Acer premeia escola portuguesa no âmbito do seu Project Humanity



O Grupo Escolaglobal, em Santa Maria da Feira, foi a escola europeia que ganhou este ano o prémio atribuído pela Acer for Education, no âmbito do Project Humanity, que premeia projetos e atividades curriculares relativas ao ambiente e ligação à comunidade.

Acer Humanity é uma iniciativa global promovida pela Acer para tornar o mundo num lugar melhor ao colocar o seu ecossistema mais perto dos valores da empresa, centrados nas pessoas. Ao abrigo desta iniciativa, a Acer lançou diversos programas em todo o mundo como forma de retribuição às comunidades e ao ambiente. Este ano, o foco esteve na educação e no ambiente, áreas onde a Acer já faz a diferença. Foi por isso que, em outubro passado, a Acer for Education lançou um concurso entre as Acer Innovative Schools na Europa, Médio Oriente e África, para encorajar os estudantes a desenvolverem uma abordagem positiva centrada na comunidade e, desta forma, terem a experiência do envolvimento em atividades "verdes".
Os projetos submetidos foram avaliados, entre outros critérios, com base no número de ações "verdes" e na sua originalidade. Além disso, as escolas vencedoras terão a oportunidade de suportar os esforços de aprendizagem de uma organização de caridade na área da educação escolhida por si, oferecendo-lhes o prémio de 10 dispositivos Acer.
As escolas vencedoras foram anunciadas durante o Teachers Advisory Council que decorreu em novembro, em Barcelona:
Escolaglobal, Santa Maria da Feira
O projeto da Escolaglobal envolveu crianças de cinco anos num projeto para aprender a reciclar e reutilizar de forma divertida e criativa. As crianças fizeram suportes para lápis e outros objetos partir de garrafas de plástico e depois venderam as suas criações. As receitas das vendas, juntamente com o prémio recebido, serão entregues a duas escolas desfavorecidas no Tarrafal, em Cabo Verde, no âmbito do projeto Semear Futuro. O projeto ensinou aos estudantes mais jovens a importância da reciclagem do plástico para evitar a poluição dos oceanos, ao mesmo tempo que ofereceu aos estudantes carenciados a esperança num futuro melhor através de um mais fácil acesso ao conhecimento.
Escolha primária de Selborne, África do Sul
A escola primária de Selborne, na África do Sul, foi premiada pela sua abordagem global aos temas da sustentabilidade e do ambiente. Através de painéis solares, tanques de recolha de água e contentores para reciclagem mas suas instalações, a escola levou o conceito da ecologia a todos os aspetos das suas práticas diárias, mostrando desta forma aos seus jovens alunos as vantagens da reciclagem usando fontes de energia renováveis. A escola primária de Buluga, situada numa área rural do país, irá receber os dispositivos Acer, bem como a ter possibilidade de se ligar ao mundo online e aceder a oportunidades que o seu isolamento até agora lhe negava.
New English School, Kuwait
A New English School está desde há muito empenhada em aumentar a visibilidade para as preocupações ambientais. Algumas das atividades nas quais os seus estudantes estão empenhados incluem manter as instalações livres de lixo; reduzir a utilização dos materiais que, de outra forma, seriam enviados para aterros sanitários; reutilizar materiais sempre que possível; e reciclar o que pode ser processado de forma económica. Para este projeto, a New English School firmou uma parceria com a organização de caridade Direct Aid de forma a que o prémio possa beneficiar estudantes carenciados em África.
Uma menção honrosa foi atribuída à escola polaca Szkoła Podstawowa nr 2, que irá também receber um prémio especial (material escolar) pelas suas atividades caritativas e multiculturais, que consistem em encorajar a comunicação online entre os estudantes e os seus pares no Uganda.

0 Comments: