a aplicação existente e os ambientes Kubernetes nativos da cloud.
  • Gestão de serviços com Istio – As soluções open-source garantem um mecanismo uniforme para conectar, proteger, gerir e monitorizar microserviços.
  • Gestão de APIs – A gestão de APIs empresariais permite que o legado de ambientes de trabalho que se executam on-premise se conectem à cloud através de APIs.
  • Preparada para Programadores – O centro de desenvolvimento DevNet, da Cisco, disponibiliza ferramentas e recursos para que programadores de cloud e empresariais possam codificar em ambientes híbridos.
  • Suporte – Esta solução oferece apoio técnico e coordenado, por parte da Google e da Cisco, bem como da rede global de parceiros da Cisco.
Como apoio a esta colaboração, a Rede de Programadores da Cisco (DevNet) oferece várias ferramentas para que programadores empresariais e da Internet of Things (IoT) possam utilizar tecnologias open source, construir soluções cloud híbridas e desenvolver oportunidades de IoT.
A Cisco DevNet Sandbox proporciona acesso imediato e gratuito a ambientes de desenvolvimento de hardware e software, ajudando a criar soluções com maior rapidez. Os programadores podem começar com a gestão de Kubernetes e contentores em rede utilizando o Contrive, na Sandbox, ou completar algumas das formações disponíveis na DevNet sobre desenvolvimento na cloud nativa, ou Edge Computing. Além disso, os programadores que utilizam Google Cloud têm também acesso a vasta informação, ferramentas e documentação.
Esta solução estará disponível para um número limitado de clientes no primeiro semestre de 2018. A disponibilidade geral será definida posteriormente, no decorrer do ano.

Declarações de apoio: 
  • Chuck Robbins, CEO da Cisco: "O acordo com a Google garante aos nossos clientes o melhor que a cloud tem para oferecer – rapidez, escalabilidade e segurança de alto nível. Partilhamos a mesma visão de uma cloud híbrida global que garanta a velocidade da inovação num ambiente seguro e open source, comportando as soluções certas aos nossos clientes."
  • Diane Greene, CEO da Google Cloud: "Esta solução conjunta da Google e da Cisco promove uma abordagem simples e escalável que permite usufruir dos benefícios da Cloud. Era isto que os nossos clientes pediam."

0 Comments: