Portão de Garagem Inteligente com Gogogate2 - Instalação e 15 dias depois!

Se não leste o artigo anterior, podes fazê-lo aqui: https://www.aminhacasadigital.com/2018/12/portao-de-garagem-inteligente-e-gerido.html

Este post não tem por objetivo detalhar as cenas que o Gogogate2 faz, pois está abaixo um vídeo onde explico o funcionamento e instalação, e também já abordei e fiz o unboxing no passado.

A verdade é que quis esperar mesmo alguns dias até poder escrever tudo isto... e posso desde já garantir que estou satisfeito!
A verdade é que me tem facilitado a vida. Conforme já disse aqui várias vezes, tenho 2 filhos e sou eu que os levo à escola, o meu filho mais novo sofre de Transtorno de Espectro de Autismo, e apenas o sair do prédio para entrar na garagem e abrir manualmente a garagem era um segundinho para ele desviar-se, pois necessitava de ambas as mãos o portão....


Sair de Casa está mais rápido e mais fácil!
Atualmente a minha rotina mudou! Saio do apartamento e dou o comando de voz à Alexa que está na entrada do apartamento, desço com os miúdos e quando chego o portão está aberto e pronto a entrar. Ou seja, não uso nem comando, nem aplicação, nem o relógio! Meto a criançada no carro, coloco o smartphone aberto na base do carro, através da App Gogogate2 mando fechar o portão e seguimos para a escola! Enquanto saio da zona do condomínio consigo ver o fecho a acontecer sem ter de estar a pasmar até que o portão se feche!

O chegar a casa...
É quase o processo inverso, estou a entrar no condomínio e abro a aplicação, abro o portão remotamente. Quando chego ao portão ele está aberto e é só entrar. Para fechar a garagem dou o comando de voz para fecho da garagem à Alexa, e o portão fecha automaticamente.
Em dias de chuva a minha esposa segue direta para a garagem, e como tenho os alertas ativados, sei que já não posso ter a garagem disponível e em caso de dúvida, posso validar se está ocupada ou não através da câmara!



Resumindo
O Gogogate2 permite muito mais que isto, criar regras do tipo: Estou a chegar a casa, ao chegar ao raio de X Kms abre o portão, acho estas regras giras, mas não me dão confiança nem segurança para que algumas variáveis que corram menos bem e ficar com a garagem aberta.
Deixo também já o comentário, que sei que existem soluções que podem fazer algo semelhante, com algum (bastante) faça você mesmo, mas como sempre digo, aqui eu retrato as minhas opções para a minha casa, o meu cenário e as dificuldades.
Gogogate2 custa mais de 100 euros... se vale o dinheiro? Como solução integrada, desenvolvida, estável e funcional? Claro que sim, sem duvida nenhuma!

Fica a dica... brevemente temos por aí a integração com o Home Assistant!

Onde Comprar? 
Site Oficial: www.gogogate2.com
Nas lojas Leroy Merlin.


Sensor de Abertura de Porta
App Gogogate2
 

0 Comments: