Cisco anuncia novas competências para developers na sua plataforma de Rede Baseada na Intenção







A Cisco anunciou o lançamento de novas competências para developers na sua plataforma de redes baseadas na intenção (intent-based networking).

Este anúncio reforça a contínua aposta da Cisco na oferta de uma plataforma aberta, programável que se expande a toda a rede, desde o campus até ao data center, às sucursais e ao extremo. Ao assegurar uma rede aberta, a Cisco está a possibilitar a 500.000 developers, 60.000 parceiros e três milhões de engenheiros de rede a capacidade de inovar sobre a plataforma.

A intent-based networking supõe uma alteração fundamental na forma como as redes são criadas e geridas. Afastando-se dos métodos manuais de gestão tradicionais, - que implicam maiores custos e mais tempo dedicado -, estas redes modernas interpretam a intenção ou a necessidade do negócio e traduzem-na em políticas de rede. Estas políticas são automaticamente ativadas em toda a infraestrutura, garantindo assim que respondem às necessidades de negócio como pretendido.


Plataforma DNA Center
Hoje, a Cisco disponibiliza novas ferramentas para developers e APIs abertas no Cisco DNA™ Center – o centro de comando que gere redes baseadas na intenção através de campus, sucursais e no extremo. O DNA Center transforma a rede, a partir de uma combinação de múltiplos dispositivos hardware, num único sistema. Com a disponibilidade das APIs em toda a extensão da rede a Cisco permite agora que developers programem facilmente este sistema, utilizando toda visibilidade e analítica que a rede pode partilhar. 

Com um amplo catálogo de APIs, o DNA Center permite que os departamentos de TI protejam e informem os seus negócios, como nunca antes:
  • Introduzindo a inteligência da rede nas operações de negócio: O DNA Center permite que developers programem a rede como um sistema único através de APIs baseadas na intenção. Agora, os developers podem facilmente criar uma nova geração de aplicações 'conscientes da rede', e parceiros podem integrar a rede nos seus processos de negócio.
  • Otimizando os processos de TI entre funções: O DNA Center permite que administradores da rede troquem informação para automatizar processos em diversos sistemas de TI através de adaptadores de software. Agora, as TI podem alocar mais recursos à inovação, e menos à manutenção.
  • Gerindo redes de múltiplos fornecedores: O DNA Center possibilita aos developers e parceiros, a flexibilidade de apoiar redes de vários fornecedores através de um software developer kit (SDK). Isto permite que os clientes simplifiquem a complexidade das redes heterogéneas e geri-las consistentemente, enquanto um sistema único.
15 parceiros da Cisco já construíram soluções inovadoras na plataforma DNA Center, que serão demonstrados durante o evento Cisco Live.
A maior comunidade de developers para intent-based networkingA Cisco anuncia também que a sua comunidade de developers, DevNet, ultrapassou os 500.000 membros. Ao desenvolver esta comunidade ativa, a Cisco introduziu uma nova fonte de inovação enquanto a rede se torna, cada vez mais, programável.
Hoje, a Cisco anuncia três novas iniciativas para developers para potenciar o ecossistema de inovação:
  • DevNet Ecosystem Exchange facilita a pesquisa e partilha de aplicações ou soluções desenvolvidas para as plataformas Cisco. Os líderes de negócio e developers podem utilizar este portal online para descobrir soluções de parceiros que se expandem a todas as plataformas e produtos Cisco. Esta plataforma contém mais de 1.300 soluções.
  • DevNet Code Exchange oferece a developers um local para aceder e partilhar a software, permitindo construir rapidamente aplicações de última geração e integrar fluxos de trabalho. Uma lista de códigos de criados, ferramentas e SDKs estão disponíveis no GitHub, criada pela Cisco e a comunidade DevNet. O Code Exchange expande-se ao portfólio da Cisco e é organizado segundo a plataforma e as áreas de protudo Cisco.
  • DevNet DNA Developer Center é um repositório completo para ajudar developers a construirem aplicações e realizar integrações na plataforma DNA Center. Esta plataforma assegura todos os recursos, competências, casos de estudo e material de estudo que qualquer developer precisa.

Disponibilidade, Serviços e Suporte
  • As novas competências do DNA Center estão previstas para durante o verão de 2018. Os clientes podem adquirir novas competências da Cisco e dos seus parceiros através das ofertas de subscrição existentes.
  • O DevNet Ecosystem Exchange, Code Exchange e DNA Developer Center já estão disponíveis.
  • A Cisco e os seus parceiros oferecem uma solução completa que engloba todo o ciclo de vida de serviços para ajudar as organizações a otimizar a sua evolução até às verdadeiras redes baseadas na intenção.

Recursos Adicionais:
  • Blog de Scott Harrell 
  • Blog de Nirav Sheth
  • Blog de Susie Wee
  • Artigo: A rede da Cisco está finalmente aberta aos negócios
  • Vídeo sobre as perspetivas e alcance de uma plataforma de rede aberta

0 Comments: