Como tornar a tua casa inteligente?

Se tua ideia é tornar a tua casa inteligente, estás um passo mais próximo de transformar tua casa em um refúgio inteligente e conectada!

No último texto, falamos sobre os benefícios da casa inteligente, o porquê escolher dispositivos Tuya e explicamos os protocolos mais utilizados. Agora, prepares para te surpreender com a inteligência e a praticidade de uma Amazon Alexa! Vais mergulhar no mundo da assistente virtual líder de mercado e aprender a configurar o equipamento para interagir perfeitamente com os dispositivos Tuya, elevando tua experiência de automação residencial a outro nível.

Com uma ampla gama de recursos inteligentes e habilidades avançadas, a Alexa se tornou uma das assistentes virtuais mais populares do mundo. Mas, sabes o motivo para ter alcançado tal estatuto?

Controlo de voz: Com a Amazon Alexa, podes controlar tua casa inteligente com simples comandos de voz. Basta dizer "Alexa" seguido do comando desejado, e ela estará pronta para atender às necessidades. Acender as luzes, baixar estores, ajustar a temperatura, reproduzir música ou até mesmo solicitar informações - tudo isso pode ser feito com facilidade e rapidez, sem precisar levantar um dedo.
Além de integração com outros serviços, como Netflix e Spotify, possui um grande ecossistema de dispositivos compatíveis, habilidades personalizadas e aprendizado contínuo, afinal é uma assistente virtual baseada em inteligência artificial. Isso garante que estás a ter acesso sempre as últimas inovações na área.

Todos nós sabemos que o segredo da casa inteligente é poder criar rotinas dos afazeres do dia a dia e quando tiveres de sair às pressas ter formas de validar se desligaste tudo e fechaste todos os estores, portas e janelas. Imagine dizer "Alexa, boa noite" e ter todos as luzes apagadas ou "Alexa, modo cinema" e ter os estores fechados, luz principal da sala apagada, fita led em tom mais claro apenas para ambiência, A/C ligado para manter a temperatura assim como a TV à espera do teu filme, série ou documentário preferido! Tudo é possível com a instalação de módulos ou interruptores inteligentes e Amazon Alexa a gerir todos ao mesmo tempo.

Cinema em casa

Para esta automação do "modo cinema" vais precisar de uma fita led, a que recomendamos é o modelo R4149 da Woox, pois é RGB, então tens o dois tipos de branco, ou seja branco e branco quente e vai ter também o RGB que são todas as cores disponíveis. A mais valia deste modelo é que a Woox criou a pensar mesmo nesta situação pois vem equipada com um pequeno microfone em seu adaptador que garante que use o som ambiente como base reativa para que a faixa de LED acenda, esta função é uma solução também ideal para, exemplo, gamers que buscam para uma solução de iluminação LED acessível para a melhor experiência de iluminação ambiental da sala de jogos ao jogar seus jogos favoritos.

Outro dispositivo da nossa listagem será o controlador IR (infravermelho) que vamos ter apenas o controlador ou junto ao Gateway, o infravermelho é responsável por gerir os aparelhos que possuem comando, através da aplicação consegue copiar o comando físico e desta forma ter um gerenciamento através da aplicação ou por voz no caso da Alexa.

Com os módulos de luz ou interruptor inteligente ligado às lâmpadas consegues criar este tipo de cenário. Agora, imaginas ter um dispositivo Dimmer, assim consegues criar níveis de intensidade de luz como: "alta, média e baixa"

O que não pode faltar no teu "cinema particular" é um dos nossos Top Seller's que são os módulos ou interruptores inteligentes de estores. Com eles é possível criar regras para abrir ao amanhecer e fechar ao anoitecer ou quando quiseres assistir à TV e criar um ambiente mais aconchegante.

Nota: Para ter o controlo da intensidade das lâmpadas precisa de ter o interruptor ou módulo inteligente e as lâmpadas ser dimáveis.

Vamos mais além e imaginar uma outra rotina como "Alexa, modo férias", assim consegues além dos módulos, interruptores e controladores ter também sensores como de porta e janelas, de movimento associados a uma sirene e câmaras para monitorar quando vais aproveitar uns diazinhos de descanso.

É verdadeiramente uma infinidade de soluções que consegues ter, não apenas transformar a tua sala numa sala de cinema, mas podes ter de facto a casa toda inteligente, para tornar a tua vida com muito mais sentido para os momentos importantes como em família, descanso, trabalho, etc...

Deixe nos comentários as tuas dúvidas ou sugestões de artigos que desejas ler!


*Texto escrito por Filipe Gigante.

0 Comments: