ESET reforça luta contra malware através de iniciativa mundial


A ESET, pioneira em soluções de segurança e antivírus, declara o dia 3 de Novembro como o Dia Antimalware (#AntimalwareDay). Esta data, que tem como objetivo a luta e prevenção contra os perigos de software malicioso, assinala o dia em que Fred Cohen criou aquele que é considerado o primeiro vírus informático de que há registo – e como consequência, a necessidade das primeiras defesas informáticas.

A 3 de novembro de 1983, Cohen, então um estudante de engenharia na Universidade da Califórnia do Sul, sob a supervisão do professor Leonard Adleman, preparou um protótipo em 8 horas num sistema UNIX e introduziu-o na rede universitária sob o pretexto de facilitar a organização de ficheiros dos seus utilizadores.

Tal como as apps maliciosas de hoje em dia, anunciadas como benéficas ou úteis, mas contendo instruções específicas para furtar informação confidencial e conferir acesso não autorizado, o programa – uma vez instalado, partilhado e usado –  concedeu privilégios de sistema sobre todos os utilizadores da rede. Fruto do trabalho de investigação de Cohen para o seu doutoramento, o programa viria a ser denominado de "vírus informático" por Adleman e foi instrumental para analisar questões de segurança e ameaças informáticas: como são criadas e como podem ser combatidas, tanto a nível de software como a nível social e psicológico.

As considerações que Adleman teceu em 1984 sobre os vírus continuam relevantes. Na opinião do professor, nenhuma das medidas preventivas examinadas parecem oferecer soluções ideais. No jogo informático do "gato e do rato", a prevenção ainda é um fator desconsiderado: tal como acontece com um vírus biológico, muitas vezes os utilizadores apenas procuram uma cura depois dos sintomas já serem extensos e, por vezes, difíceis – se não impossíveis – de remediar. Como lutar contra isso?

O que fazer para celebrar o Dia de Antimalware

Além dos cuidados habituais – como adquirir apps a partir de fontes oficiais e obter software de segurança, por exemplo – a ESET escolheu o 34.º aniversário sobre o trabalho de investigação de Cohen e Adleman para criar o Dia de Antimalware, uma iniciativa mundial que não só presta tributo aos envolvidos, como pretende gerar uma maior consciencialização para os perigos informáticos em geral e do malware em particular.
Como primeiro passo na missão contra o malware, a ESET recomenda aos utilizadores que se mantenham informados proativamente sobre questões de segurança e prevenção através de pesquisa, artigos noticiosos e das opiniões e conselhos dos especialistas de segurança. E com todo este conhecimento pode também ajudar os seus contactos, amigos e familiares a manterem-se seguros.
Uma discussão mais alargada também será hoje conduzida pela ESET nas redes sociais através da hashtag #AntimalwareDay, a qual convida os utilizadores a aprender mais sobre os malefícios do malware, a partilhar as suas experiências e conselhos sobre vírus informáticos.

0 Comments: