Priberam ganha prémio de tecnologia no setor da Saúde com projeto Digital Patient



O Prémio HINTT 2019 na categoria "Value Proposition" foi hoje atribuído ao projeto "Digital Patient" submetido a concurso pelo Centro Hospitalar de São João, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e a Priberam.
A contribuição da Priberam consistiu sobretudo no desenvolvimento de um sistema de processamento de linguagem médica não estruturada que vem possibilitar aos médicos a obtenção automática de um conjunto de informações clínicas relevantes sobre o histórico de cada paciente, com palavras-chave associadas, por exemplo, a "sintomas", "história familiar", "efeitos adversos", "medicação", "resultados de exames", dados estes que se encontram em texto livre, espalhados por centenas de notas clínicas.

O sistema representa uma grande mais-valia num sistema de informação em saúde. O motor de análise de texto poderá ter um impacto muito significativo no trabalho clínico, uma vez que, até agora, era impossível recolher esta informação de forma automática, obrigando a uma grande perda de tempo na revisão de todos os textos clínicos de cada doente, sequencialmente e de forma totalmente manual, até se poder chegar a uma conclusão sobre qualquer dos tópicos registados na sua história.
O Prémio HINTT | Maturidade Digital pretende reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção das tecnologias de informação e comunicação para a aproximação de um ambiente sem papel que conduza a ganhos relevantes para a segurança do doente, apoio à decisão clínica e eficiência global.
A categoria Value Proposition, à qual a Priberam concorreu, visa premiar a adoção de estratégias focadas na eficiência de cuidados de saúde, baseadas nos sistemas de informação de apoio à decisão e que coloquem o doente no centro do sistema. De acordo com o regulamento do prémio, as candidaturas submetidas devem focar-se nas principais vantagens e resultados baseados na eficiência.
Sebastião Miranda, que integra a equipa de desenvolvimento da Priberam, subiu hoje ao palco do Prémio HINTT para, em conjunto com os representantes do Centro Hospitalar de São João e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, receber o galardão atribuído ao projeto "Digital Patient" e disse a propósito que "esta distinção vem confirmar a aposta da Priberam numa estratégia de desenvolvimento de tecnologias de processamento de linguagem natural e Inteligência Artificial, cujos campos de aplicação são extremamente vastos".
Mais informações: www.priberam.com 

0 Comments: