Boxes Android: Como Flashar Firmware/ROMs e onde fazer Download




Sempre achei por bem ensinar as pessoas a "pescar" em vez de lhes dar o peixe. Pois aprendendo por elas depois safam-se em qualquer situação.

A questão de flashar Custom ROM's em boxes android maior parte das vezes melhora substancialmente o comportamento das mesmas.


As boxes tem sempre duas partes principais, o hardware e o firmware (também conhecidas como ROMs). E quanto mais baratas, menor é a qualidade do hardware, mas também menos tempo é investido a adaptar bem o firmware para tirar proveito desse hardware.

O firmware depende sempre do trabalho investido a adaptar da melhor forma o Android ao aparelho em questão, e já se sabe que quanto melhor otimizado melhor o comportamento para utilizar como mediacenter, para jogos, etc.

Daí a questão de boxes muito baratas é que o firmware é feito às três pancadas, e até pode ter um hardware aceitável, mas depois o comportamento estraga tudo.

Nesta questão as comunidades onde por vezes se juntam alguns developers e firmwares para boxes android e não só, salvam muito estes aparelhos, tirando-os da mediocridade e dando-lhes uma utilização bem aceitável.

Por esse motivo eu gosto sempre de recomendar boxes como podem ver neste post, que não sejam demasiado baratas, para existir um equilíbrio no hardware e firmware e além disso existir algum suporte oficial ou até mesmo uma comunidade não oficial que se divirta a fazer algumas ROMs para algumas boxes mais conhecidas.

Quanto menos conhecidas são as boxes, mais complicado será encontrem ROMs para as mesmas, e não se esqueçam que tem de aplicar ROMs que foram adaptadas para a box em questão, caso contrário ficam com um pisa-papeis ou com partes do hardware sem funcionarem (bluetooth, wifi, ethernet, etc).

A pensar na questão de ensinar e não ter que estar a repetir o processo eu fiz tutoriais para as duas grandes vertentes de processadores que mais se vêem em boxes que é para Amlogic e para Rockchip.
Os processos são semelhantes, mas cada um utiliza o seu software para poder colocar o firmware na box. Não se esqueçam é que existem sempre "perigos" e devem flashar por vossa própria responsabilidade, já que na pior das situações podem ficar com um pisa-papeis.

Os pré-requisitos são:
- Terem a ROM em formato .img da vossa box;
- Palito ou clip (para acederem ao botão de reset);
- Cabo USB macho - USB Macho;
- USB Burning Tool (para boxes Amlogic);
- RKFlashTool (para boxes Rockchip);
- Computador.

Portanto depois de identificarem o processador devem seguir o tipo de tutorial que se adequa a vocês:

Boxes Amlogic



Existe também um método simples em Amlogic quando não se tem cabo USB, no entanto recomendo utilizar como último recurso, pois se não funcionar vão ter mesmo que utilizar o método mostrado a cima. Falo deste método para utilizar um cartão SD:



Boxes Rockchip





Firmwares



Já falei aqui de vários locais, mas de forma resumida:

- Fórum Freaktab (Dedicado a ROM's de todo tipo de boxes)
- Fórum XDA (Dedicado a ROM's Android de todo o tipo de aparelhos)
- China Gadgets Reviews (Site que junta ROM's de muitos aparelhos)
- Geekbuying Blog (Na secção de downloads existem algumas ROMs disponibilizadas pela Geekbuying)

E não se esqueçam de dar um agradecimento a quem vai desenvolvendo as ROMs pois tem muito tempo dedicado para as tornarem bem melhores que as que vem por defeito, especialmente em boxe mais baratas.

1 comentário: