Análise: Smartphone Doogee T5 Lite (Smartphone todo-terreno)


Hoje começo a revelar mais detalhes de um smartphone que andei a testar, que realmente é um "tijolo" e se cair ao chão é bem capaz de partir o chão. Quando falo de tijolo é no bom sentido e não no sentido de ser um mau smartphone, é mais pelo aspeto, que é bem maior que os smartphones mais habituais de 5 polegadas.

Unboxing




Temos então um smartphone que não prima por ser bonito (claro que pode depender um pouco do gosto de cada um), mas é um smartphone grande e robusto.
A capa traseira e laterais podem ser trocadas, e assim obtemos um smartphone com 2 aspectos distintos, um que parece mais executivo e outro que parece mais desportivo.
Na parte da frente podemos então encontrar botões físicos que não são retro-iluminados, em cima temos dois flaps que revelam o microUSB e o jack 3.5mm.
De lado temos botões separados para ligar o smartphone e para o volume.
A capa traseira revela a camera e o flash na parte superior.
Retirando a capa, podemos ver que a bateria está protegida por uma peça de borracha, que impede a água de entrar em contato com a bateria e componentes internos.
Pode-se colocar um microSIM e um nanoSIM, de notar que esta zona devido à forma como se coloca os SIM será a zona mais "fraca" do smartphone.
Também temos local para adicionar um microSD. A bateria é de 4500 mAh.



Acessórios


Em relação aos acessórios podemos então contar com o carregador de 5V 2A, cabo USB -> microUSB, uma pelicula para aplicar e pano para limpar, manual de instruções, e uma capa traseira extra assim como as peças de lado dos botões.



Utilização


Temos então um smartphone com 5 polegadas de ecrã, resolução 720p com algumas costumizações no GUI, no entanto consegue manter um aspecto quase de android stock. Podemos utilizar 2GB RAM e dos 16GB de espaço cerca de 12GB estão livres para serem utilizados.

O smartphone não tem root, quanto a atualizações durante os testes recebeu uma atualização OTA.

Quanto à feature principal que é a robustez não tenho nada a apontar, podem ver o vídeo que eu coloque na conclusão, que mostro alguns dos testes que fiz ao smartphone, foi colocado em água, em areia e deixei cair ao chão umas poucas vezes. Nada de apontar quanto a isso, já que depois dos testes todos continuou a funcionar.






Camera


Quanto à camera, com boa luz consegue-se algumas fotografias interessantes, quando a filmagem julgo que seja razoável.
No entanto estamos a falar de uma camera num smartphone de 110€, portanto não se pode esperar grandes fotografias.



Ecrã


Quanto ao multi-toque, reconhece 5 dedos ao mesmo tempo, quanto à utilização apresenta uma luminosidade máxima suficiente.


Bateria


Com uma bateria de 4500 mAh, podem esperar com uma utilização normal a duração de 2 dias, no entanto com uma utilização mais puxada, pelo menos um dia devem conseguir.


Benchmarks


Neste ponto nada de especial a apontar, já se sabe que não temos especificações de topo e por esse motivo os valores nos benchmarks também são relativamente baixos.

3D Mark



A1 SD


Antutu






Geekbench 4



Vellamo


Especificações Principais


- Android 6.0;
- Ecrã de 5.0 polegadas;
- Processador MTK6735 Quad Core 1.0GHz;
- 2GB RAM;
- 16GB ROM.

Pontos Positivos


- Robustez (aguenta água, pó, quedas);
- Bateria;
- Preço.

Pontos Negativos


- Camera;
- Tamanho e peso (no entanto já seria de esperar de um smartphone que é feito para aguentar quase tudo).

Conclusão


Diria que é um smartphone para alguém radical ou para alguém que seja muito desastrado com smartphones, já que assim deixar cair ao chão deixa de ser sinónimo de ter que comprar outro smartphone. Assim já se pode emprestar o smartphone a uma criança e não estar preocupado que o vá deixar cair ao chão!
Em termos de comportamento acaba por responder bem a necessidades básicas de ir à internet, ver videos, possivelmente não vai responder tão bem em jogos mais pesados.
Aqui o que sobressai é mesmo a robustez e a "porrada" que ele é capaz de aguentar.


Onde Comprar: Gearbest (custa cerca de 109€)

Utilizar método "Standard Shipping" - "Local Direct Express" para evitar problemas com a alfandega para Portugal Continental.

0 comentários: