Canon lança a série Sumire Prime



A Canon Europa anunciou o lançamento da sua gama de objetivas Sumire[i] Prime – uma série de sete objetivas cinematográficas de focal fixa luminosas, todas com baioneta PL intermutável, que pode ser modificada para uma baioneta EF[ii]. Para reforçar a oferta cinematográfica da Canon, as novas objetivas – CN-E14mm T3.1 FP X, CN-E20mm T1.5 FP X, CN-E24mm T1.5 FP X, CN-E35mm T1.5 FP X, CN-E50mm T1.3 FP X, CN-E85mm T1.3 FP X e CN-E135mm T2.2 FP X – são compatíveis com qualquer câmara cinematográfica com baioneta PL, equipada com um sensor de formato Integral (full-frame, 35mm) ou um sensor de formato Super 35mm, incluindo as câmaras Cinema EOS. Com a sua aparência cinematográfica moderna e um tom de cor quente comum, estas objetivas de focal fixa foram idealizadas para aumentar a criatividade e a funcionalidade na indústria do cinema. A série Sumire Prime entra no mercado num momento em que os cineastas procuram responder às crescentes exigências por conteúdo de alta qualidade com um toque mais criativo, pessoal e expressivo.

Excelência óptica: a recém-criada 
aparência cinematográfica da Canon
Construídas com a tradição de excelência ótica da Canon em primeiro plano, as sete objetivas de focal fixa oferecem novas capacidades de obtenção de imagens para quem trabalha na indústria cinematográfica. Vocacionadas para o detalhe, apresentam um elemento asférico de grande diâmetro e vidro de dispersão anómala, proporcionando uma aparência aveludada e delicado quando a abertura se aproxima do seu valor máximo durante a filmagem. Este design ótico único resulta numa representação de imagens sólida e natural, oferecendo às produções cinematográficas uma impressionante qualidade de imagem e tons mais quentes. Com uma íris de 11 lâminas, todas as objetivas incorporam controlo manual preciso, para que os cineastas disponham de níveis mais ricos de bokeh para uma melhor impressão dos motivos do vídeo e raios de luz mais suaves – perfeito para criar cenas íntimas que dirigem a atenção dos espectadores para detalhes específicos. Graças ao grande diâmetro da objetiva, é possível oferecer um número T (T-number) mais luminoso, fazendo destas objetivas a escolha ideal para filmar em condições difíceis de pouca iluminação – bem como a captação da cena com uma inconfundível menor profundidade de campo – quando o ambiente e a atmosfera são essenciais.

Baioneta PL com cobertura full-frame
As objetivas Sumire Prime vêm com uma baioneta PL intermutável, que pode ser trocada para uma baioneta EF e de novo para PL. Esta solução oferece variadas opções compatíveis para cineastas profissionais que utilizem câmaras full-frame e Super 35mm – respondendo às necessidades do mercado para filmar em qualquer estilo, desde produções dramáticas até cinema de alta qualidade, quer em estúdio ou noutro local. A compatibilidade das objetivas com o mundialmente conhecido sistema Cinema EOS da Canon, a emblemática câmara Cinema EOS da Canon – a C700 FF – e outras câmaras de cinema full-frame de terceiros ajuda os produtores a conseguir gravações de qualidade superior, à prova do futuro.

Cuidadosamente concebidas para fiabilidade e consistência
A série de objetivas Sumire Prime herda a mesma tonalidade quente e subtil de toda a gama de objetivas de Cinema da Canon. Esta compatibilidade torna mais fácil para os cineastas substituírem as objetivas numa produção sem alterar o tom. Durante as gravações em cenários agitados, esta unidade reduz a necessidade de uma longa calibragem, garantindo consistência entre as várias gravações – não importa qual a objetiva usada. Todas as sete objetivas de foco fixo utilizam engrenagens de passo 0.8 tanto para a íris como para os anéis de focagem e estão posicionados de forma consistente na objetiva. Adicionalmente, todas as objetivas têm o mesmo diâmetro frontal[iii], eliminando a necessidade de ajustar a montagem de acessórios quando se trocam as objetivas. Todas as objetivas apresentam um sistema de resistência de focagem cuidadosamente implementado – permitindo delicados e minuciosos ajustes de focagem, que podem ser feitos num ângulo de rotação de 300 graus. Os cineastas podem confiar no enquadramento quando compõem os seus cenários, pois a objetiva controla o focus breathing (respiração do foco), combatendo a variação da perspetiva que por vezes acontece quando se ajusta a focagem para um novo motivo.

Stephen Hart Dyke, Professional Imaging Product Marketing Manager da Canon Europa, comentou:
"O aumento da competição na indústria do cinema e a exigência crescente dos espectadores em conteúdo de qualidade traduz-se por uma pressão acrescida sobre os cineastas para alargarem as suas barreiras criativas. Como resultado, há uma tendência cada vez maior e procura por grandes câmaras full-frame (sensor de 35mm), que sejam rápidas, e focais fixas luminosas, que consigam uma aparência mais dramática e uma maior qualidade de imagem – caraterísticas que fazem com que as produções se destaquem. No entanto, escolher uma objetiva de cinema full-frame de 35mm ainda é relativamente limitado, razão pela qual as objetivas Sumire Prime oferecem agora aos cineastas profissionais mais escolha, flexibilidade e consistência nas suas filmagens, e ao mesmo tempo permitem-lhes personalizar a sua arte e aprimorar a sua visão criativa com a muito cobiçada 'aparência cinematográfica'."

Para mais informação sobre a nova gama Sumire Prime, por favor visite canon.pt

Estas novas sete objetivas de focai fixa serão apresentadas pela primeira vez a nível global no NAB 2019 (8 – 11 abril), no stand da Canon – Central Hall, C4425.


[i] Sumire (, すみれ, スミレ) é um nome feminino Japonês e também o nome de uma flor delicada.
[ii] Ainda que as sete objetivas na série Sumire Prime venham originalmente com uma baioneta PL, pode ser alterada para uma EF e novamente para uma PL num Centro de Repair & Service da Canon ou num parceiro autorizado

[iii] Todas as objetivas têm a mesma lente frontal com diâmetro de 114mm, que também suporta filtros de enroscar de 105 mm

0 Comments: