Automatizar luzes! A solução para todos os bolsos!

Já imaginaste acender e apagar as luzes da tua casa apenas com um toque no telemóvel ou comando de voz?

Automatizar as lâmpadas nunca foi tão fácil! Mas, sabes como funciona um interruptor inteligente? 

Para dar os primeiros passos rumo a uma casa inteligente, podes começar pela instalação de um interruptor inteligente, que é uma das opções para controlar a iluminação da tua casa. Com ele, poderás ter mais praticidade em algumas tarefas do dia a dia.

Neste conteúdo, vais entender o que é, como funciona e como escolher um interruptor inteligente!

O interruptor inteligente é um dispositivo que permite accionar lâmpadas pelas suas teclas, por toque ou remotamente através da aplicação Tuya ou SmartLife. No caso, este interruptor se conecta directamente ao Wi-Fi na rede 2,4Ghz e quando conectado à internet ele oferece mais facilidade para os utilizadores, que podem controlar a iluminação a distância, por aplicação ou comando de voz com Amazon Alexa ou Google Home.

A tecnologia permite unificar interruptores, oferece controlo compartilhado com outros utilizadores e dá liberdade para que sejam programadas rotinas de iluminação e diferentes tipos de automação.

Sobre o interruptor que abordo hoje é totalmente touch, possui um espelho em vidro e, em termos de ligação, tens a opção de instalar com ou sem neutro. Para deixar em modo de emparelhamento é necessário carregar no botão até começar a piscar. De seguida, na aplicação da Tuya / SmartLife, é necessário adicionar o dispositivo e já está pronto para criar suas automações.

Os modelos de interruptor inteligente com mais de uma tecla facilitam essa distribuição de automações. Se já tiveres outros dispositivos inteligentes em casa, a combinação com o interruptor inteligente é ainda mais fácil, pois é possível integrá-los com sensores, outros interruptores até mesmo outros dispositivos que trabalham com outro protocolo como o Zigbee ou Bluetooth (basta estarem todos associados a mesma aplicação).

Vamos imaginar que estejas a receber alguns amigos para uma sessão de cinema em casa. Um dos botões do teu interruptor inteligente instalado na sala de TV pode ativar o “modo cinema”, em que as luzes do ambiente se apagam ou reduz a intensidade (tu que escolhes), a televisão é ligada e os estores fecham-se. Em resumo, com um simples toque no interruptor, uma série de ações são desencadeadas simultaneamente.


E a comutação de escada?

Outra automatização muito utilizada é a nível de comutadores de escada, onde fazem imensa confusão aos nossos clientes, vamos tentar explicar de maneira objetiva: Em uma ligação de comutação tradicional um dos comutadores recebe o cabo que sai da lâmpada, neste mesmo comutador saem dois cabos que vão direto ao outro comutador, que recebe esses dois cabos e mais o cabo fase. Na ligação do interruptor inteligente, por norma, o comutador que recebe diretamente o cabo que vem da lâmpada assume o papel de comutador principal, onde irá ligar apenas a lâmpada e em alguns interruptores o neutro (no caso específico deste modelo não é obrigatório). Caso não tenhas um cabo neutro a chegar na caixa elétrica, podes fazer uma ligação à beira da lâmpada com um condensador (incluído ao produto) e está pronto. Já do outro comutador, é preciso ligar apenas os cabos fase e neutro e toda a comutação é programada diretamente na aplicação da Tuya ou SmartLife.

Nota: Se estiveres a utilizar um interruptor com mais de uma tecla e sem utilizar o cabo neutro, é preciso a instalação de um condensador que será ligado apenas a um dos circuitos, não há necessidade de pôr um para cada tecla. O único ponto negativo deste tipo de ligação é o facto do condensador ficar a fazer um som de contacto parecido com o voo de uma mosca que para os nossos clientes mais exigentes se torna bem incomodativo.

Vantagens de um interruptor inteligente:

Os dispositivos inteligentes são desenvolvidos para facilitar o dia a dia de uma casa, apartamento, escritório, além de outros benefícios listados abaixo:

• Economia de energia: nunca mais se esqueça de desligar as luzes! Você pode programar horários de funcionamento e accionar e desligar as luzes à distância.

• Segurança residencial: a programação de rotinas possibilita que as luzes se acendam em horários específicos, o que ajuda a simular a presença de pessoas no ambiente.

• Controlos intuitivos: a comunicação é via Wi-Fi e o controlo por aplicação é bem intuitivo e fácil. O dispositivo também pode ser integrado a outros aparelhos inteligentes, como sensor de movimento, sensor de porta e janela, câmara de segurança ou com Amazon Echo ou Google Home.

• Fácil instalação: o interruptor inteligente não precisa de mudanças estruturais no ambiente.

Qual será o interruptor inteligente ideal?

Agora que já sabes como funciona o interruptor inteligente, provavelmente já sabes como escolher o modelo ideal para o seu ambiente que deseja automatizar. No entanto, para ajudar nesse processo, listamos algumas possibilidades:

• Se precisar controlar lâmpadas e outros aparelhos inteligentes na mesma divisão, o ideal é optar por interruptores inteligentes com 2 ou mais teclas.

• Se o objetivo for um design mais moderno além da funcionalidade, então a versão touch é a mais indicada.

• Se não quiser mudar a estética dos interruptores, mas deseja que eles sejam inteligentes, pode optar pelos módulos que ficam sempre por trás dos seus interruptores convencionais (necessita da utilização de uma caixa de aparelhagem modelo fundo).

Conhece as soluções de Interruptores Inteligentes Wi-Fi na AMCD.

Link: https://aminhacasadigital.pt/collections/interruptores-wi-fi

1 comentário:

  1. Para quando um artigo idêntico para interruptores inteligentes que usem outros protocolos tipo Zigbee e Matter?

    ResponderEliminar