Casa Xiaomi: Alterações Importantes na Casa

Esta pequena aventura, começou a descambar quando quis alterar algumas regras e aplicação começava a rejeitar! Eu sei, são imensos dispositivos testados, muitas regras criadas e alterações constantes... Por isso decidi levantar o pé e começar a organizar o barraco!
Ora para organizar, é preciso tempo e algum espaço mental, algo que nem sempre é fácil quando se tem filhos, um trabalho exigente e um hobby que apesar de dar pica, por vezes nos esgota um pouco, pois são testes e mais testes, fotografar, escrever, editar imagens e até fazer alguns vídeos! Ufa...



O Problema!
Como penso que devem saber estava até à bem pouco tempo apenas com um gateway cá em casa, gateway tinha mais de 10 devices Zigbee associados, desde Sensor da Porta, 2 Sensores de Presença, 4 Sensores de Temperatura, 2 Smart Buttons, o Cubo Mágico... E com isto todas as regras que estavam configuradas cá em casa estavam assentes sobre esse gateway! Ora ultimamente às vezes não conseguia guardar as regras e acreditei que o meu gateway estava ficar no seu limite, pelo que tratei de arranjar outro e começar a balancear todos os dispositivos ZigBee.
Curiosamente o gateway nunca se queixou de nada, nem parou de executar as suas funções, mas a verdade é que esta parte de não conseguir efetuar as alterações estava a dar comigo em louco! Por isso instalei numa tomada por baixo da banca da cozinha um novo gateway!
A câmara gateway que também esteve no estúdio, em conjunto com o Powerline também rumaram à garagem!

Mão na massa! A migração!

Ainda estou a "aprimorar" o processo, mas na prática para migrar os devices ZigBee sem perder as configurações basta adicionar um "child device" no gateway a configurar e ele migra de um gateway para outro com as regras... No sensor de presença bastou colocar o clip, no botão inteligente idem, e no sensor de temperatura bastou carregar no minúsculo botão. O Cubo ainda não consegui migrar, pois é preciso fazer um "swing" com ele e à noite não convém fazer muito barulho cá em casa para não acordar a criançada, e com a chinesa a barafustar no gateway sempre que migramos um device é tramado, mesmo baixando o som! Agora vou validar se os stresses dos erros continuam ou não.

Gateway na Cozinha
Com o novo gateway na cozinha ganhei um rádio por baixo da bancada, tem um som um pouco fanhoso, mas dá para entreter com a Rádio Comercial enquanto se lavam uns pratos, vou ainda meter a uns sensores de portas e janelas nas portas do armário, pois sempre que abrir a luz acende e ilumina aquela zona, que tem uns detergentes, um aspirador e umas ferramentas!


Wi-Fi e Câmara-Gateway na Garagem
Depois de todos os testes ao powerline da Xiaomi, meti-o definitivamente na garagem aqui do prédio, voltei a ter Wi-Fi na garagem, que dá sempre um jeitaço para ouvir um Spotify sempre que temos que ficar lá algum tempo, e ainda adicionei a Câmara Gateway, que será o Gateway da Garagem ao qual ficará ligado o sensor de presença que se encontra a caminho.

Estúdio 
No estúdio onde gravo os conteúdos da AMCD ainda tenho mais um gateway que funciona de alarme, um monte de luzes inteligentes, interruptores, Wireless Switch, Tomada Inteligente, Sensor de Temperatura... Mas como ando para fazer alterações, nem lhe mexi!

Ou seja, a minha App Mi Home já conta com 32 Devices registados, 4 gateways, regras a perder de vista, e ainda o que vem por aí! A ver se um dia destes faço um vídeo a fazer um tour pelas várias zonas com as novidades!

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde tenho uma dúvida o que é um "child device" que aqui é mencionado para fazer migração de um device de uma Gateway para outra é como se faz esse processo? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Child Device são os dispositivos associados diretamente ao Gateway por Zigbee, sensores, etc...

      Eliminar
  3. Está na hora de migrar isso tudo par ao HomeAssistant :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O HomeAssistant está instalado... mas ainda é cedo para abordar o tema... e sinceramente já me apeteceu mais...

      Eliminar
  4. Já tentei adicionar a radio comercial ao meu gateway mas sem sucesso, configurei o meus dns com 82.146.38.202 e quando vou adicionar a comercial não encontra nada, alguma dica?

    ResponderEliminar
  5. Olá

    Interruptores para estores há alguma coisa que conheças?

    ResponderEliminar