Cisco lança novo portfólio ‘5G Now’ para apoiar a evolução dos Fornecedores de Serviços para o 5G





A Cisco apresentou o seu novo portfólio '5G Now' no MWC 2018, que pretende ajudar os fornecedores de serviços a desenvolverem rapidamente a sua estratégia 5G.

A tecnologia 5G oferecerá serviços inovadores a velocidades significativamente mais rápidas, maior capacidade e melhor cobertura para suportar o crescimento exponencial de dispositivos nas redes dos fornecedores de serviços (27 mil milhões de dispositivos conectados previstos à escala global até 2021). Com início em 2020, as conexões 5G crescerão mais de 1000% à escala global, dos 2,3 milhões previstos em 2020 para mais de 25 milhões em 2021.

No Mobile World Congress 2018, muitas empresas tecnológicas vão focar as suas novidades no espectro, nos equipamentos de rádio ou na arquitetura para suportar serviços 5G. Em linha com as suas inovações para reinventar a rede para a era digital, a Cisco está a demonstrar aos fornecedores de serviço e aos operadores móveis qual a importância de planear a mudança para o 5G e o que podem alcançar através desta tecnologia. A proposta da Cisco foca-se em três aspetos:
  1. Serviços: programar novos serviços baseados em 5G, que a Cisco pode ajudar a desenvolver.
  2. Infraestrutura: adaptar a infraestrutura 5G correta para cada necessidade
  3. Automatização: tornar a adoção de redes em escala para 5G mais simples de gerir, operar e de proteger.
A Cisco oferece ao mercado um método único de aproximação 'Cloud-to-Client' para as redes 5G, resultado dos seus investimentos no desenvolvimento de aplicações e serviços Cloud, com objetivo de ajudar os clientes a reunir soluções para vários fornecedores numa única arquitetura baseada em padrões. Entre os principais elementos do portfólio Cisco '5G Now' estão incluídos:
  • Multi-cloud: que ajuda a gerir cargas de trabalho através de um ecossistema completo de clouds privadas, públicas e híbridas para conectar empresas, clientes e fornecedores de serviços.
  • IP Core: A Cisco pode expandir a capacidade de programação e as funcionalidades da rede com telemetria em tempo real para automatização, aproveitando os novos routers de acesso da gama NCS-500 da Cisco equipados com o software Cisco IOS XR como único ponto de gestão desde o data center até às torres de telecomunicações.
  • 5G Packet Core e Service Edge (núcleo e extremo da rede): com o Cisco Ultra, a plataforma móvel Packet Core Cloud nativa e virtualizada, a Cisco oferece uma plataforma unificada para a implementação de serviços sobre bandas de rádio – licenciadas e não licenciadas – e serviços IoT, englobando desde o núcleo até ao extremo da rede.
  • Acesso: A Cisco oferece uma solução completa que uniformiza cabos, fibra, Wi-Fi e uma vasta gama de soluções de rádio licenciadas, incluindo arquiteturas RAN virtualizadas como Open RAN. A nova solução Cisco SONFlex Studio aproveita a capacidade drag-and-drop para criar novas APIs de rede organizadas automaticamente (SON - self-organizing network) para personalizar a gestão de serviços e a qualidade de experiência na rede de acesso rádio.
  • Serviços para o Cliente: Através da aproximação "Cloud-to-Client", a Cisco demonstrará diversos serviços para clientes que podem desenvolver-se na atualidade, incluindo serviços de colaboração geridos como o Cisco Spark nas redes móveis, serviços virtuais geridos para serviços empresariais SD-WAN baseados na Cloud e na plataforma Cisco Jasper para IoT.
  • Segurança: A Cisco protege os fornecedores de serviços desde a Cloud à rede e aos terminais com a sua nova Arquitetura de Segurança 5G, baseada no portfólio completo de soluções de segurança centradas nas ameaças, para facilitar a implementação de redes móveis 5G de forma segura. A nova oferta inclui tecnologia Stealthwatch para deteção avançada de vulnerabilidades e visibilidade no núcleo e nos segmentos da rede - Evolved Packet Core (EPC) e Network Slices -, Stealthwatch Cloud, para a segurança da rede gerida desde a Cloud e a suite de segurança Cisco Umbrella.
  • Serviços Profissionais: A Cisco adota uma abordagem de aproximação flexível para colaborar e desenvolver em conjunto com os seus clientes, com o objetivo de encontrar a solução adequada através de serviços profissionais e de equipas experientes.
Fornecedores de serviços e os operadores móveis de todo o mundo já estão a desenvolver a sua estratégia 5G com a Cisco, incluindo a Orange, a STC, a Verizon, a Vodafone e muitos outros.
Durante o MWC 2018, a Cisco estará a realizar demonstrações do seu portfólio '5G Now' no seu stand (número 3E30, Pavilhão 3 Hybrid Hall), além de outras demos (Cisco Meraki, Cisco AppDynamics ou Cisco Automation). E participará no evento com diversas palestras, incluindo:

0 Comments: