Tentei colocar 2TB numa Box Android A95X Max!

Cá em casa usamos em todas as TVs a Mi Box da Xiaomi, admito que gosto muito da simplicidade do interface do Android TV. Mas a minha sala recentemente foi presenteada com uma Box Android...

Quem segue os meus textos/vídeos há algum tempo deve saber que não sou grande adepto deste tipo de boxes, pois acho-as pouco práticas para uso na TV. Que terá esta de especial que me fez mudar de ideias?

O "Segredo" desta box
Trata-se de uma box A95X Max como tantas outras boxes chinesas, com Android Oreo 8.1 a correr num Amlogic S902X2, mas olhando para esta box tem uma altura acima do normal. Isto porque a sua tampa superior é amovível e permite a adição de um disco SATA que poderá ser um disco mecânico ou SSD, desde que claro tenha o formato de 2,5". Isto muda tudo aquilo que pensei sobre uma box Android!

Comportamento da Box
Instalei a box e tal como disse acima, tem o comportamento normal de uma Box Android que ou se gosta ao não! E não me vou adiantar muito mais neste tema, destaco apenas que este foi o Launch Screen (se é que é assim que se chama no mundo Android) que mais gostei! Muito simpático e próximo ao Android TV.
A box tem um comando completo por IR, mas estou tão habituado ao comando simples da Mi Box (Bluetooth) que não o uso. A box vem com um software já instalado que desconhecia chamado CetusPlay e que me trouxe uma nova realidade para comandar esta box! Gostei e recomendo a sua instalação!

Instalação do Disco
Como dá para ver no meu vídeo, tentei instalar um disco mecânico antigo da Western Digital de 2TB, apesar de ele ter 2,5" tem uma altura demasiado elevada que não me permite fechar a tampa superior, pelo que ficou instalado um disco SSD Kingston de 120GB. Não será definitivo, mas será perfeitamente válido para os testes que vou fazer. O objetivo é colocar efetivamente 2TB nesta Box Android.



Utilização na minha casa digital
Esta box ficará nos próximos tempos na minha sala sendo usada como segunda box, a par com a Mi Box S. Na verdade vou usá-la para servir de "NAS" local, ou seja, um disco ligado à rede que irá servir para armazenar as fotos domésticas e vídeos que gravo em família. Hoje em dia tenho os Microservers no estúdio e sempre que preciso de aceder a informação doméstica ligo um deles para usar o Plex e ver toda os vídeos e fotos domésticas. Por isso vou replicar os dados de fotos e vídeos para esta Box Android e ter esses dados à distância de um clique, assim evitando ligar o servidor. Mas como disse ainda vou entrar em testes, e certamente novidades virão por aí!

Resumindo...
Quem precisa de uma box Android tem aqui uma solução interessante que pode ser usada para usar todas as aplicações habituais, Youtube, Netflix, KODI, Plex e ainda instalar as aplicações do mundo Android. A par disto poder usar um armazenamento de até 2TB parece-me o mais interessante.

Onde Comprar?
GeekBuying: http://bit.ly/2Tx0H8F

Link para o Armazém Alemão, sem qualquer problema com alfandega e entrege rapidamente em Portugal.




0 Comments: