Estores Inteligentes! Interruptores que vão mudar a minha vida!

Finalmente trago o artigo dos meus interruptores inteligentes para estores elétricos! Sim é a par com a aspiração autónoma o tema que suscita mais interesse das pessoas com quem estabeleço contacto!

Demorei a escolher a solução ideal para os estores da minha casa! A minha casa digital já tinha estores elétricos, mas funcionavam com os típicos interruptores normais, para cima e para baixo!

Algumas das opções que foram consideradas:

Sonoff
Andei a ver o que existia no mercado, desde as soluções da Sonoff, que nunca fui o maior fã apesar do baixo preço, dado os problemas com o servidor, apesar de ser a marca preferida da malta que faz DIY em Portugal, pois permite ser flashado com o firmware Tasmota e ser utilizado no Home Assistant, não usando para isso a cloud nem ter os problemas dos servidores da EWeLink, mas como não sou tipo de bricolages, soldas, etc, prefiro soluções funcionais, sem invenções adicionais... quem quiser algo deste género tem muita informação e apoio no Fórum CPHA.


BH onofre
e para isso temos um solo nacional uma solução fantástica chamada BHonofre, do meu amigo Bruno Horta do Movimento Maker. Trata-se de um dispositivo semelhante ao anterior baseado em hardware open souce que pode ser adquirido em kit para montar, ou já pronto a rolar, era a hipótese que ia avançar, mas à procura é tal que está sempre esgotado!

Shelly
A alternativa internacional ao BHonofre, sem ter que andar a inventar é o Shelly, mais um dispositivo baseado em ESP e que permite ligar à rede Wi-Fi e comandar estores ou outros dispositivos, mas sinceramente não queria colocar o Shelly por consideração ao Bruno e ao que se faz a nível nacional. Por isso não avancei...

Zemismart
E a escolha caiu nos interruptores de parede Zemismart, que já conhecia e até algumas variantes deste, e não avancei mais cedo, pois fiquei no impasse de receber os BH Onofre e também depois de ficar flagelado com os vários switch que mandei vir da China, desde as tomadas e interruptores Xiaomi de parede que não eram Standard Europeu, logo não cabiam nas nossas tomadas, e também quando experimentei os interruptores da Sonoff de luz, que são demasiado básicos que não suportam sequer comutação de escada, fora o aspeto mauzinho que tem.

Mas o que me fez avançar?
Foi o meu amigo Bruno Paula Cardoso, que desde já agradeço por ter avançado sem medo a comprar e testar na casa dele com sucesso, que removeu todas as minhas incertezas, impasses e desculpas em avançar!
Tratei de fazer chegar um interruptor Zemismart, o Bruno enviou-me outro e em pouco mais de duas semanas instalei na minha casa digital na cozinha e na sala.

A instalação
Como sabem, não sou o tipo mais prendado para bricolage, e no que compete a eletricidade não mexo. Por isso, o meu cunhado Adriano, que vive aqui no prédio ao lado deu mais uma vez o corpinho ao manifesto e instalou os interruptores Zemismart inteligentes na parede.
O desafio era saber se teria a ligação neutro junto ao interruptor ou não, e felizmente veio a confirmar-se que sim! Pois caso não tivesse, teríamos de passar um cabo de cobre azul (neutro) desde o automatismo de estore, até ao novo interruptor, segundo percebi este é responsável por manter a ligação Wi-Fi ativa entre o interruptor e o Router. Escusado será lembrar que é preciso ter algum sinal Wi-Fi junto ao interruptor para que isto funcione corretamente.

Aplicação e Conexão à Cloud
Zemismart pelo que suspeito é uma remarcação da Tuya, marca que fabrica os produtos da casa inteligente da Blitzwolf, pois utiliza a mesma app "Smart Life" o que é excelente pois reduz o número de apps a usar em casa e permite integração entre dispositivos.
Adicionar na Smart Life basta selecionar o modo cortina, indicar as credenciais da rede e siga! Piece of cake! Passado uns instantes estamos a manobrar o estore pela aplicação, levantar, baixar e pausar!
Podemos ainda definir horas para abrir e fechar, ou abrir/fechar ao nascer ou por do sol! Ou dizer, se chover fechar os estores! E pura e simplesmente deixar de pensar que existem estores!

O Interruptor Zemismart
Admito que gostei da boa pinta do interruptor Zemismart! Branco com acrílico por cima, uns leds que iluminam a operação selecionada, simples e práticos, não há muito mais a dizer!

Alexa e Google Home
Estou a usar ainda a Alexa para comandar os estores, principalmente o da Sala que não o tenho automatizado para fechar, pura e simplesmente porque posso deixar a minha esposa fechada na varanda quando está a colocar a roupa a secar, isso obriga a comandar o estore e para isso temos usado o comando por voz pela Alexa ou o botão do interruptor.
Tenho já integrados os interruptores Zemismart no Home Assistant, tema que irei abordar num tutorial do Home Assistant para Maçaricos.

Resumo
Os Interruptores Zemismart estão a realizar as funções tal qual as idealizei, de forma eficaz e ficam muito bem na parede! O servidor da Smart Life tem funcionado a 100% até ao momento. E tal recomendo a compra que já tenho os 3 interruptores que me faltam a caminho, bem como mais alguns modelos da Zemismart que vou testar!

Onde comprar:
AliExpress: https://goo.gl/DnNvT6

Recomendo a aquisição de unidade a unidade para não exceder os 22 euros. Acima desse valor há o risco de pagamento de taxas alfandegárias.

Agradecimentos: Adriano Salgado, Bruno Paula Cardoso e Bruno Horta.

App Smart Life



Instalação

Esquerda: Zemismart | Direita: Sonoff 1 Gang









54 comentários:

  1. A integração no HA foi fácil? Eu tenho cá os sonoff dual todos mas a bricolage está a dificultar a instalação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duvido que tenha integração com ha. A partir do momento que usa a cloud deles, alguém terá que fazer um reverse engineering de modo a sacar o protocolo para comunicar com eles ...

      Eliminar
  2. Este tipo de soluções em clouds xinesas Não me dão conforto nenhum... Depois um dia destes fecham a cloud e fica se com um problema em maos... Tenho sonoffs mas a primeira coisa que faço é retirar o firmware original.

    ResponderEliminar
  3. Grande artigo!! Vem mesmo a calhar pois nos próximos meses será algo a aplicar em duas moradias… ;) Vou tirando algumas ideias… :D :D

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho os shellys e não podia estar mais satisfeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Shellys, suponho que o 2.5, avisam o estado dos estores? (Aberto/Fechado) Permitem abertura parcial? Também é possível abrir todos os estores de uma divisão específica? Obrigado!

      Eliminar
  5. Eu tenho fibaro, são caros mas valem bem a pena. Recomendo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu também tenho fibaro e são brutal! com samsung Smartthings

      Eliminar
  6. Os Zemismart se não tiverem acesso à Internet/wifi funcionam na mesma sem problemas? O Sonoff 1 Gang (que aparecem na imagem) é para quê? Luz? Funciona bem?

    ResponderEliminar
  7. "Sonoff de luz, que são demasiado básicos que não suportam sequer comutação de escada, fora o aspeto mauzinho que tem." Suportam sim, é necessário criar rotinas/cenas. Mas suporta e muito bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por curiosidade, existem alguns a suportar comutacao de escada?
      Obrigado

      Eliminar
  8. Os que instalei foram os Touch EU. Sendo depois necessário fazer a "programação" criando cenas na app para as 4 possíveis possíveis.

    ResponderEliminar
  9. Olá, os interruptores zemismart funcionam tambem sem Internet?

    ResponderEliminar
  10. Os interruptores permitem programar as posições máximas de abertura e fecho dos estores e parar automaticamente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa questão é relevante pois por vezes apenas queremos abrir um pouco as laminas do estore. Este interruptor não é igual ao da Zemismart mas 6€ mais barato? https://pt.aliexpress.com/item/Tuya-Vida-Inteligente-WiFi-Switch-Cortina-El-trica-para-Persiana-motorizada-Cortina-Cega-Inicial-do-Google/32963064005.html

      Eliminar
  11. https://pt.aliexpress.com/item/Tuya-Vida-Inteligente-WiFi-Switch-Cortina-El-trica-para-Persiana-motorizada-Cortina-Cega-Inicial-do-Google/32963064005.html

    Estes permitem abertura parcial? funcionam bem como os Zemismart?

    ResponderEliminar
  12. Tenho uma questão sobre estes Zemismart.
    Estão a funcionar 5 estrelas, mas a aplicação Smart Life não me dá o status do estore... ou seja, fora de casa, não sei se está aberto ou fechado.
    Outra questão que me está a aborrecer, é a integração com o Home da google onde tenho todos os outros aparelhos integrados da sonoff e yeelight. Integra com o smart life, mas sem o poder operar a partir daí.... alguma ajuda?!
    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho o mesmo problema. encontrou solução? Obrigado!

      Eliminar
  13. Boa tarde a luz azul fica sempre ligado ou passado algum tempo desliga?

    ResponderEliminar
  14. Consegue controlar esse interruptor por voz com o Google assistente?

    ResponderEliminar
  15. Instalei o meu e desprogramou o fim de curso dos estores, ou seja fecha de mais ou abre de mais, é normal ou é de ser dos chineses?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus funcionam na perfeição. Sem problemas a reportar

      Eliminar
  16. RFernandes, eu não confio nos meus quando mando subir ou descer e muito menos pois umas vezes para no sitio certo, outras passa o fim de curso ou a subir ou a descer, mas com o interruptor normal isso já nao acontece, o que é estranho é que o fim de curso do motor é mecânico, um parafuso sem fim que bate no interruptor e obriga-o a desligar/ ligar...

    ResponderEliminar
  17. Estes switches Zemismarts permitem ser controlados fora de casa, ou apenas funcionam com a rede Wi-Fi existente em casa?

    ResponderEliminar
  18. Existem duas versões EU Type do Zemismart . Quais as diferenças?

    ResponderEliminar
  19. Instalada e a funcionar tudo impecável!

    ResponderEliminar
  20. Boas, tenho o novo router v5 da NOS e todos os interruptores deixaram de funcionar. Entrando nas opções do router consigo ver que eles estão ligados, mas na aplicação dá offline. Alguém consegue-me ajudar? Para testar usei o telemóvel como router e eles funcionaram corretamente. Zemismart
    obrigado

    ResponderEliminar
  21. Olá. Tentei instalar o meu interruptor zemissmart mas apenas tenho 22 MHz. Não estou a conseguir instalar o interruptor..... obrigado desde já. Abraço

    ResponderEliminar
  22. ola,
    Ha forma de colocar estores eléctricos, controlados por algum produto da xiaomi?

    ResponderEliminar
  23. Não é necessário mais nada para além do fio neutro? É retirar o interruptor normal e colocar o outro?
    Abraço

    ResponderEliminar
  24. Tenho 3 zemissmart, funcionam bem apesar de no google home apenas ser possível comandar por voz. Mas o meu grande problema é que em stand by fazem um ruído brutal (agudo chamado coil whine). Mais alguém tem este problema com os zemissmart? Vou ter que os trocar porque é mesmo insuportável.

    ResponderEliminar
  25. É possível controlar os estores pela Alexa com percentagem ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é uma questão que gostaria de saber, pois ando a pesquisar e até agora só mesmo abrir e fechar os estores na totalidade. :(

      Eliminar
    2. É possível definir os segundos para a ação de abrir ou fechar. Por exemplo, tenho uma ação de abrir com 2 segundos, que é o tempo suficiente para abrir as lâminas...

      Eliminar
  26. Se faltar a luz ou se o quadro disparar quando a luz é restabelecida o equipamento liga se sozinho à rede ou temos que voltar a fazer a configuração?

    ResponderEliminar
  27. Grande dica, muito bem explicado . Vou já comprar os meus e por em prática. Agradeço imenso. Obrigado

    ResponderEliminar
  28. Recomenda Zemismart para os estores e o Sonoff 1 Gang como interruptor para iluminação, o Zemismary consegui encontrar na loja, mas sonoff 1 gang não consigo encontrar, tem como me enviar um link de referência?
    Muito obrigado

    ResponderEliminar
  29. Tenho a app smart life. Como posso configurar para abrir só o estores até meio? Só consigo abrir tudo ou fechar tudo em automático?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de adicionares a ação de abrir adicionas uma ação de retardo com o número de segundos necessários para o estore ficar onde pretendes. Finalmente adicionar uma ação de pausa.

      Eliminar
  30. Para além do zemismart e tuya já alguém estou outras marcas? Queria mudar os interruptores todos de casa, uma vez que os shelly 2.5 embora com maior potencialidade ficam mais caros, mas estou muito indeciso sobre que marca escolher. Não percebi ainda bem as diferenças entre cada marca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho Zemissmart há quase 2 anos sempre a funcionar na perfeição. É bom chegar ao escritório de manhã e já ter o estore aberto :)

      Eliminar
  31. Boa tarde, instalei um interruptor zemismart para os estores mas não consigo adicionar o mesmo à APP smartlife. Preciso ter obrigatoriamente um Hub? Tenho um mas Xiaomi, não sei se funciona com este...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a ajuda pois estou reticente em mandar vir mais ..

      Eliminar
    2. Não é preciso HUB. Não deve ter problemas de maior em adicionar à APP. Garanta que tem o wifi e o GPS ligado no telemóvel. Também pode utilizar a APP TUYA em alternativa, é a que utilizo atualmente.

      Eliminar
    3. No meu caso a App ( nem a TUYA) detetou o interruptor. =\ penso que me falta colocar o mesmo em modo "detectavel". Conseguem me dar as instruçoes ? basta pressionar um botao 15 segundos até piscar ?

      Eliminar