ASUS lança gama de motherboards AMD X470


Desde o seu lançamento no ano passado, a plataforma Ryzen™ da AMD veio revolucionar os desktops introduzindo uma nova potência multithreaded, overclocking e permitindo uma proeza de gaming. Este lançamento foi uma verdadeira revelação no mercado que influenciou vários equipamentos, desde PCs premium até plataformas de gaming de alto nível e de criação de conteúdos. A ASUS volta a impressionar com uma nova família de motherboards baseada no novo chipset AMD X470, o qual foi concebido para aumentar a performance da nova geração de processadores Ryzen 2000, com o nome de código Pinnacle Ridge, mantendo a sua compatibilidade com os processadores atuais Ryzen.

A nova gama X470 engloba seis motherboards, cada uma com um espírito único. A ROG Crosshair VII Hero e a sua irmã gémea equipada com Wi-Fi lideram a gama com um design furtivo   para overclockers, entusiastas experientes e gamers. A sua irmã Strix X470-F Gaming torna as características de topo da ROG acessíveis, tais como o tuning e a personalização, enquanto a Strix X470-I Gaming reduz o tamanho para proporções de mini-ITX para mini PCs.
A TUF X470-PLUS Gaming possui componentes de alto desempenho e parceiros do mercado com foco na integração funcional. Fora da esfera de gaming cada vez mais predominante, a Prime X470-PRO é uma solução viável para a criação de conteúdo e produtividade diária, com novas funções destinadas ao utilizador e um novo design inspirado na arquitetura futurista.
Apesar das divergências dentro desta gama, a linha ASUS X470 une-se pelas características que todos os equipamentos partilham e as capacidades com que as motherboards ASUS têm vindo a ser reconhecidas nos últimos 30 anos. Desde o tuning ao arrefecimento e à personalização, esta gama é concebida para maximizar o potencial dos PCs.

Soluções totalmente personalizáveis
O renascimento da AMD Ryzen promete um desempenho mais rápido do que o da geração anterior, enquanto a abundância de modelos com multiplicadores desbloqueados dá aos utilizadores a liberdade de ultrapassar as velocidades de referência. Muitas vezes, com outros fabricantes, mesmo com os multiplicadores desbloqueados, o overclocking dos processadores é limitado pelo arrefecimento e pelo sistema de alimentação. Com apenas um clique, a função 5-Way Optimization permite regular automaticamente as ventoinhas e testar os limites do processador. Esta função consegue ainda encontrar a velocidade máxima a que o sistema consegue processar, sem comprometer a estabilidade, e as configurações permitem que os experts ajustem estas características de acordo com as suas necessidades.
O auto-tuning é suportado por uma variedade extensa de opções manuais de otimização que extraem todo o potencial de performance de um equipamento. A nova capacidade de pesquisa para o UEFI permite que os utilizadores encontrem com facilidade e alterem configurações específicas sem terem de analisar primeiro várias páginas de menus diferentes. Quando as configurações estão confirmadas, os utilizadores podem partilhar o seu perfil com outros utilizadores e manter ainda uma cópia para conseguirem recarregar o perfil após atualizações de firmware. A ferramenta integrada EX Flash 3 simplifica a gravação do firmware ao fazer o download da versão mais recente e implementá-la automaticamente no UEFI.

Design com maior arrefecimento
Um arrefecimento eficiente é crucial para atingir e preservar o desempenho máximo, especialmente com o algoritmo de escalonamento de velocidade de relógio XFR. Para minimizar a pegada acústica, o fluxo de ar deve ser aplicado criteriosamente somente onde e quando for necessário.
A gama X470 tem uma série de conectores para sistemas de arrefecimento líquido e a ar. Existe pelo menos um conector de bombas de água em cada motherboard pré-configurado para sistemas de arrefecimento líquido AIO, para que os utilizadores se possam ligar sem preocupações adicionais, sendo que alguns modelos têm mais conectores para bombas de grande amperagem e sensores de fluxo. Ligar as ventoinhas é igualmente fácil: todos os conectores se ajustam automaticamente aos sistemas de três (DC) e quatro (PWM) pinos e a rotina de calibragem integrada percorre toda a faixa de RPMs de cada ventoinha para mapear precisamente o seu comportamento, permitindo aos utilizadores ajustarem a curva de resposta.

