MEGA PROJECTO: A Evolução da Casa Xiaomi!

Há cerca de 2 meses apresentei o Mega Projecto: Casa Xiaomi, chegou o momento de fazer o ponto de situação, o que aconteceu desde então?

O Plano
Relembro que tinha um plano inicial (ver plano: https://goo.gl/RdezZF), onde me propus a fazer uma série de coisas. 

Não sei em que fase vou exatamente pois o projeto vai andando ao sabor do meu tempo (que não é muito), da minha vontade e à medida que a Gearbest me permite.

Já tenho mais coisas a caminho para instalar a e na calha, mas parece-me importante fazer um ponto de situação sobre o que já foi feito! Espero poder ajudar muita gente com tudo isto que tenho partilhado convosco!



Afinal o que já consigo fazer?

Luz Inteligente na Copa
Lâmpada Inteligente Branca
Comecei por colocar uma simples Lâmpada inteligente branca na Copa, que me permite controlar de qualquer parte do mundo, através de sensores, horários definidos e de interruptores na parede. Ver Artigo. Por cerca de 10 euros acrescentei uma bela novidade à minha casa!

Luz dentro do Roupeiro sem complicações
Deixei de ter o meu roupeiro escuro, colocando uma Lâmpada com Sensor de Infra vermelhos e agora sempre que abro a porta do roupeiro a luz acende-se se o quarto estiver escuro. Ver Artigo.

Luz Multi-Cores na Sala
Passei a criar ambientes na sala com a Lâmpada Yeelight RGB, uma lâmpada inteligente que me permite programar tudo, pelo smartphone e outros sensores e dispositivos. Ver Artigo.

Fita LED na Bancada da Cozinha
Lâmpada RGB Yeelight
Instalei uma Fita LED Multi-Cor na bancada da cozinha, como a fita é inteligente e liga-se por Wi-Fi à rede doméstica, consigo definir intensidade de luz, hora de ligar e desligar. Quando vou a meio da noite à cozinha a fita ilumina-se a 50% da intensidade para ver sem incomodar. Ver Artigo.

Coluna Wi-Fi e Bluetooth
Testei a Coluna Mi Smart Wi-Fi, que permite ligar à rede Wi-Fi e ouvir música com alcance superior aos 10 metros... Ofereci esta coluna em Giveaway.

Alarme, Luz de Passagem, Rádio, Campaínha, Concentração de Sensores
Adicionei o Xiaomi Gateway, nada mais nada menos que o "cérebro" da casa, com as funções todas que indico acima e ainda a interligação entre a rede Wi-fi e o ZigBee. Ver Artigo.

Botões Inteligentes e Montes de Sensores
Instalei botões inteligentes por toda a casa! Ver artigo.

Sensores de Presença e Luminosidade Wireless
Instalei sensores de presença na cozinha e no corredor e consigo gerir as luzes, alarme e gestão de luminosidade! Tenho todo o histórico de movimentos, tudo sem fios e programado para horas Ver artigo.
específicas!

Candeeiro Inteligente de Mesa de Cabeceira
Kit 5 em 1
A minha filha ganhou um Candeeiro Inteligente Yeelight Bluetooth que gere diariamente por toque na parte superior e programa tudo no seu iPad. Ela adora o candeeiro que usa como luz de presença nocturna e de suporte à leitura! Ver artigo.

Sensor de Portas e Janelas
Instalei um Sensor de Portas e Janelas na porta de entrada, e consigo accionar a luz sempre que entro em casa. Ativa o alarme do gateway sempre que me ausento de casa e tenho todo o histórico de cada vez que a porta abriu e fechou. Ver artigo.

Sensor de Temperatura e Humidade
Instalei um Sensor de Temperatura e Humidade na sala e outro no quarto da minha filha, que mede ainda a pressão atmosférica. Coloquei alertas para caso a temperatura seja anormalmente baixa ou alta, desta forma poderei gerir se existem janelas abertas, ou se preciso ligar ou desligar o aquecimento central. Ver artigo.


Câmera IP 360º
Tomada Inteligente na Máquina de Café
Coloquei uma Tomada Inteligente na máquina de café, assim 10 minutos antes de acordar a máquina liga-se, aquece e quando me levanto está pronta a servir um café. Ver artigo.

Camera IP 360º a monitorizar a Garagem
Coloquei uma Camera IP 360 Graus a monitorizar a garagem remota, como está distante da minha casa consigo espreitar sempre que entendo. Ver artigo.

Cubo Mágico na Sala
Coloquei um Cubo Inteligente a gerir o Candeeiro Multi Cores da Sala, permite executar 6 funções diferentes e a luz é complemente gerida sem quaisquer botões ou smartphones. Ver artigo.

Balança Inteligente no WC
Balança Mi Scale
Ao colocar uma Balança Inteligente Bluetooth no WC passei a registar diariamente o meu peso e o de toda a família na app Mi Fit, ficando todo o histórico registado, sincronizando periodicamente o smartphone. Ver artigo.

Interruptor Inteligente Convencional
Instalei um Interruptor Inteligente de formato convencional na garagem remota, de forma a que possa gerir as luzes e o alarme. Ver artigo.

LED Fotosensível Yeelight como luz de passagem
Colei no corredor dos quartos o LED Fotosensível Yeelight para se ligar automaticamente sempre que esteja escuro, assim sempre que alguém se deslocar não terá dificuldades em ver. Como é de carregamento é de fácil gestão. Ver artigo.

Resumo
Como poderão verificar, em dois meses melhorei muito a minha casa, e tornei a sua eficácia muito maior. Tenho ainda muitas novidades para apresentar, inclusivé a integração com outros produtos. Fiquem atentos!

Ver todos os artigos: Casa Xiaomi

Ricardo Azevedo

5 comentários:

  1. Parabéns pelo projeto.

    É possível controlar um dispositivo tipo o Smart Home WiFi Remote Timing Switch?
    https://www.gearbest.com/living-appliances/pp_425033.html

    Ou há outros dispositivos zigbee que podemos controlar para desta forma podermos controlar circuitos tradicionais de iluminação a partir da Gateway?

    Desde já obrigado pela resposta, e continuem o bom trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Mauro,

      Obrigado. Tenho esse dispositivo em casa e usa uma app proprietaria.

      Quanto a outros Zigbee e IP ando a testar soluções fora do Mi Home. Fica atento

      Cumps,

      Ricardo Azevedo

      Eliminar
  2. Eu tenho uma questão em relação a ligação dos componentes mi home (sensor humidade, tomada inteligente).

    Eles ligam se ao gateway via wi-fi do próprio gateway? No caso por exemplo, da tomada inteligente versão zigbee, de que forma se liga, há forma de escolher?

    Eu tenho no quarto da minha filha um sensor de temperatura que quando desce a temperatura a um determinado valor liga a tomada inteligente (versao zigbee) que por sua vez liga um aquecedor.

    O que acontece é que o sensor de temperatura ta sempre ON e por vezes a tomada inteligente está offline e não consigo perceber porque. Se fosse alcance desligavam os dois gadgets, não?

    Cumps.

    Pedro Ramos

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo post!
    Eu tenho um interruptor que abre o portão de entrada no muro exterior. É possível substituir esse interruptor por um que se ligue por internet para permitir abrir o portão à distância? Qual a diferença deste tipo de interruptor para um da luz? E se for no quadro?
    Agradeço a atenção!

    ResponderEliminar