EaseUS - Recupera os teus dados eliminados


Quantas vezes apagamos acidentalmente e de forma permanente, documentos do trabalho ou fotografias das férias, vídeos da festa de aniversário? E se houvesse forma de recuperar tudo isso?


Já não é a primeira vez que ao organizar pastas ou documentos no PC, acabo por eliminar ficheiros permanentemente e depois arrependo-me mas já não os consigo reaver.
Apagar documentos ou ficheiros ainda é o menos, com mais ou menos trabalho, mais ou menos pesquisa na Internet, através de amigos ou familiares, conseguimos sempre recuperar alguma coisa ou então fazemos de novo, no caso de trabalhos elaborados por nós.

Mas e quanto às fotos ou vídeos pessoais?! Bem, quando "perco" fotos ou vídeos de momentos que são(eram) para mais tarde recordar, fico "pior que estragado". Porque essas recordações, só nós as temos e se não tivermos backup não há nada a fazer.
Felizmente, há software que permitem recuperar ficheiros mesmo depois de eliminados.

A Minha Casa Digital, testou o Data Recovery Wizard Pro da EaseUS. E o resultado foi bastante positivo.


No que diz respeito à eliminação de ficheiros, o importante é ter entender que o ficheiro não é efectivamente removido do disco rígido.  É possível que pense que estas informações são eliminadas quando esvazia a Reciclagem ou efectua uma eliminação permanente, mas na verdade os dados reais existentes nos clusters permanecem intactos, só que desta vez a entrada correspondente ao ficheiro na FAT é actualizada para que esses clusters fiquem disponíveis para serem utilizados, sendo o primeiro carácter do nome do ficheiro alterado para reflectir esta alteração. "Trocando por miúdos", é o mesmo que dizer que o nome do ficheiro alterou e este deixou de estar visível. Enquanto não houver ficheiros que ocupem o "lugar" que esse ficheiro ocupa, ele permanece. 

Claro que há situações em que não terão tanto sucesso de recuperação de ficheiros eliminados. Vamos supor que têm um Cartão SD de 4GB, que estava cheio e formataram acidentalmente. Se executarem o software de recuperação de imediato, terão praticamente 90% de hipóteses de recuperar todo o conteúdo. Mas se colocarem nesse cartão novos ficheiros após a formatação, as hipóteses de recuperação vão decrescendo à medida que vão colocando mais informação no cartão.

O Data Recovery Wizard Pro, é um software bastante simples e intuitivo de usar. 


Data Recovery Wizard Pro - Ecrã de selecção de Unidade a digitalizar

Data Recovery Wizard Pro - Interface

Durante a fazer de digitalização, o software efectua a pesquisa Rápida na qual serão apresentados os documentos actuais que a unidade de armazenamento possui e a pesquisa Profunda na qual serão apresentados os dados que foram eliminados.
Podemos ainda filtrar por tipo de ficheiro (pdf, doc, gif,mov, exe,zip, etc...) que vamos procurar para uma procura mais rápida e eficiente e ainda pré-visualizar o ficheiro apresentado no caso de imagens


O Data Recovery Wizrd Pro, dispõe ainda de uma ferramenta que permite à semelhança do Google Fotos, pesquisar um determinado tipo de fotografia conforme o conteúdo. Fotos com pessoas, fotos com animais, fotos com edifícios e outras são os critérios possíveis no entanto, esta funcionalidade não foi muito precisa tendo apresentado de tudo um pouco relativamente a cada critério. Ainda assim o modo de pré-visualização e extracção é bastante bom, podendo as fotos ser logo extraídas a partir dessa ferramenta.


Se pretenderem ver melhor o funcionamento do software fica aqui o video de uma formatação de um Cartão SD com posterior recuperação dos ficheiros.




Link para o software :  Data Recovery Wizard Pro



0 Comments: