Netflix em SD, HD, FHD ou UHD? Vamos descobrir a Qualidade do Stream!


Cá estou eu novamente com o tema do Netflix e desta vez para vos ajudar para tirar as dúvidas se o aparelho onde estão a utilizar o Netflix permite ver em SD, HD, FHD ou UHD.

Como já indiquei no passado, já que é um assunto que exploro bastante por causa das boxes android, existem vários fatores para limitar a qualidade do stream, em primeiro lugar tudo depende do pacote do Netflix que vocês pagam, se só tiverem o pacote SD mesmo que tenham um aparelho que suporte mais, nunca vai passar essa qualidade, assim como se o conteúdo assim não existir em UHD, não vãp ver nessa qualidade. 
Depois temos o DRM Widevine, que no caso dos aparelhos android quando tem L3 só dá em SD e com L1 é que dá acesso a HD ou superior. E também temos a aplicação em si do Netflix que limita a qualidade do stream, e a própria certificação do aparelho por parte do Netflix.



Em aparelhos android existe a aplicação DRM Info, que por norma indicando que só tem Widevine L3, não existe possibilidade da qualidade ser superior a SD, mesmo assim nem todos os aparelhos que indiquem L1 vão dar em HD ou FHD, já que existem sempre mais fatores a ter em conta. 

No entanto não é preciso andar a tentar adivinhar se o stream está a dar na qualidade que pretendem, já que existe uma série de testes disponível no Netflix que vos vai tirar logo as dúvidas, falo do "Test Patterns".

Dessa forma quer seja no smartphone, no PC, em TV's ou em boxes mediacenter, vão conseguir saber facilmente qual a qualidade a que o vosso aparelho tem acesso. Muito útil especialmente para tirar a dúvida em boxes android e smartphones! Assunto mais que recorrente para procurar boxes android que suportem FHD ou então smartphones para ver Netflix.

Portanto é bastante simples, basta abrirem o Netflix no aparelho que querem testar e procurarem pela série "Test Patterns" e depois é só abrirem por exemplo o primeiro episódio que indique qualidade Ultra HD". 

O stream vai dar na qualidade máxima e vão poder ver pelo output amarelo no canto superior direito a qualidade real do stream em kbps, assim como a resolução máxima. Deixem sempre correr algum tempo para o stream poder normalizar na qualidade máxima. Devem ter em conta que se não tiverem boa velocidade de internet, o stream não poderá chegar ao máximo, já que em UHD precisa de cerca de 16000Kbps.

No caso da informação a amarelo não vos aparecer no topo, especialmente em smartphones, façam o pinch para reduzir o zoom ou então cliquem no símbolo na parte de baixo do lado direito que reduz o tamanho do zoom da imagem.

Como se pode ver na seguinte imagem:



Como referência da qualidade dos streams:
SD - 640x480
HD - 1280x720
FHD - 1920x1080
UHD - 3840x2160

Passando agora ao exemplo de alguns resultados que registei:

- Em TV 4K com o Netflix a dar na Mi Box Internacional e/ou diretamente na App Nativa da TV:





Pode-se ver que a resolução começou em FHD e foi subindo até UHD na resolução máxima.

Agora testando por exemplo no smartphone Xiaomi Mi 8, que apenas tem Widevine L3, como a maior parte das boxes android.





A qualidade começa nos 512x288, sobe para 682x384, mas normaliza nos 854x480, ou seja numa qualidade SD "16:9", que é como fica também em maior parte das boxes android.

Já no PC em Windows, deu para testar que pela Aplicação da loja Windows, chegou ao FHD, no entanto pelo browser não passou de HD.




Desta forma já podem tirar todas as dúvidas de qual é a qualidade real que estão a ver Netflix.

Como sempre para boxes android aconselho a Mi Box Internacional como escolha a ter ou as Mecool, no entanto para essas poderá ser necessário utilizar aplicação alterada do Netflix ou aplicarem novamente a Key para a app oficial funcionar.


Já em smartphones, quase só os flagship (OnePlus, LG, Huawei, Google, Samsung) é que vão dar qualidade superior a SD, por enquanto não esperem que os Xiaomi ou Pocophone F1 tenham Netflix em HD.

7 comentários:

  1. Vale ressaltar que utilizando o computador vai depende muito de qual navegador se está utilizando. Edge (Windows), por exemplo, consegue 4k. Safari (Mac) 1080p. Chrome 720p. Além de tudo isso, para rodar 4k no Edge, o Netflix recomenda processador Intel sétima geração... https://help.netflix.com/pt/node/23742

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim por browser depende disso. Mas assim sempre se confirma o que se consegue ver em cada browser.

      Eliminar
  2. A minha Shield TV foi até ao máximo 16000kbps 3840x2160 sem problemas.

    ResponderEliminar
  3. E para o pessoal que usa ultrawide (3440×1440)? Alguma coisa?

    Obrigado

    ResponderEliminar