Automatizar Portão Elétrico com Sonoff SV e Comando Original... Por Bruno Melo

Quem segue a AMCD há alguns anos, sabe que introduzi em tempos a rubrica "Texto de Autor", ou seja, por vezes na nossa comunidade, Página de Facebook, Grupo e nas várias redes sociais aparecem ideias interessantes que merecem ser partilhadas e desafio as pessoas a mandarem-me conteúdo para partilhar! E felizmente o Bruno Melo arregaçou as mangas e em conjunto com a Comunidade Portuguesa de Home Assistant criou um Tutorial DIY para comandar o portão elétrico remotamente usado o Home Assistant, um Sonoff SV com algumas alterações. Curiosamente a abordagem do Bruno surgiu após a publicação deste artigo: http://www.aminhacasadigital.com/2018/10/comandar-o-portao-da-garagem_10.html 

A ideia do Bruno Melo é usar o Tutorial abaixo para substituir o Gogogate2 que partilhei à dias e vou integrar na minha garagem, por uma solução que custa abaixo de 10 Euros. Como podemos ver existem um monte de ideias para todos os bolsos, e para todo o tipo de pessoas, as que tem mais ou menos habilidade para alguma bricolagem.

Tens ideias como o Bruno Melo? Queres partilhar com os nossos leitores, envia os tutoriais das tuas implementações para [email protected]

Brevemente vou realizar uma rubrica em vídeo onde quero que me mostres a tua Casa Digital, vai preparando ideias e ganhando alguma coragem!

Automatizar portão elétrico com sonoff sv e comando originalpor Bruno Melo


Neste tutorial vamos poder configurar 2 botões do comando do portão que no meu caso um abre a folha mais pequena e outro que abre ambas as folhas. Então comecei por configurar o Sonoff SV para contacto seco, ou seja para simular o pressionar do botão do comando. Vamos então começar por retirar estes 2 pequenos componentes…


Ficando com este aspecto.

Depois temos de "chantar" estas 2 pistas.

Depois de isto tudo pronto vais ter de flashar o Sonoff SV com o tasmota. Para isso podemos usar o tutorial existente no fórum Comunidade Portuguesa de Home Assistant que se encontra neste link (https://forum.cpha.tech/t/como-flashar-um-sonoff-basic-com-tasmota/33) ao qual não sou o responsável mas tenho autorização para partilhar convosco e direciono todo o crédito ao fórum da comunidade portuguesa home assistant pelo tutorial.
Depois de tudo configurado conforme tutorial vamos soldar os fios aos botões do comando.
Que no meu caso estão assinalados com as bolas vermelhas os pontos a soldar.

Que depois vamos soldar um dos botões do comando ao Sonoff SV nas pistas que aparecem na seguinte imagem.



Depois disso vamos novamente recorrer ao tutorial realizado pelo fórum Comunidade Portuguesa de Home Assistant ao qual redirecciono novamente todos os créditos pois foi com ajuda dos mesmo que consegui realizar todos estes passos, vamos configurar a gpio 14 para podermos usar o 2 botão do comando para abrir o portão. Para isso basta seguir o seguinte link (https://forum.cpha.tech/t/como-abrir-a-garagem-com-o-comando-original-a-partir-do-home-assistant/863) que também tenho autorização para partilhar convosco. Depois de tudo configurado é só ligar os fios nos pinos da gpio14 ficando com este especto final…


Espero que este pequeno tutorial vos seja útil como foi para mim e novamente volto a relembrar que grande parte do tutorial tenho de atribuir os créditos ao fórum comunidade portuguesa home assistant.

Os contactos gpio 14



Onde Comprar?

0 Comments: