Epson recebe classificação EcoVadis Gold para sustentabilidade

Este galardão coloca a Epson no top 5% das empresas mais comprometidas com a sustentabilidade.


  A plataforma independente EcoVadis premiou a Epson com a sua classificação Gold, pelo compromisso da empresa para com a sustentabilidade. Esta distinção, que reconhece o compromisso da Epson para com os padrões de RSC internacionais mais exigentes, premeou o excelente trabalho da multinacional nas categorias de respeito ambiental e de compras sustentáveis. A classificação vem juntar-se aos restantes padrões de sustentabilidade que a empresa já cumpre, incluindo a Global Reporting Initiative, o United Nations Global Compact e a norma ISO 26000.

  A EcoVadis é uma plataforma independente, que utiliza uma metodologia exclusiva de avaliação da RSC, que cobre 150 categorias de compra, 110 países e 21 indicadores. O processo que permitiu chegar a esta distinção consistiu na avaliação da Epson no que respeita a colaboradores, processos e plataformas utilizadas. O resultado é uma distinção excecional das políticas, ações e resultados da empresa nas categorias relacionadas com o respeito pelo ambiente e compras sustentáveis, colocando a Epson no Top 5% das melhores empresas em termos de sustentabilidade.

  A Epson acredita que os pequenos gestos de mudança podem ter um grande impacto no ambiente e na marca social de uma organização. Por isso, as suas quatro áreas de inovação - Impressão, Robótica, Comunicação Visual e Wearables - estão focadas em dar uma resposta às necessidades das empresas de toda a Europa.

  A gama de tecnologia de impressão a jato de tinta profissional da Epson permite aos clientes cumprir as suas metas financeiras, sociais e ambientais. Se as empresas decidirem investir em tecnologias de impressão a jato de tinta, por oposição a impressoras a laser1, podem conseguir reduzir até 99% os resíduos produzidos, emitir zero gases de ozono, diminuir em 92% as emissões de CO2 e produzir 96% menos de energia. Isto significa que, se todas as empresas mudassem para impressoras a jato de tinta, poderia ser poupada energia equivalente à necessária para abastecer 507.000 lares em toda a Europa.

  A Epson está ainda a trabalhar para que as tecnologias das suas quatro áreas de inovação sejam mais acessíveis. Por um lado, os robots de gama de entrada da Epson e as tecnologias para “pick & grip”, como o Force Sensor, contribuem para o rejuvenescimento da produção na Europa e para a redução dos custos de transporte e do desperdício de produção. Por outro lado, graças às inovações nas tecnologias visuais e ao uso de dispositivos portáteis (como os projetores interativos e os smartglassesMoverio), que permitem comunicar por videoconferência, o impacto ambiental torna-se também mínimo, visto que os colaboradores das organizações deixam de necessitar de viajar tanto, reduzindo-se assim a pegada de carbono.

  Este impulso para produzir tecnologias eficientes, compactas e de precisão, levou ao sucesso da mais recente inovação da Epson, o PaperLab, um sistema de circuito fechado que recicla e produz papel no próprio escritório, utilizando apenas água, o que leva à redução das emissões de CO2, à poupança de recursos e à poupança de água, recurso usado em grandes quantidades nos processos tradicionais de reciclagem.

  A Epson tem trabalhado desde o início da década de 2000 para integrar o pensamento de ciclo de vida completo na entrega de produtos finais, mediante a introdução de tecnologias inovadoras no local de trabalho, que permitem melhorar a eficiência nas soluções de impressão, comunicações visuais, dispositivos wearable e robótica.

Mais informações sobre o trabalho de RSC da Epson no Relatório de Sustentabilidade 2017 e em global.epson.com/SR/.


[1] Segundo os testes realizados pela BLI durante dois meses, até fevereiro de 2017, a pedido da Epson, por comparação com um conjunto de equipamentos da concorrência. Para mais informação, consulte: www.epson.es/make-the-switch


Sobre a Epson
A Epson é uma empresa tecnológica líder a nível mundial, focada em conectar pessoas, produtos e informação através das suas tecnologias originais, eficientes, compactas e de alta precisão. Com uma gama de produtos desde impressoras a jato de tinta e sistemas de impressão digital, até projetores 3LCD, smart glasses, sensores e robots industriais, a empresa procura impulsionar a inovação e superar as expectativas dos seus clientes em questões de injeção de tinta, comunicação visual, dispositivos wearable e robótica.
Liderado pela empresa japonesa Seiko Epson Corporation, o Grupo Epson conta com mais de 80.000 funcionários em 86 empresas em todo o mundo e orgulha-se da sua atual contribuição para com a comunidade em que opera e dos seus esforços contínuos para reduzir o impacto no meio ambiente.
Mais informações em www.epson.pt.

0 Comments: