Home Assistant para Maçaricos: Ligar as Luzes - Ep.2

Eu sei, eu sei que este artigo já deveria estar pronto à muito e que deveria ir uns episódios à frente, mas a verdade é que não tem sido fácil arranjar tempo e inspiração para preparar tudo isto. Vai para mais de um mês que não paro um fim de semana em casa e sempre que posso à noite tento ir fazer mais qualquer coisa no estúdio, que em breve não estará pronto, mas já está habitavel! Podes ver as fotos que partilhei na minha página do Facebook! Mas vamos a isto!

O que precisas de ter?

Conforme indiquei no último post hoje vamos aprender a como ligar uma lâmpada Yeelight, e para isso basta que tenhas uma das seguintes lâmpadas Yeelight:

Brancas
Xiaomi Yeelight Branca 1ª Edicão
Xiaomi Yeelight Branca 2ª Edição (Nova)

RGB
Xiaomi Yeelight Colorida 1ª Edição
Xiaomi Yeelight Colorida 2ª Edição (Nova)
Xiaomi Yeelight Fila LED Colorida 

Passo 1 - Ativar o LAN Control

Um dos pontos chave do Home Assistant é que está disponível dentro na nossa rede, por isso não precisamos de estar dependende do serviço Cloud Mi Home ou do login na app Yeelight. Isso fará com que toda a experiência de utilização passe a ser instantânea. Para isso temos que ativar a utilização das lâmpadas na rede local. Para isso basta abrir a app Yeelight, onde temos configuradas as nossas lâmpadas e no canto inferior direito seleccionar o ícone "Mais Opções", depois novamente em "Lan Control" e por fim ativar a função. Tal como ilustrado nas imagens abaixo.




Passo 2 - Direto no Home Assistant

Ao abrir o Home Assistant em http://hassio:8123 ou http://hassio.local:8123 deverás reparar que o HA já detectou as tuas lâmpadas, mas que nada consegues fazer, pois dizem indisponível. Mas se clicares sobre o nome da lâmpada, irás verificar que ela irá acender e novas funcionalidades ficaram disponíveis!


Passo 3 - Lâmpadas e as suas funcionalidades

Aqui tenho propositadamente uma Lâmpada Branca e uma Fita Led RGB para poder partilhar ambos cenários e como é óbvio, a colorida tem mais funções!

Nas lâmpadas RGB em cima vemos o nome, há quanto tempo foram ligadas ou desligadas, temos ainda um breve resumo diário do tempo que passaram ligadas e desligadas. Logo abaixo seleccionamos a intensidade, de seguida a temperatura da côr. 
No círculo podemos seleccionar a côr pretendida, saliento que nas lâmpadas RGB com a app de HA consegui um verdadeiro branco, e na app Yeelight não considero que seja um verdadeiro branco!
Logo abaixo do círculo temos um monte de efeitos que estão disponíveis e que também não se encontram na app Yeelight ou Mi Home!



Na Lâmpada Branca apenas consigo ajustar a intensidade, sendo as restantes informações semelhantes à anterior.


No próximo HA para Maçaricos...

E com isto, já tens as tuas lâmpadas Yeelight funcionais no teu Home Assistant... No próximo artigo HA para Maçaricos, explicarei como comandar por voz usando um Amazon Echo Dot, ou seja, a conhecida Alexa!

Video-Tutorial



0 Comments: