Softwares para integrar a automação da casa

Hoje em dia temos dezenas de apps instaladas no nosso smartphone, e quando falamos de Casa Digital, Automação, Lâmpadas Inteligentes, Domótica, etc... as aplicações começam a ser uma miscelânea incrível! Hoje falo-vos de como estou a concentrar tudo numa aplicação só e de que forma o podes fazer também.

Se tens acompanhado o que tenho feito em minha casa, deves ter percebido que não uso apenas a Mi Home para controlar a minha casa, mas sim estou a integrar com outras aplicações que juntam tudo (ou quase tudo) o que é Xiaomi com outras marcas.

Hoje não vou entrar muito no detalhe, mas gostava mais de obter opiniões. Vou pelo grau de importância e da maturação de testes do meu lado.


Home Assistant
Para mim o Home Assistant é claramente a solução ideal para o problema da integração da casa inteligente, é uma solução open source, desenvolvido pela comunidade e que permite integrar quase todas as marcas que conheço. Desde que falei no Home Assistant, tenho notado que a comunidade portuguesa tem crescido bastante, foi criado um grupo no Facebook e agora um forum. Pensei em criar uma nova "febre" como foi no passado com o XBMC, mas felizmente não tenho vida para isso, nem vontade de passar pelo processo de novo! Mas acredito que o caminho é este e é o que estou ainda "secretamente" a integrar em casa! Brevemente terão o update do que ando a fazer com o Home Assistant para Maçaricos! :)
Link: https://www.home-assistant.io/

OpenHab
O OpenHab foi uma das hipóteses que pus para colocar em casa, é mais uma plataforma open source, bem interessante e com um bom leque de "bindings" que permitem interagir, contudo achei a oferta e a comunidade mais pequena.
Integra com Raspberry Pi e a instalação não é complexa!
Link: https://www.openhab.org/


Opendomoticz
Cheguei a instalar e a usar, em parte parece-me ser uma boa solução para quem não quer um Raspberry Pi, mas um PC a controlar em casa, uma vez que tem um executável para instalação, permite ligação ao Gateway da Xiaomi, mas achei muito orientado ao Transceiver RFXCOM, e outros dispositivos que nesta fase não queria usar.
Link: http://domoticz.com/

Pyxis
Falo no Pyxis apenas e só porque na equipa da AMCD sou o único que assumo gostar de produtos Apple :) , e apesar de estarmos sempre a falar de coisas baratas e muito opensource, o Pyxis é uma solução que permite integrar com a Siri e na prática tornar os devices Xiaomi em Apple Homekit enabled devices! :) Ainda não explorei, mas até 20 dispositivos a solução não tem custos... Contudo eu já vou em 38 dispositivos ligados à rede, por isso vai ter de aguardar, mas fica a dica para quem quiser testar e dar aqui o feedback.
Link: https://pyxis.cloud/

Existirão muitas mais soluções, não as conheço todas, nem seria possível! Contudo posso dizer-vos que ao dia de hoje na minha opinião a solução ideal é Home Assistant, mas claro no meu cenário!
Fica atento que estou a preparar o Home Assistant para Maçaricos!

3 comentários:

  1. Muito bom projeto - existe já alguns anos e para Windows, Linux, BSD, MacOS ...
    https://fhem.de/fhem.html

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde a todos.

    Pretendia uma ajuda vossa sff.

    Em casa tenho estores automáticos, e pretendia usa-los com o HomeKit da Apple ou por Siri.
    Sei que existem interruptores duplos Wifi e compatíveis, mas será que irá funcionar?

    Caso exista alguém com este projecto em funcionamento, agradecia um help.

    Obg AMC e a todos os presentes.

    Mdw

    ResponderEliminar