Design personalizado e efeitos de luz Aura Syn RGB
As extensas opções de otimização nas motherboards ASUS surgem para dar aos utilizadores mais liberdade ao configurarem o seu PC, até no que diz respeito aos aspetos de design dos mesmos. A gama X470 oferece um controlo elevado sobre as cores e efeitos de luz através de vários graus de iluminação RGB da Aura Sync. Mais do que apenas a iluminação da motherboard, a Aura Sync coordena efeitos de luz num ecossistema crescente de equipamentos compatíveis cobrindo todos os aspetos do sistema, desde as suas componentes internas aos acessórios extra.
A iluminação nos novos modelos ROG e Prime difunde o brilho intenso das LEDs para gerar um brilho mais suave e uniforme. Todas as motherboards X470 conseguem alimentar pelo menos dois metros de fitas RGB LED padrão, o que é suficiente para iluminar a totalidade da caixa de um PC. A ROG inclui ainda suporte para dispositivos de iluminação que controlam LEDs individuais para proporcionar mais efeitos e interações.
Alguns preferem manter um perfil discreto, pelo que a gama de motherboards X470 tem um interruptor UEFI que desativa instantaneamente todos os RGBs e dispositivos de iluminação conectados. As motherboards ROG têm ainda um modo furtivo que desliga mesmo os LEDs integrados, no caso da Crosshair VII Hero conseguimos um blackout completo em todo o seu PCB.  

Especificações sólidas para jogos e muito mais
As placas gráficas mais potentes são normalmente mais pesada, pelo que as ranhuras  PCIe® x16 têm um reforço de metal e uma ancoragem mais segura à motherboard. A função ASUS SafeSlot reforça a ranhura em todas as direções de forma a proteger a motherboard contra estragos causados pela deslocação e possíveis solavancos em encontros LAN.
Os processadores Ryzen disponibilizam quatro faixas PCI Express® 3.0 para um NVMe™ SSD e o chipset X470 acrescenta mais duas. Apesar do link duplo PCI ter uma velocidade de pico mais baixa comparativamente ao PCI 4x, a largura da banda é na mesma três vezes mais alta do qua a interface SATA 6Gbps. As motherboards X470 têm todas dupla ranhura M.2, para que os utilizadores possam equipar usar uma unidade deste tipo para o sistema operativo e para os jogos e apps mais utilizadas, em conjunto com um disco secundário para servir como disco de trabalho ou armazenamento extra para uma biblioteca Steam. Quando for a altura de atualizar o armazenamento, incluem uma ferramenta que apaga conteúdos de forma segura das unidades SATA e NVM e diretamente na UEFI.
A conectividade USB 3.1 Gen 2 integrada no chipset aumenta a velocidade teórica máxima para 10Gbps de forma a assegurar um armazenamento externo e dispositivos de próxima geração. A gama de motherboards X470 conta com pelo menos duas portas na parte traseira, sendo que a maioria dos modelos ATX inclui um conector interno adicional para o chassis com portas turbocharged USB na frente.
A Intel® Gigabit Ethernet da linha ROG e Prime proporciona ainda redes com fio para jogos mais exigentes e transferências rápidas de arquivos. O wireless integrado está disponível na Crosshair VII Hero (Wi-Fi) e na Strix X470-I Gaming, para uma maior conveniência sem dispensar a velocidade.
Características de áudio como codecs proteção contra interferências e condensadores premium estão presentes em toda a linha e a ROG acrescenta amplificadores de alta qualidade para melhorar a transmissão de som em auscultadores. Como a qualidade de input é cada vez mais importante para transmitir comentários aos seguidores em live streaming, coordenar a estratégia com os parceiros e convocar reuniões, os engenheiros da ASUS implementaram melhorias significativas na entrada do microfone nas motherboards ROG e Prime.

Disponibilidade e Preço:
As motherboards ASUS X470 já estão disponíveis em Portugal com um PVP recomendado a partir de 183 euros (Prime x470-pro).

0 Comments: