Painel internacional de especialistas em robótica irá decidir o resultado do concurso EPSON



  • A Epson alia a tecnologia ao talento ao sortear três robots através do seu concurso na região EMEAR. Especialistas do setor e dos campos académico e político, provenientes de todo o mundo, avaliaram as candidaturas a partir de 15 de dezembro.
  • Espera-se que, em 2019, o número de robots industriais implementados a nível global aumente aproximadamente até aos 2,6 milhões de unidades.
  • O concurso procura estimular a adaptação das novas gerações de profissionais e estudantes, a um futuro mercado de trabalho totalmente conivente com a robótica.
 A Epson orgulha-se de anunciar o júri da primeira edição do concurso de robótica, composto por cinco especialistas representantes do setor tecnológico, do campo académico e político de toda a Europa. Estes especialistas analisarão as propostas da primeira edição da competição na Europa, Médio Oriente e Rússia para ganhar robots da série T da Epson. O concurso pretende aproximar a inovação tecnológica dos talentos do futuro: universidades, escolas profissionais e centros de investigação que trabalham atualmente em ideias para promover o crescimento e o desenvolvimento do setor da robótica e da automatização.

O júri começará a avaliar os participantes em janeiro, depois de uma primeira pré-seleção das propostas recebidas. As candidaturas que passarem a pré-seleção serão convidadas a apresentar os seus projetos perante o júri durante uma sessão presencial. A data limite para o envio de candidaturas é até 15 de dezembro de 2018.

Quem são os 5 membros do júri?
  • Eva Kaili: deputada do Parlamento Europeu, Representante do Movimento Socialista Pan-helénico (Pasok/Elia), Diretora do Painel de Avaliação de Opções Científicas e Tecnológicas (STAO) do Parlamento Europeu.
  • DrImre Paniti: MTA -SZTAKI, Instituto de Ciências da Computação e Controlo da Academia de Ciências Húngara.
  • Patrick Schwarzkopf: Diretor Executivo da VDMA Robotics + Automation.
  • Professor Darwin Caldwell: Diretor de investigação no Instituto Italiano de Tecnologia de Génova, Itália, e professor convidado do Departamento de Controlo Automático e Engenharia de Sistemas da Universidade de Sheffield.
  • Yoshifumi Yoshida: Diretor Executivo da Epson, anterior COO, divisão de operações e soluções de robótica.

Volker Spanierresponsável pelas soluções de robótica da Epson Europe, revelou hoje os nomes dos membros do júri e comentou: “É maravilhoso ter pessoas com um vasto leque de experiências, domínio e representação geográfica no júri para esta primeira edição do concurso de robótica Epson. O júri avaliará os projetos selecionados tendo em conta todos os aspetos do desenvolvimento da automação e irá selecionar um projeto vencedor, que se destaque por fornecer inovação real no campo da robótica”.

Além disso, o porta-voz acrescentou: “O interesse que este concurso recebeu em toda a região EMEAR foi inspirador e demonstra o desejo fervoroso e real das gerações futuras em entender como as soluções de robótica e automação funcionam, assim como em desenvolvê-las. Colaborar para oferecer uma experiência real a estudantes e centros de investigação, bem como ajudar no desenvolvimento de habilidades e estudos digitais é algo que a Epson, como empresa, está verdadeiramente comprometida.”

O mercado de trabalho do futuro: trabalhar com robots

É esperado que o número de robôs industriais em funcionamento atinja aproximadamente os 2,6 milhões de unidades em 2019 e que a adoção de robots aumente cerca de 20% ao ano durante os próximos dois anos, sobretudo nos países da Europa Central e de Leste, que ficarão logo atrás da China, país que apresenta a maior taxa de crescimento a nível global.
Este visível crescimento torna a robótica central para o futuro de setores como o fabril ou da saúde. Adicionalmente, os robots demonstram ser uma excelente ajuda em tarefas relacionadas com formação e na redução do desperdício e do consumo energético. Para impulsionar esta revolução de economia verde e circular, a Epson oferece aos jovens da região EMEAR a oportunidade de imaginar um mundo melhor, graças aos robots.
A Epson é um fabricante de robótica líder do setor, que trabalha para que esta seja mais acessível a todos os setores, tanto para grandes empresas como pequenas, com uma gama de robótica escalável e flexível que incluí a mais recente tecnologia de dois braços como o Worksense W-01 até modelos mais económicos, como o T3, T6 e VT6.

Pode encontrar mais informação sobre o concurso e como participar através: https://www.epson.eu/robots-contest. Nas próximas semanas, a Epson publicará entrevistas com todos os membros do júri na página oficial do concurso.  

0 Comments: