Análise: WeTek Core (com Netflix HD)

Aqui estamos nós para falar finalmente da novidade mais recente da WeTek. E desta vez de uma box mais virada para o mundo multimédia, especialmente para quem pretende usufruir a 100% do Netflix em HD.

Apresentação


A caixa tem um aspecto simples e apelativo, e vem com um sticker de um dos lados de forma a mostrar que vem selada de origem.


Quanto à box em si é em preto mate, na parte de cima vamos ter o logótipo da Wetek, assim como o botão de power (LED azul quando está ligada, LED vermelho quanto está desligada). Do lado direito vamos ter entrada para microSD, duas entradas USB 2.0 e a continuação do botão.


Na traseira vamos ter as restantes ligações de interesse, ou seja a entrada de Audio/Video, Gigabit Ethernet, HDMI, saída de audio óptico (SDPIF), e a entrada de energia. Do lado esquerdo não vamos ter nada.


Por fim na parte inferior da box vamos ter o local para o botão de reset, a box tem 4 pernas de borracha assim como dois locais para a colocar presa à parede. Debaixo de uma das pernas de borracha está um parafuso, assim como debaixo do autocolante que indica o MAC (caso necessitem de aceder ao interior da box).


Em termos de acessórios, a box vem acompanhada pelo airmouse, cabo HDMI, transformador de 12V, 1A (adaptador do transformador para EU, US e UK), e pequeno manual com peça de plástico para se poder fazer o reset.



Comando


A WeTek Core vem acompanhada com um comando airmouse, como se pode verificar pelas fotos o comando tem um aspecto brilhante, com a parte superior em preto e a parte inferior em cinza, com as letras WETEK gravadas. O airmouse utiliza duas pilhas AAA.
É um airmouse pequeno, com as teclas essenciais para ser utilizado para sistema mediacenter.
Deve-se ter em conta que quando activam o airmouse (carregando na tecla do rato), o botão de clique passa a ser o botão do rato e não o OK, ao inicio pode confundir um pouco, mas é assim a utilização, assim como para o desactivarem, devem carregar no botão do microfone.
Com o comando é possível desligar e ligar a WeTek remotamente. O airmouse também pode ser utilizado como microfone.




Interior da box


Olhando para o interior da box, vamos ter um dissipador aceitável, duas portas USB viradas para dentro nas quais uma tem o dongle utilizado pelo comando airmouse. Vem acompanhada com o chipset AP6330 e pode-se verificar que a ligação para a antena Wifi não é soldada mas sim utiliza uma ligação U.FL, o que torna fácil algum tipo de DIY para colocar uma antena externa, caso o desejem. A qualidade dos componentes aparenta ser boa.


Navegação


Quanto à navegação, quando ligamos a box somos logo "presenteados" com um pequeno wizard de setup para ajudar os menos entendidos na matéria quanto às configurações mais simples.


Quando passamos ao launcher por defeito da WeTek, temos um launcher minimalista, mas funcional.
No topo esquerdo vão ser apresentadas notificações, no topo direito temos as horas.
Na parte principal temos os atalhos não configuráveis (acesso ao KODI, browser, aplicações, explorador e google play), mais a baixo vamos ter o local onde podemos colocar ou retirar os nossos atalhos principais (deve-se utilizar o botão marcado com o * no airmouse para colocarmos ou retirarmos os atalhos).
E por fim na parte inferior esquerda podemos encontrar o estado da ligação à internet, atalho para as configurações e informação do tempo.


A box vem com 8GB dos quais estão disponíveis cerca de 5GB, logo à partida que será uma box indicada para aplicações multimédia e não tanto para jogos muito pesados (isto porque apenas dará para 2 jogos que precisem de mais espaço ao mesmo tempo).
A navegação mostrou-se sempre fluída durante os testes realizados.
A Core vem adicionalmente com uma aplicação de auto-framerate, para poderem escolher as aplicações que costumam ter videos a 24 Hz de forma a ficar mais fluído.
No entanto para o Netflix recomendo desactivarem, pois existem vários formatos e no KODI devem usar o próprio frame-rate interno.


Ao verificar as actualizações, logo na primeira utilização foi-me apresentada uma actualização de sistema (de notar que foi necessário meter um microSD para realizar este primeiro update), no entanto depois deste update deixa de ser necessário colocar microSD para actualizar o sistema.



KODI


Neste aspecto a box não apresentou nenhum problema nos formatos normais, quer online, quer locais. Os testes foram realizados na versão 15.2 do KODI.

Todos os testes realizados tiveram resultado mais que esperado, ou seja, sem problema em nenhum formato.
Experimentei adicionalmente ficheiro h265 10-bit, e como é de esperar esses não dão, pois só os novos processadores da amlogic S905 suportam, no entanto não é limitação da box apenas uma confirmação, e mesmo assim ainda é um formato que vai demorar tempo a virar mainstream (a não ser que vejam muito anime, pois nessas releases é que já se usa mais), portanto não há problema quanto a isso.


VídeoResultado
H264
Jellyfish-120-Mbps.mkvOK
Sintel.2010.4k_24fps.mkvOK
bbb_sunflower_1080p_60fps_normal.mp4OK
bbb_sunflower_1080p_30fps_normal.mp4OK
Sintel.2010.1080p_24fps.mkvOK
H265
tos-4096x1720-tiles_24fps.mkvOK
bbb-1920x1080-cfg02_60fps.mkvOK
elephants-dream-1080-cfg02_24fps.mkvOK
tos-1720x720-cfg01_24fps.mkvOK

Wifi


No que toca ao Wifi, a cerca de 5-6 metros do router, com uma porta pelo meio a fazer de obstáculo, conseguimos obter 23,52 Mbps, o que é bastante aceitável, tendo em conta que os testes foram feitos numa internet de 30 Mbps.



Aplicações extra


Adicionalmente foram testados jogos Angry Birds e Asphalt 8 e a Core não apresentou nenhum problema com isto.
Como seria de espera o Netflix foi testado e a qualidade de imagem é excelente, nos testes realizados em 5 minutos consumiu cerca de 100 MB num stream e noutra ocasião num episodio de 20 minutos, consumiu cerca de 800 MB, o que corresponde claramente a um stream de muito boa qualidade, além de se comprovar isso ao visualizar.
Também testei a Iris Online, mas nesse caso teve problemas em reconhecer a qualidade máxima do stream, poderá ser alguma incompatibilidade com a aplicação em si.

Benchmarks

Aqui fica o cantinho dos números ;)

A1 SD Bench


Verifica-se que a RAM consegue velocidades de 720 MB/s enquanto que a memória interna vamos ter 26,65 MB/s de leitura e 9,30 MB/s de escrita.


Antutu V6.0



No Antutu conseguimos 37030 pontos.



Antutu Video Tester


No Antutu Video Tester, conseguimos 1015 pontos, sendo de momento o valor mais alto que obtive em testes com este programa. Apenas não reproduziu a 100% dois formatos.


3D Mark


No 3D Mark, obtemos 5593 pontos.


Geekbench 3


No Geekbench em single-core obtemos 542 pontos e em multi-core 1655.




Vellamo




DRM


Como seria de esperar a box vem com widevine da Google de nível 1, que é um dos requisitos necessários para a aplicação da Netflix permitir stream em FHD e UHD na WeTek.



Comunidade


Como sempre podemos contar com uma comunidade forte, e no fórum da WeTek podemos encontrar secção para a Core, para questões relacionadas com Android, assim como OpenElec.
Aqui: http://www.wetekforums.com/

Especificações



Videos complementares


Pontos Positivos


- Netflix HD (poucas boxes podem reproduzir me FHD e UHD);
- Excelente integração com o KODI (reproduziu tudo nos testes que o S812 suporta);
- Bom airmouse incluído de base;
- Boa captação Wifi
- Suporte oficial;
- Openelec.


Pontos Negativos


- Apenas 2 portas USB (poderá não ser suficiente para pessoas que liguem mais periféricos, mas facilmente resolvido por um hub USB);
- Apenas 5 GB livres para aplicações (apenas não suficiente se quiserem instalar muitos jogos que precisem de muito espaço).


Conclusão

Se tem uma conta Netflix e estão à procura de uma boa box para utilizar a vossa conta, não precisam de procurar mais, esta é uma das melhores pelo preço que é vendida. Assim como é totalmente apropriada se procuram uma box multimédia.
No entanto como a box só tem 8GB de ROM, se procuram um aparelho mais virado para jogos poderá não ser tão indicada, pois com 2 jogos que ocupem mais de 2GB cada irão ficar quase sem espaço, mas espaço mais que suficiente para aplicações de multimédia, como KODI, Netflix, etc.

Dessa forma para KODI e Netflix HD será excelente, é para isso que a tenho utilizado e não tenho tido qualquer problema com a utilização.

O meu obrigado à WeTek pelo envio deste modelo para poder realizar os testes.

Onde comprar: WeTek

Por: Carlos Correia


2 comentários:

  1. Esta box ou as android box em geral rodam iptv na perfeição? Já ouvi dizer que não são grande coisa, ao contrário de umas box mag...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AS box android não foram feitas para o propósito de rodar listas iptv, para isso existem as mag...

      Eliminar