LG é a primeira a superar o critério da indústria para TVs 8K Ultra HD


A LG Electronics (LG) acaba de anunciar que as suas TVs são as primeiras do mundo a exceder os exigentes requisitos estabelecidos pela Consumer Technology Association para definir a nova geração de produtos e serviços "8K Ultra HD", que oferecem quatro vezes mais detalhes do que a TV 4K e 16 vezes mais do que a HDTV.


A designação e o logótipo oficiais 8K Ultra HD da indústria foram desenvolvidos pela sede dos CTA nos EUA para estabelecer uma definição clara junto dos retalhistas e consumidores que ajuda a identificar de forma mais simples os produtos que cumprem os principais requisitos do 8K Ultra HD. As TVs Real 8K da LG, que farão a sua estreia no CES 2020, são as primeiras do mercado a exceder os critérios específicos da CTA, incluindo os relacionados com resolução, inputs digitais, tecnologia HDR, upscaling, profundidade dos bits e metodologia de medição.

A CTA baseou a sua definição de 8K no limite especificado pelo International Committee for Display Metrology*. As diretrizes de medição baseadas na modulação de contraste (CM) afirmam que a resolução deve responder a um limite mínimo de 50% no CM, juntamente com pelo menos 33 milhões de pixels ativos, para se qualificar como 8K UHD. Outros órgãos de definição de padrões do setor, como a International Organization for Standardization, também utilizam a CM como referência do setor.

A partir de janeiro de 2020, todas as LG 8K TV exibirão o logótipo 8K UHD da CTA. Os novos modelos beneficiam da posição de liderança da LG no mercado, uma vez que é o único fabricante que oferece TVs com Real 8K em duas categorias distintas – OLED (LG SIGNATURE OLED 8K) e LCD (LG 8K NanoCell TV) – oferecendo valores de CM na faixa de 90%, enquanto outros modelos na indústria permanecem em valores muito mais baixos.

Os testes conduzidos pela Intertek, a organização global de teste e certificação de produtos, confirmaram que a LG NanoCell 8K TV de 75 polegadas ultrapassa em muito os requisitos de medição de CM estabelecidos pelo ICDM, apresentando uns impressionantes 90% de CM a nível horizontal e 91% a nível vertical. Outra empresa de testes líder internacionalmente, a VDE (Verband Deutscher Elektrotechniker), revelou resultados de CM quase idênticos.

"O CTA é a autoridade do setor no que respeita a tecnologia de consumo e a utilização do seu logótipo 8K UHD pela LG transmite uma mensagem clara aos consumidores de que uma Real 8K TV da marca proporcionará a experiência de visualização esperada", refere Nam Ho-jun, vice-presidente sénior de R&D na LG's Home Entertainment Company. "Esperamos que a linha da LG de TVs 8K de 2020 defina um novo padrão para o setor das televisões."

* Entre outros, para obter o logótipo 8K Ultra HD da CTA, o ecrã deve responder a um mínimo de 50% de CM utilizando um padrão em grelha 1x1 medido de acordo com as diretrizes estabelecidas para a medição da resolução visível especificada na versão 1.03c, secção 7.8 do International Display Measurement Standard do International Committee for Display Metrology.

0 Comments: