Garmin(R) e sistemas WIMU na liderança da tecnologia aplicada ao rendimento desportivo



A Garmin está a trabalhar conjuntamente com a espanhola Realtrack Systems para conquistar a liderança daquela que é considerada a nova realidade do setor desportivo: a tecnologia aplicada ao rendimento. As duas empresas vão criar uma série de sinergias tecnológicas em torno de um dos sistemas de monitorização desenvolvido pelo fabricante espanhol – o WIMU Pro – que recebeu recentemente a certificação IMS por parte da FIFA.


Tecnologia Garmin no WIMU Pro
A Garmin vai integrar a sua tecnologia avançada de medicação de frequência cardíaca, que monitoriza permanentemente o ritmo cardíaco e as pulsações por minuto em tempo real. Com os dados gerados, os utilizadores conseguem obter informações sobre as calorias queimadas, ou sobre os níveis de intensidade de uma atividade desportiva. A combinação entre esta tecnologia da Garmin e o conjunto de ferramentas e tecnologias presente no WIMU dá ao utilizador mais de 200 variáveis diferentes, com elevada precisão, e gera mais de 20.000 dados por segundo facultados pelos desportistas que usam este sistema durante as suas atividades desportivas.

Cada atleta transporta consigo um monitor de frequência cardíaca no peito e um dispositivo WIMU num colete desportivo durante a sua atividade, o que resulta no registo de um vasto leque de dados recolhidos durante as diferentes etapas do treino, da competição ou da recuperação. Todas as informações fornecidas pelo WIMU ficam guardadas na cloud, facilitando a análise, avaliação e exploração das mesmas.

Múltiplos benefícios
Através da tecnologia da Garmin e das ferramentas do WIMU, os atletas podem obter dados extremamente precisos acerca das atividades que realizam, que são essenciais não só para a otimização de treinos e provas, mas também para o aumento do seu desempenho pessoal e capacidade física.

Estes dados podem também ser analisados e trabalhados pelos treinadores para a criação de treinos mais personalizados e focados em determinadas limitações ou correções necessárias, ou mesmo por clubes, federações e associações desportivas que podem utilizar esta informação para melhorarem o conhecimento sobre um determinado atleta ou sobre um grupo específico de desportistas.

O futuro do desporto
Há muito que a tecnologia está a funcionar como motor de evolução do desporto. A informação gerada por todos os dispositivos utilizados é cada vez mais crucial para o melhoramento do desempenho físico dos atletas. Esta é, aliás, uma realidade já apoiada por grandes entidades desportivas como a FIFA, que autorizou recentemente a utilização de tecnologia de monitorização em competições desportivas.

A Realtrack Systems participa ativamente em iniciativas que promovem a tecnologia no desporto, nomeadamente em espaços onde esta inovação já está muito presente, como é o caso do Centro de Inovação do FC Barcelona, do Centro de Inovação de Futebol Mexicano, e de dezenas de universidades especializadas em ciências do desporto, em todo o mundo. Entre os utilizadores mais conhecidos do WIMU Pro estão várias equipas de futebol que jogaram no Mundial da Rússia, e equipas de andebol, hóquei, voleibol, futsal, entre outros desportos de equipa praticados em ambientes indoor ou outdoor.

Garmin mantém compromisso com o desporto
Fundada em 1989 e especializada no desenvolvimento de dispositivos GPS, a Garmin é sinónimo de inovação, qualidade, confiança e funcionalidade. A empresa trabalha diariamente para disponibilizar uma variedade de dispositivos especificamente desenhados para melhorarem o dia-a-dia de milhões de utilizadores, e é hoje em dia uma marca de referência nas áreas que trabalha: automóvel, náutica, outdoor, fitness e aviação.

Todas as gamas associadas ao segmento de fitness e bem-estar destacam-se pela qualidade, pelos avanços tecnológico e pelo impacto positivo que têm na vida dos seus utilizadores. Com um design prático, elegante e moderno, os vários equipamentos da Garmin oferecem recursos de conectividade e monitorização que geram dados cruciais para a evolução desportiva dos atletas, sejam eles amadores ou profissionais. Para complementar a sua oferta de equipamentos, a Garmin disponibiliza também uma série de aplicações e plataformas que agilizam toda a recolha, análise e leitura dos dados. É o caso da comunidade online Gamin Connect que permite o carregamento, download e transferência dos dados recolhidos e de planos de treino, e a partilha de informações com terceiros.

0 Comments: