Dicas para otimizar os treinos e melhorar a sua corrida com Garmin(R)


A corrida tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal nos últimos anos. Prova disto são as dezenas de corridas que se realizam todos os fins de semana, nas mais distintas zonas do país....


A corrida é um dos exercícios físicos mais eficientes para quem quer perder peso com saúde. Acelera o metabolismo, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, ativa a circulação sanguínea, reduz o número de substâncias tóxicas no corpo, melhora a qualidade do sono, aumenta significativamente a sensação de bem-estar e reduz o stress.

Se ainda não se rendeu a esta atividade física, não espere mais. Os dias de sol e de mais calor, que estão quase a chegar, convidam a uma corrida de manhã ou ao final do dia. Sozinho ou com amigos siga um estilo de vida mais saudável e torne os seus dias mais divertidos.

Vai começar a correr? Quer ganhar resistência para poder participar nas provas? Quer melhorar o seu tempo de corrida? Quer otimizar a sua técnica e reduzir o tempo de recuperação. A Garmin possui uma série de equipamentos da série Forerunner que o ajudam em todos os estágios do treino, independentemente de ser um estreante na corrida ou um atleta de competição. 

Mas se leva habitualmente consigo o seu smartphone, o Running Dynamics Pod pode revelar-se um ótimo companheiro de treino.
  
Este pequeno equipamento regista seis dados de dinâmica de corrida da mesma forma que o pulsímetro TRI ou RUN. Pequeno e muito leve, prende-se convenientemente à cintura e ajusta-se de forma perfeita a todos os movimentos do atleta, sem interferir nas provas e treinos. Os dados registados são enviados para um dispositivo compatível.

Fica sem fôlego e quer melhorar a resistência?
Os estreantes na corrida, ou os desportistas que passaram um longo período de tempo sem correr, enfrentam um grande desafio: o fôlego. Decidir correr e passar parte do percurso a caminhar pode ser frustrante, mas não desista. A resistência conquista-se mais depressa do que pensa.
 
  • Mantenha a regularidade dos treinos. A atividade física regular gera adaptações no organismo que desenvolvem a capacidade aeróbica, a força e a potência muscular. O cansaço é normal e as dores nas pernas e na zona abdominal também. Não desista, nem fique uma semana à espera que a dor muscular passe. O corpo ajusta-se.
  • Respire. É talvez o mais difícil para quem começa a correr, mas se controlar a respiração o nível de cansaço diminui. Inspire pelo nariz e expire pela boca, ou tente inspirar duas vezes e soltar o ar de uma só vez.
  • Descanse e durma bem. Dormir mal influencia negativamente o desempenho em qualquer atividade física. Uma boa noite de sono é importante para reparar o desgaste físico do corpo. Além disso, é durante o sono que o organismo libera substâncias essenciais para o desempenho.

Para o ajudar a manter um melhor controlo sobre a sua atividade, a Garmin disponibiliza várias soluções que ajudam a monitorizar a sua atividade diária, stress, sono e medir o seu batimento cardíaco, entre outras funcionalidades, como são os exemplos os equipamentos das gamas vívofit®, vívosport, vívosmart®, vívoactive®, Forerunner® e fenix®. Pode depois registar tudo no Garmin Connect, e manter um registo da sua evolução. 

Quer melhorar o seu tempo de corrida e otimizar a sua técnica?
Se quer passar dos 5k para os 10k, ou entrar numa meia maratona terá de reforçar os treinos e estar mais atento a elementos muito específico. Melhorar o desempenho de corrida envolve duas coisas: um aumento das capacidades físicas, e uma otimização da técnica de corrida. Por vezes, pequenos ajustes resultam num aumento de performance significativo e escolher o dispositivo ideal que pode acompanhá-lo em todos os seus treinos será uma grande ajuda.
 
  • Combine resistência, velocidade e força. Alterne entre treinos mais longos para aumentar a sua resistência, treinos mais curtos em contra relógio para ganhar velocidade e treinos de força para reforçar toda a parte muscular. Esta combinação é essencial.
  • Mantenha um registo com distintos dados sobre as suas corridas. Datas, horas, locais, distâncias, pisos, entre outros elementos. O Running Dynamics Pod da Garmin regista dados relativos à dinâmica de corrida importantes para os atletas que pretendem monitorizar e avaliar os treinos, alcançar objetivos e ultrapassar os seus limites pessoais. O utilizador pode ver os dados em tempo-real num equipamento compatível, ou analisar posteriormente todas as informações no Garmin Connect™.
  • Aprenda a ler a informação. O podómetro de dinâmica de corrida da Garmin possui um acelerómetro no módulo que mede os movimentos do tronco para calcular estas 6 métricas de corrida: Cadência é o número de passos por minuto; Rácio de tempo em contacto com o solo; Comprimento da passada; Oscilação vertical; Taxa vertical; Análise e otimização dos treinos.

Sozinho, com amigos, ou na companhia dos equipamentos de corrida da Garmin, crie uma rotina de exercícios e siga-a a risca. Mantenha-se motivado e não desista. Para quem começa, as duas primeiras semanas são sempre mais difíceis, mas vai conseguir perceber a sua evolução a cada semana que passa.

Para mais informações sobre as características, preços e disponibilidade, sobre os produtos e serviços da Garmin, visite os sites www.garmin.pt, www.garmin.blogs.com, https://twitter.com/GarminPortugal e https://www.facebook.com/GarminPT.

0 Comments: