Huami Amazfit Bip - O melhor que testei até agora...



Já há algum tempo que não trazia cá uma análise e nada como voltar com um excelente smartwatch.


Já fiz algumas análises a smartwatches e smartbands no passado e por vezes não podemos fazer comparações directas, pois os sistemas operativos/firmwares de cada um diferem. Mas temos sempre aqueles que gostamos mais ou aquelas funcionalidades deste e daquele, que gostaríamos de ver unidas num único smartwatch. Acho que consegui encontrar essas funcionalidade no Amazfit Bip, incluindo a possibilidade de ligar/desligar Yeelights através do botão do relógio.

Sempre tive uma queda para relógios com um aspecto mais rectangular ou quadrado. E já andava de olho no Amazfit à algum tempo, mas o nome... "Bip Lite" deixava-me na dúvida. Sempre fiquei com uma ideia de que era básico. Mas não é, dei conta disso mal o liguei.

Na caixa vamos encontrar o relógio e a base de carregamento.

Ao tirá-lo da caixa sente-se logo o reduzido peso do relógio. A construção é em policarbonato e o vidro é um Corning Gorilla Glass. Tem um design simples que gosto muito e apenas um botão na lateral. Na traseira temos o sensor de batimentos cardíacos e os contactos de carregamento. A bracelete é em silicone e tem algo de bom que é a possibilidade de poder ser fácilmente trocada, não só por questões estéticas mas também pelo desgaste que possa vir a sofrer.

O vidro é realmente resistente a riscos e eu que o diga, que tenho praticamente todos os relógios riscados no visor. Durante primeiro mês de uso, mesmo com algumas pancadas inadvertidas, continua como novo. Claro que podem sempre comprar uma película que protegerá melhor o vidro do relógio.

Funcionamento
A interacção com o relógio é através de um botão que se situa no lado direito e através de toque no ecrã. Temos várias funcionalidades disponíveis no relógio. O controlo de actividades, meteorologia, bússola e cronómetro são algumas delas. Claro que a maioria das configuração de utilização é feita na app Mi Fit à semelhança dos outros relógios da Xiaomi. Mas devo dizer que não estava à espera de tanta "coisa" dentro de uma pequena caixa com um visor.... (Ver video)




Desporto
Para a pratica de desporto, faz o que compete e bem. O GPS é preciso e fornece dados durante as actividades tais como Km percorridos, Tempo de actividade, Batimentos cardíacos, Ritmo, Declives, etc. Claro que após sincronizar com o telemóvel vamos poder ver ainda mais ao pormenor o nosso esforço físico, assim como o percurso no mapa. Em média, o uso de 30 minutos de GPS implica a perda de 4% de bateria. A única coisa que sinto falta neste relógio é o leitor de MP3 para as corridas, nem que tivesse só 1GB de espaço era o suficiente. Mas não se pode ter tudo e pelo preço acho que é justo.


Notificações
Relativamente ás notificações, foi do melhor que vi até agora. Na aplicação posso escolher quais as notificações/apps que serão apresentadas no relógio e ao contrário de outros relógios, mesmo que me afaste do telemóvel, ao aproximar novamente, o relógio e o telemóvel sincronizam fazendo com que não perca nenhuma notificação. Noutros relógios que experimentei, tinha que efectuar a sincronização manual após quebra de conexão, sob pena de não receber nenhuma notificação.
De salientar também que podem rejeitar ou desligar o toque de uma chamada, apartir do relógio.

Autonomia
A autonomia é um dos pontos fortes deste relógio. Mas não contem com os anunciados 45 dias, a não ser que não o conectem ao telemóvel e só usem como relógio. O meu primeiro carregamento completo durou 20 dias, mas foi com bastante uso e GPS. A média de perda percentual por dia são 4 a 5%.


App
A aplicação utilizada é a Mi Fit, que faz o essencial, mas não permite que se veja por exemplo,o nome do autor da chamada, a não ser que alterem o idioma do telemóvel. A aplicação é bastante completa e bem trabalhada, nada daquelas aplicações chinesas com um inglês "martelado". É toda em português e com um interface simples e de fácil navegação.




Opinião Geral
Depois de ter testado alguns smartwatches, conforme ia passando de um para outro ia-me lembrando de uma ou outra funcionalidade útil e bem concebida que uns tinham e outros não. Para terem uma ideia, testei dois relógios Android na faixa dos 100/120€ com especificações muito boas e nenhum deles tinha a possibilidade de interagir com a chamada do telemóvel e as notificações eram pouco aprimoradas. Depois testei uma simples smartband que permitia rejeitar a chamada....
Fiquei tão contente com este relógio e as suas funcionalidades e simplicidade, que tenho receio de ter aumentado a fasquia, quando for testar novos relógios. Atenção que não estou a dizer que este é o melhor que há, quero apenas dizer que nesta faixa de preço, duvido que encontrem melhor. Há funcionalidades que às vezes dizemos que não precisamos, mas acreditem que depois de as usar, não queremos outra coisa e o Amazfit Bip reúne um pouco do útil e bom de cada relógio que já testei.
Se quiserem tirar o máximo partido do relógio, recomendo que instalem a aplicação Notify & Fitness (screenshots abaixo), é paga mas vale bem a pena pois conseguem costumizar ainda mais o relógio e fazer uma melhor gestão dos recursos e notificações. Para instalar outras skins ou watchfaces, instalem a app Amazfit Bip e Cor Watchfaces. Estas aplicações não interferem com a Mi Fit que pode manter-se instalada no telemóvel a trabalhar "nos mínimos".

Não percam em breve o tutorial onde ensino a ligar luzes Yeelight utilizando o botão do relógio.






Onde Comprar: http://bit.ly/2OAmTb     - Selecionar metodo de envio - Priority Line
Cupão: BIPGB Fica por menos de 55€ Já com portes via priority line incluidos


Alternativa:       http://bit.ly/2OU1jTl      - Selecionar metodo de envio - Priority Direct Mail



2 comentários: