Os cinco mandamentos da privacidade e cibersegurança




A Eaton, empresa de gestão energética, define cinco regras essenciais que as empresas e os utilizadores devem respeitar quando consideram as preocupações inerentes à privacidade e cibersegurança. Responsabilidade na utilização de dados, bom senso e respeito por boas práticas são alguns dos conselhos da Eaton. Fique a saber mais na lista que a empresa apresenta abaixo.
 
  1. O valor dos dados: quando navega na maior das redes, o utilizador nunca se deve olvidar do princípio essencial inerente a todos os passos que dá na Internet – os seus dados são valiosos. Sempre que abre o browser, o gestor de correio eletrónico ou uma app de trabalho colaborativo, o utilizador está a partilhar informação, e não deve nunca ignorar o facto de que essa informação está a ser recolhida, armazenada e muitas vezes partilhada com terceiros.
  2. Responsabilidade das empresas: as empresas não podem nem devem fugir à responsabilidade que lhes é imputada por imperativos morais e legais – o da proteção dos dados dos seus colaboradores, dos seus clientes e dos seus fornecedores. O enquadramento legal varia de país para país, mas as entidades empresariais devem ter sempre presente esta obrigação e assegurar que os seus processos, sistemas e políticas de formação estão atualizados para responder assertivamente a esta necessidade de proteção de informação.
  3. Um casamento para a vida: a privacidade dos dados e a cibersegurança não são a mesma coisa, mas estão ligados no próprio ADN que partilham. A privacidade dos dados envolve as considerações de autorização de acesso à informação e a cibersegurança foca-se na prevenção do acesso não autorizado a esses dados. As empresas (e os utilizadores) devem ter presente esta ligação íntima quando avaliam as soluções de segurança a implementar.
  4. Bom senso acima de tudo: todos podemos proteger os nossos dados e dar passos de gigante para garantir a segurança da nossa privacidade. Conhecer o cenário onde nos mexemos e as ameaças que ele apresenta é uma primeira abordagem à consciencialização necessárias para criar boas práticas de utilização da Net. É preciso saber bem onde e de que forma partilhamos os nossos dados e compreender como ela vai ser utilizada. Uma dica essencial neste aspeto? Verifique e configure as definições de segurança dos sites e apps que utiliza e apague as que já não usa.
  5. Boas práticas: aprenda a aplicar as boas práticas de cibersegurança para assegurar a privacidade dos seus dados. Não são segredo e são do conhecimento geral, mas sublinhamos com especial ênfase a necessidade de definir palavras-passe robustas, de tomar especial cautela aquando do acesso a redes Wi-Fi abertas ou desconhecidas e de assumir responsabilidade na gestão dos emails. Não conhece o remetente da mensagem? Não sabe a proveniência do link na mensagem de correio eletrónico que acabou de receber? Não abra o email, não clique no link.

0 Comments: