Sem tempo para testes e novidades tecnológicas, estou a preparar o novo estúdio!



Tal como indico no titulo deste artigo, ando stressado que doi! Passei o fim de semana a largar o velho estúdio, a juntar um monte de tralha, a guardar no local temporário, a colocar coisas à venda no OLX, aquelas tralhas que não vou usar e que já andava há muito tempo para colocar à venda. 

Se alguém estiver interessado nas tralhas que estou a por à venda, aqui fica o link: https://goo.gl/xqnKeb
Vou acrescentando mais coisas à medida que for despachando! E sim, vou despachar a secretária onde aparecia nos vídeos, pois é muito grande e pesada para o espaço que tenho disponível no futuro!

E o estúdio?
O estúdio, conforme já disse no artigo anterior, será na minha garagem do prédio onde vivo. Já foram colocadas as barras de sustentação para um piso, e agora é colocar madeiras e acabar com umas infiltrações muito chatas que tenho por lá. A contratação de um carpinteiro está a ser mais diícil do que eu pensava, pelos vistos em Guimarães estão todos com demasiado trabalho e como o trabalho supostamente é pequeno, não interessa muito! A ver se consigo resolver isto para poder dar continuidade e passar a ter novamente inspiração para criar conteúdos interessantes! O estúdio terá cerca de 10M2, não é nada de especial mas pelo menos será um espaço meu, onde poderei fazer o que bem me apetecer! Qual de nós nunca desejou um "covil" para estar entretido com os hobbies?



Na imagem dá para ver os dois níveis de pisos, o mais alto bem por cima do portão terá cerca de 1,45 mts e será dividido do piso mais baixo, que terá cerca de 2 metros de altura e que divide o pé direito da garagem a meio. No piso com menos altura disponível será para arrecadação, afinal as tralhas tem que estar em algum lado!
O espaço com 2 metros de altura será o estúdio da AMCD. Coloquei uma imagem com o carro para perceberem bem qual a altura da garagem!

E a automação do Estúdio?
Há muitas coisas que vou usar do estúdio anterior para este, penso que vou começar com o básico e ir ajustando às necessidades. A secretária levezinha e básica do Ikea preta vai ser nesta fase o local de trabalho. Colocarei o meu monitor LG de 24" IPS com o mini-PC Vorke de apoio na traseira (falei oportunamente sobre ele), servirá para as típicas tarefas básicas de consulta, ficará ligado por VGA e assim ficarei com o HDMI livre para usar o meu portátil sempre que necessário. 
Tenho ainda a Xiaomi Mi TV 4A de 43" que acabei por nem vos dar opinião, mas que certamente ficará no móvel de TV que sempre existiu no estúdio anterior, esta TV servirá para testes e demonstrações por HDMI.
Iluminação
Tenho uma Fita Led Yeelight da Xiaomi para instalar na secretária faz tempo, mas havia qualquer coisa que me dizia para não o fazer! :)
Tenho alguns metros de fita LED colorida ainda vou ver como a vou espalhar e como a vou automatizar, mas será certamente ligada por wi-fi ao Home Assistant... No tecto ficará a minha estimada Yeelight Redonda Inteligente que tinha instalado no mês passado no estúdio anterior. Irei manter o meu candeeiro de secretária Yeelight preferido, e para a iluminação indirecta conto fazê-lo com o Candeeiro Yeelight RGB com Bluetooth e Wi-Fi

Sensores e Interruptores
Existirá um Xiaomi Gateway que irá assegurar todas a ligações ZigBee para IP e servirá de alarme e todas informações a serem apresentadas centralmente no Home Assistant. Terei sensores de presença, e sensores de temperatura, as luzes serão accionadas por Smart Buttons, Cubo e na entrada terei um Interruptor de Parede sem fios.

E ficaria aqui todo a noite a escrever! Mas terei video-vigilância activada, controlo de consumos de energia, etc...

Ideias não faltam, preciso é de colocar as madeiras no piso, para passar à preparação dos tectos e tentar acabar com as infiltrações para depois montar tudo!

Vou fazendo updates regulares na minha página de Facebook pessoal: https://www.facebook.com/ricardoazevedoblogger/





2 comentários: