Como utilizei o EaseUs Backup Home 11.5 para tornar meu computador mais rápido!

Software faz backup de dados cruciais, recupera todo o sistema em segundos e ainda clona o seu disco


Quem nunca apagou por acidente um documento ou fotos importantes e, depois, ainda esvaziou a lixeira em seu PC ou laptop por engano?! Ou pior, após uma corrupção no sistema operacional, seus arquivos desapareceram?! Esses desastres podem acontecer com qualquer pessoa – inclusive comigo. A boa notícia é que não é necessário se desesperar, pois há solução no mercado. Para isso testei o programa para fazer backup da EaseUS Software.
É importante frisar que, segundo a EaseUS Software, além do backup e restauração completos de sistema e arquivos, o software torna o clone de um disco rígido um caso fácil. Pronto! No meu caso, esta funcionalidade foi o que eu mais precisava quando meu antigo (bem antigo) laptop me deixou na mão. Imagina para uma mãe como foi perceber que todos os arquivos de fotos e vídeos do desenvolvimento dos filhos de repente desaparecessem por conta de um disco corrompido? Sem muita dificuldade, eu precisei substituir um disco mecânico de 5400 RPM (eu avisei que ele era bem antigo…) por um disco SSD de 256Gb, antes que o disco mecânico falhasse.


Clonei meu velho disco para um SSD…
Substituir um disco poderá ser uma tarefa bem simples para alguém muito experiente, no meu caso, imaginar passar por uma instalação de Windows completa e todos os programas que utilizo seria algo impensável. O programa para fazer backup resolveu a minha questão de forma simples e rápida. Instalei o software no meu velho computador e optei por clonar o disco. Utilizei como  destino um disco SSD, que inseri numa caixa SATA para USB, desta forma, todos os dados que existiam no meu disco lento foram clonados para o disco rápido. Para este efeito, nas opções avançadas, ativei a opção “Otimizar para SSD”. Em minutos, tive meu disco clonado e pude instalar no meu laptop. O resultado foi minha máquina ficar exatamente igual como estava, porém, mais rápida, dada a performance superior do disco SSD.

Aproveitei a caixa SATA e coloquei o disco antigo (mecânico) nela. Agora, além do uso contínuo do EaseUS Todo Backup – devidamente agendado, posso fazer o backup dos meus arquivos neste dispositivo. Ainda optei pela opção de fazer backup apenas de atualizações, excluindo imagens desatualizadas, desta forma, ainda consegui mais espaço de armazenamento. Outra vantagem do software é que, caso o usuário não tenha a caixa SATA, ele dá a opção de fazer o backup na nuvem, em outros computadores da rede doméstica, dispositivos NAS e etc.

Para utilização, o software é totalmente recomendável. Por dois motivos bem simples: praticidade e economia. O EaseUS Todo Backup Home 11.5 possui uma interface bem acessível - até para alguém que nunca precisou fazer backups mais complexos (no meu caso!) - e é uma alternativa econômica, que ao mesmo tempo pode recuperar dados perdidos e também proteger o sistema operacional contra danos.


Texto de Autor: Flávia Rodrigues

A conversão do meu lattop:

Velho Laptop

Disco Mecânico vs SSD

A caixa externa para armazenar o disco antigo

0 Comments: