Coloquei Wi-Fi Super Rápido em toda a Casa com Devolo Magic

Certamente viste o meu artigo sobre os problemas que tive em casano Wi-Fi. Já há algum tempo que sabia que iria colocar uma solução Wi-Fi Mesh cá em casa, mal eu imaginava que seria mais rápido do que eu imaginava.

Mas afinal o que é o Wi-Fi Mesh?
A rede Wi-Fi Mesh consiste em nós (pontos) de rádio organizados em uma topologia mesh (em malha). As redes Wi-Fi Mesh são compostas de clientes, routers e gateways mesh. Eles distribuem o sinal de Wi-Fi de forma uniforme e sólida em casa.
Em redes mesh, os pontos mesh conectam-se entre si e enviam o sinal WiFi de um para outro, bem como, para a área que os rodeia. Basicamente, é como um cobertor de retalhos que cobre todo o espaço.

Exemplo:
Se um smartphone estiver conectado ao ponto de acesso mesh A e está tentar comunicar com o router de internet conectado ao ponto de acesso C, o ponto de acesso mesh B, que fica entre ambos, irá fornecer uma melhor comunicação.
Estes pontos intermédios são chamados de "saltos" ou "hops" da rede mesh. Cada salto introduzirá certo nível de atraso, por esta razão é ideal que o número de saltos seja minimizado, por exemplo, encontrando o ponto mais direto entre eles.

A minha escolha no meu cenário doméstico
Depois de analisar o mercado de dispositivos Wi-Fi Mesh e tendo em conta as minhas necessidades, a escolha recaiu sobre os Devolo Magic2.

E porquê? É simples de explicar, pois vivo num T3 num segundo andar com 120m2, datado de 2001, com algumas comodidades, mas total ausência de cabo de rede pela casa. Fora isso preciso de internet na garagem, onde tenho o estúdio, bem como toda a segurança, câmaras e portão inteligente.

O facto da linha Devolo Magic integrar nos mesmo equipamentos Wi-Fi Mesh e Powerline em simultâneo, pareceu-me a melhor opção!

A instalação dos Devolo Magic2 na minha casa
O meu kit de Devolo Magic 2 é o pack com 3 dispositivos. Um tipicamente para ligar junto ao Router com uma entrada de rede e sem Wi-Fi, e outros dos módulos com Powerline + Wi-Fi Mesh e duas portas de rede.

Mais importante que partilhar o meu cenário parece-me mais importante explicar que qualquer um deles pode ficar junto ao router, algo que fiz confusão inicial ao instalar!

No final e conforme poderão ver no vídeo abaixo, acabei por instalar no meu apartamento os dos módulos com Wi-Fi Mesh e instalei o módulo apenas com powerline para instalar na Garagem/Estúdio pois lá tenho um router onde ligo os Microserver já pre-configurado para os dispositivos desse espaço.



Internet sempre a acelerar!
No apartamento fiquei com velocidades superiores aos 100Mbps com os 2 dispositivos Wi-Fi Mesh, velocidade que está contratada à Vodafone. A internet esta disponível em toda a casa, variando como é óbvio a velocidade, mas rolando sempre acima dos 60 Mbps!
No piso -1, ou seja na Garagem/Estúdio consegui obter ligações de 50/70 Mbps o que é óptimo tendo em conta que temos um Powerline com distância de 3 pisos e uma instalação elétrica com alguns anos! Comparativamente aos Powerlines anteriores obtive velocidades máximas em torno dos 30 Mbps, portanto estou muito satisfeito com os resultados!

Sobre os Devolo Magic
Esta linha Magic da Devolo vem substituir a conhecida linha anterior DLan, apenas Powerline. A diferença é na própria tecnologia Mesh + Powerline que abre novas oportunidades de configuração, contudo esta nova linha Magic não é compatível com os dispositivos anteriores.

Existem neste momento 2 gamas de Devolo Magic, a Magic 1 e a Magic 2.
A Magic 1 é a gama de entrada e é recomendada para quem tem internet até 100Mbps, possui tecnologia SISO (Single In Single Out) e Portas de Rede Fast Ethernet.
O Magic2 é recomendado para quem tem necessidades maiores, possui tecnologia MIMO (Multiple In Multiple Out) e Portas de Rede Gigabit.
Os Magic 1 e Magic 2 podem ser misturados na mesma instalação.

Mais informações: https://www.devolo.pt/magic









0 Comments: