NextReality desenvolve app para o Museu da água





A Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL) anunciou recentemente a disponibilidade de uma aplicação que permite conhecer com mais detalhe os monumentos do Museu da Água. A aplicação chama-se "Museu da Água" e foi publicada na passada semana.

Com esta aplicação, os visitantes têm acesso a informação pormenorizada do Museu da Água e a dados sobre os seus espaços culturais. Concebida para o público nacional e para visitantes estrangeiros, a app desenvolvida pela NextReality conta com tecnologia de realidade aumentada (RA) para destacar elementos em três dimensões e conferir voz a personagens históricas – argumentos que permitem valorizar o património do museu e enriquecer a visita com elementos interativos que dão vida à história e que melhoram a experiência do visitante.

A aplicação conta com uma ampla oferta de informações e animações de Realidade Aumentada que ajudam a conhecer melhor as histórias dos monumentos que fazem parte do museu. O museu tem os seus vários monumentos dispersos por Lisboa: o Aqueduto das Águas Livres, o Reservatório da Mãe D´Água das Amoreiras, a Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos e o Reservatório da Patriarcal. Os visitantes destes locais podem aceder a conteúdo enriquecido com realidade aumentada utilizando a câmara do seu smartphone e vendo as animações no ecrã deste equipamento. A experiência é muito intuitiva e revoluciona a experiência do utilizador, conferindo literalmente uma nova dimensão à visita: podemos agora aceder a janelas para o passado do aqueduto, a uma reprodução de todo o aqueduto em holograma e a várias personagens holográficas que nos explicam o contexto de várias das peças em exposição.
 
Além de oferecer uma experiência melhorada com realidade aumentada, a aplicação disponibiliza ainda notícias sobre o museu, a agenda cultural, imagens, histórias inéditas sobre algumas personagens da história nacional e dados sobre exposições e informações sobre visitas aos monumentos, entre outras funcionalidades.
 
Disponível em português, inglês, francês e espanhol, a app desenvolvida pela NextReality pode ser utilizada em equipamentos iOS e Android já está disponível gratuitamente para download no Google Play ou na App Store.

0 Comments: