Doze razões para usar um sistema de treino turbo em casa



Há quem adore treinar com bicicleta em ambiente indoor, mas há também quem prefira pedalar ao ar livre. Qual das opções será a melhor para potenciar a técnica, velocidade e controlo da bicicleta? Na verdade, grande parte dos treinadores profissionais recomenda um mix das duas soluções para se alcançarem ganhos máximos, o que acaba por servir como reconhecimento do mérito das qualidades associadas ao treino turbo.


Ainda não está convencido quanto às vantagens desta modalidade? A Garmin apresenta-lhe as 12 principais vantagens para treinar em modo indoor adaptando a sua bicicleta de estrada.

Ajuda a torná-lo um ciclista mais rápido. A maioria das pessoas com um treinador e um medidor de energia – e praticando um treino estruturado rigoroso – irá descobrir que o treino indoor é uma das melhores formar de praticar velocidade.

1 hora de treino turbo = 2 a 3 horas na estrada. Mesmo sendo uma corrida plana, apenas 10% do seu tempo em estrada é gasto em modo livre. Já num percurso montanhoso, e quando lhe junta o tempo passado a descer, este valor pode chegar a 40%. O treino turbo é mais intenso porque não pode praticamente deixar de pedalar.

Elimina as variáveis para um treino devidamente intervalado e maior segurança. Já pensou nos semáforos, no estado e na condição das estradas, nas subidas e descidas e em muitas outras coisas que estão fora do seu controlo no ambiente outdoor? É praticamente impossível completar os  intervalos de potência com precisão na estrada – experimente o treino turbo e nunca mais volta atrás. Além disso, maior segurança nas noites de inverno. Enquanto ciclistas, somos muito vulneráveis nas estradas, especialmente quando o contexto é a noite e a escuridão que nos coloca em risco a cada metro que avançamos.

Elimine as barreiras mentais ao treino. Menos tempo de preparação = melhor gestão do tempo. O treino fica muito mais fácil quando a bicicleta está pronta para si e pode subir nela em poucos segundos. Não é preciso consultar a previsão meteorológica, escolher a roupa, carregar a bicicleta até à rua e finalmente sair para a estrada. É certo que tudo demora o seu tempo, mas há coisas que levam mais tempo que outras. Ao optar por treinar em ambientes fechados, quase cada segundo é gasto efetivamente com o treino.

Melhore a sua posição e postura na bicicleta e melhore a sua técnica de pedalar. Deseja melhorar a forma como se senta na bicicleta? Tente colocar um à sua frente espelho para observar. A fórmula é simples: Postura aerodinâmica + menos movimento = ciclista mais rápido.
Um maior foco na cadência e na pedalada vai ajudá-lo a fazer grandes melhorias na sua forma de fazer ciclismo. Também pode praticar exercícios de uma perna para aumentar a força.

Treine subidas, mesmo numa área plana. Experimente sentar-se mais para trás no selim para usar os outros músculos quando está em subidas. Pode preparar-se elevando a roda dianteira face ao nível do chão – algo que não pode fazer na estrada.

Interatividade para um treino divertido. Corridas simuladas permitem manter o esforço. Plataformas como a Zwift dão um lado social ao treino indoor. Use-a para treinar com amigos ou familiares mesmo que estejam do outro lado do mundo.
Mantenha-se competitivo durante o inverno competindo numa plataforma virtual como a Zwift. Até os profissionais o fazem.

Apps sofisticadas especificamente para planos de treino indoor. É claro que vale a pena ter um treinador que nos acompanhe, mas nem todos nos podemos dar a esse luxo. Nesses casos, compensa investir em apps como a TrainerRoad, que oferece centenas de planos de treino que poderá usar mesmo se não tiver um medidor de energia, isto graças à funcionalidade Virtual Power.

E com a nova app Tacx Training, agora atualizada, pode assistir a uma grande quantidade de vídeos para todos os níveis, em streaming, sem ser necessário o download dos mesmos, e vê-los com alta qualidade (720p). A nova app tem uma melhor visualização do treino, em horizontal ou vertical e é fácil e intuitiva. Compatível com Air Play e outros aplicativos para visualizar o conteúdo do smartphone na TV pode aceder grátis e criar os seus exercícios em cloud.tacx.com. Todos exercícios são assim estruturados com base na inclinação, potência, FTP ou frequência cardíaca e poderá posteriormente analisar as suas atividades e exportar os seus dados para o Strava bem como sincronizar os treinos e atividades entre dispositivos.

Aprenda o melhor ritmo dominando a sua força. Numa corrida de treino no exterior, é muito provável que acabe por se cansar facilmente se for demasiado depressa. Mas como agora já praticou os intervalos no treino turbo, será muito mais eficaz fazer a avaliação dos seus esforços e assim evitar ficar cansado de forma precoce.

Grave todos os exercícios para análise posterior. Pode acompanhar a sua melhoria de condição física com precisão para garantir que consegue atingir o pico de esforço no momento certo.

Construa resistência mental. O treino turbo é um treino real. É claro que a roda de trás pode não estar no chão – e há sistemas que simplesmente fazem a roda de trás sair debaixo do selim –, mas a única coisa que tem de fazer é concentrar-se no treino turbo e lutar por atingir os seus números. Verá que irá aprender a sofrer e vencer objetivamente de uma forma tão humilde quanto nobre.

Percorra a corrida antes de a fazer usando um treinador inteligente. Carregue um ficheiro GPX com a rota e estude o percurso sem sair da sua sala de estar. Poderá assim ficar a conhecer todos os pontos de dificuldade e oportunidade, sabendo em antemão como dosear o seu esforço e atenção. Esta é uma solução perfeita para qualquer prova que nunca tenha feito ou que já tenha feito mas ainda não domine.
 

PVP Tacx ® Neo bike: 2599€ (IVA incluido)

PVP Tacx ® Neo 2T: 1299€ (IVA incluido)

0 Comments: