Afinal o que é um Fork do KODI?




Muitas vezes fala-se de forks do KODI, mas para quem está fora do assunto pode ficar um pouco confundido sobre o que significa existir outro "KODI", vou deixar então aqui uma explicação do que é um fork, assim de alguns mais conhecidos. E não, não é um garfo ;)

Como o KODI é open-source, qualquer pessoa pode alterar o código como quiser, desde que mantenha na mesma o código open-source. Ao copiar o código para si e fazendo as suas alterações, acaba por fazer um fork do KODI e dessa forma passa a existir uma versão diferente, mas com base no KODI.

Assim qualquer pessoa pode contribuir depois para a fonte oficial do KODI pedindo para o código que fez no fork passar para a fonte (fazer um PR ou Pull Request), no entanto como o KODI é mantido pela equipa oficial que tem uma visão do que deve ser e para onde deve caminhar, pode ou não aceitar essas alterações. Já que se forem muito diferentes da visão geral, podem não ser aceites.
É um pouco nesta parte que os forks ganham força, pois a pessoa/entidade que faz a alteração pode não estar à espera que aceitem a alteração, então mantém a sua versão com uma identidade diferente do KODI.

Desta forma pega na base do KODI e altera a seu gosto, o que pode dar-lhe funcionalidades ou aspecto diferente do KODI oficial.

Muitos destes forks são mantidos por grupos externos ao KODI com as suas comunidades e acabam por dar mais peso a certas alterações que podem não ser aceites facilmente na comunidade oficial, muitas vezes por serem alterações especificas para uma plataforma, ou com uma visão mais especifica dessa comunidade.

Não confundir os forks com builds, já que os forks são variações com código diferente, enquanto que as builds por norma são o KODI "normal" já com addons instalados por defeito (addons que nem sempre serão oficiais ou propriamente legais).
Neste ponto acho que vocês devem sempre instalar o mediacenter base, e instalarem por vocês os addons que são interessantes para vocês e não os que outros acham que são melhores (até porque por vezes tornam a build mais lenta ou menos fiável).

Vamos então explorar alguns dos forks com que já tive contato.




SPMC




Possivelmente um dos forks mais conhecidos, já que é mantido pelo koying, o programador mais envolvido em desenvolver o KODI oficial na plataforma android. No entanto ele mantém também ativamente o seu projeto SPMC, que por vezes tem novas funcionalidades que acabam por aparecer nas versões mais recentes do KODI.

Fonte: github
Download: Site Oficial

FTMC




Aqui está um fork interessante, já que é mantido por sangue português, pelo nosso programador de serviço superceleron, que já é muito conhecido pela comunidade por fazer ROM's para diferentes boxes android.
Este fork é mantido oficialmente no fórum freaktab (fórum virado para ROM's), e trás bastantes melhorias do KODI mais recente, no entanto continua a funcionar em Android 4.4 (coisa que já não é possível no KODI 17), dessa forma é possível tirar melhor partido dos chipsets mais recentes amlogic até mesmo para quem já tem android 5 ou 6.

Download: Fórum Freaktab

WeTek MediaPlayer




Aqui está um fork de uma versão do KODI que aparece em aparelhos WeTek, no entanto é possível experimentar noutros aparelhos, acaba por ser uma versão otimizada para Amlogic e tirar partido da passagem de audio corretamente com os formatos todos suportados pelos aparelhos WeTek.

Download: Fórum WeTek
Fonte: github


XBMC for Minix




Mais uma versão mantida por uma marca, desta vez pela Minix, para otimizar também o KODI para os seus aparelhos.

Download: Fórum Minix

ZDMC




Aqui está um fork mantido pela Zidoo, que neste caso é mais otimizado para os aparelhos deles, e daí o motivo de existir o fork, especialmente por terem chipsets mais específicos nas boxes deles.

Download: Fórum Zidoo


RKMC




Aqui está uma versão mantida pela Rockchip, ou seja o próprio fabricante de processadores para boxes android. Será uma versão mais optimizada independente da marca.

Fonte: github
Download: github

Ugoos KODI




Baseada na RKMC tem melhorias especificas por parte da Ugoos para os seus aparelhos.

Download: Site Oficial

MrMC




Aqui está um fork que foi criado como forma de dar uma versão do KODI em aparelhos iOS pela loja oficial. Neste momento já existe para outras plataformas. Aqui a grande diferença é que não suporta addons, como nos outros forks, ficando mais limitada para conteúdo local.

Download: Site Oficial

Vidon XBMC




Um fork do KODI que é opção para algumas marcas, no entanto é uma versão que poderá ser menos aconselhada (pelo menos na minha opinião), já que por vezes é associada a uma versão PRO em que se paga para ter mais features, algo que já não é tanto ideologia do KODI base.

Download: Site Oficial


Embebed


Também existem alguns sistemas operativos preparados apenas para correr KODI, que podem ser considerados forks do KODI, no entanto são preparados para correr em plataformas ou aparelhos especificios (como WeTeks, Raspberry's etc).
Neste caso ficam com um sistema bastante leve no vosso aparelho, no entanto a única coisa que lá vão correr é o KODI.
Nesse caso podem ver o LibreELEC ou OpenELEC, que são duas vertentes que apresentam soluções bastante semelhantes, no inicio pessoal que mantinha o OpenELEC separou-se do grupo e começou o LibreELEC. Para o utilizador final é uma questão de se experimentar e ver o que será melhor para a sua utilização.


Conclusão


Como podem ver muitos forks acontecem especialmente por causa do mundo android e diferentes processadores assim como melhorias para máquinas especificas. Já que é algo que a comunidade oficial não faz especificamente, já que quer o mesmo tipo de performance em todas as plataformas e não tanto apenas para um aparelho ou uma marca, e dessa forma desenvolve sempre processos que sejam compatíveis transversalmente e não apenas para uma plataforma.


Se os forks são melhores ou piores que o KODI original, depende às vezes do aparelho que usam e da forma como usam o KODI. Desde que tenham certeza da fonte do fork que usam, por norma são tão seguros como a versão oficial. Só experimentando é que por vezes podem ter noção de qual versão será melhor.

E não se esqueçam que forks nada tem a ver com builds (ou o que é como conhecido por build), já com addons instalados.


Podem ver exemplo de muitos outros forks no wikipedia.

Espero que assim tenham ficado esclarecidos.

1 comentário: