Alex Txikon pode tornar-se no primeiro homem a escalar ao topo do Everest durante o inverno sem oxigénio artificial


A Garmin patrocina a mais recente expedição de Alex Txikon, com quem partilha três pontos fundamentais: liderança na sua categoria, realização de projetos inovadores e o repto de se colocar perante desafios únicos.  De facto, nunca ninguém conseguiu subir ao Everest, a montanha mais alta da terra, em pleno inverno e oxigénio artificial.

A grande maioria das escaladas feitas ao Evereste realiza-se entre a primavera e o outono. A única exceção ocorreu de efetivamente no inverno de 1980, mas com a ajuda de garrafas de oxigénio, protagonizada pelos alpinistas polacos Krysztof Wielicki e Leszek Cichy.


Desde então, apenas Alex Txikon se atreveu a voltar à maior das montanhas no inverno e, mais desafiante ainda, sem oxigénio artificial. Em 2016, ficou a apenas 850 metros do cume devido às terríveis condições meteorológicas que a expedição enfrentou. Desta vez, o grupo de Txikon partiu no passado dia 24 de dezembro e irá prosseguir a sua missão até finais de fevereiro, precisamente quando serão apresentadas as maiores dificuldades à subida. A experiência já vivida no Everest, a sua subida também sem oxigénio artificial ao Nanga Parbat (a 8125 metros) em 2016 e a sua ambição sem limites jogam a seu favor para terminar com sucesso este gesto sobre-humano como poucos conseguirão.

Durante o desafio, será gravado um filme que pretende converter-se num documento de referência sobre os grandes feitos realizados pelo Homem. A gravação tentará transmitir o lado humano da expedição, envolvendo toda a equipa e conseguindo que o espetador se sinta parte da odisseia.

Sendo patrocinador técnico oficial, a Garmin coloca à disposição de Alex Txikon três dispositivos líderes no seu segmento, tal como Alex Txikon é no seu. Graças à sua tecnologia, estes três dispositivos vão facilitar a subida, a segurança da equipa e a gravação da ação.

O inReach® é o dispositivo que assegura a comunicação através da rede por satélite Iridium, sem necessidade de depender da cobertura de rede móvel. Com uma bateria que permite uma autonomia máxima de 100 horas, faz seguimento a cada 10 minutos e está pensado para ser usado com luvas, fator imprescindível para que Alex se possa manter conectado nesta expedição que irá passar por 600C abaixo de zero e ventos ciclónicos de 150km/h. Em caso de emergência, o inReach permite o envio de mensagem diretamente à agência GEOS, especializada na busca e resgate de pessoas.

Através das câmaras Virb® Ultra 30 e Virb® 360, a equipa de Alex Txikon irá gravar a expedição por forma a obter imagens impensáveis até agora. Entre outros destaques, a Virb 360 oferece estabilização esférica 4K, que garante um vídeo fluido mesmo que com movimento da câmara, e integra 4 microfones que capturam o áudio também em 360 graus – além de permitir o controlo por voz, promovendo a segurança de que a utiliza. A Virb Ultra 30 reforça a 360, na medida em que incorpora também a tecnologia G-MetrixTM de sobreposição de dados, pelo que ambas podem oferecer informação complementar sobre as condições que se colocam ao desafio do Everest.

Não menos importante, o relógio multidesportivo fēnix® 5, premiado com o Ispo Award Gold 2017 em Munique na categoria de hardware e seguimento de dispositivos móveis, irá acompanhar Alex em todos os momentos. Além de permitir o controlo do ritmo cardíaco e de outros parâmetros do desportista, o fēnix 5 combina o posicionamento GPS e GLONASS e incorpora sensores avançados: um altímetro, que oferece dados sobre a altura para controlar de forma precisa as subidas e descidas, um termómetro e um barómetro para prever as alterações meteorológicas a curto prazo, um fator crucial para a tomada de decisões em condições limite como as que serão sentidas nas cotas mais elevadas do Everest. Inclui ainda um ecrã Chroma de alta resolução com cor total para uma visão perfeita da esfera sob qualquer tipo de condição meteorológica que se coloque.

"Álex Txikon e a Garmin partilham o objetivo e ir sempre mais além do esperado e romper com limites e fronteiras nos nossos respetivos segmentos. Estamos bastante orgulhosos por participar num desafio tão único e ser o patrocinador técnico de uma expedição tão importante como esta para o montanhismo mundial", disse Vanessa Garrido, Diretora de Marketing da Garmin Ibéria.

Álex Txikon
Álex Txikon nasceu em 1981 em Lemoa (Bizkaia) e está há mais de 15 anos na elite do alpinismo mundial. Tem no seu palmarés 12 das 14 montanhas mais altas do mundo, mais de 25 expedições em montanhas de mais de 7000 metros, abertura de novos caminhos e expedições em lugares como Antártica e Gronelândia.
A expedição chegou ao campo base na terça-feira, 2 de janeiro, às 23:00 (horário português), retirando dois dias à tentativa do ano passado. Nesta ocasião, o campo estava localizado a uma altura superior (5.300 metros), mais próximo da cachoeira Khumbu para facilitar o trabalho.

Presentemente, a aventura de escalar a montanha mais elevada da Terra, com 8848 metros de altura, em pleno inverno e da forma mais pura, sem a utilização de garrafas de oxigénio, apenas começou. A equipa já está equipada na cachoeira de Khumbu com cordas e escadas de alumínio na horizontal ou na vertical para cruzar as rachas. Esta cachoeira é uma das mais complexas, uma vez que muitas vezes muda a sua fisionomia quando os pedaços de gelo são liberados. Está previsto habilitar quatro campos antes do ataque ao cume, o que implica uma enorme diferença de altura cumulativa para a aclimatação total. Alex Txikon confiou num grupo muito pequeno de colaboradores fiáveis, como o paquistanês Ali Sadpara, que já o acompanhou na bem sucedida escalada de inverno sem oxigênio a Nanga Parbat.

Já é possível acompanhar a expedição de Alex Txikon em http://alextxikon.com/, e também seguir a sua posição exata graças ao Racetracker realizado com o Garmin inReach no site http://racetracker.es/rt/alextxikoneverestwinter18. Aliás, através deste site é possível seguir a expedição e a ligação exata de Alex Txikon, ver imagens e aceder à previsão do tempo. Dispõe ainda de um espaço de chat, onde os aficionados podem deixar mensagens e demonstrar o seu apoio à expedição.

Para mais informações sobre as características, preços e disponibilidade, sobre os produtos e serviços da Garmin, visite os sites www.garmin.pt, www.garmin.blogs.com, https://twitter.com/GarminPortugal e https://www.facebook.com/GarminPT.

0 Comments: