Projecto PrivateEyePi - Sistema de alarme com Raspberry PI
No site oficial da Raspberry PI Foundation dá-se a conhecer o recente projecto PrivateEyePi, um sistema open-source, configurável e programável de alarme. O autor do projecto, apresenta de forma detalhada todas as partes necessárias, os esquemas de ligação e o código necessário.
Podem ser utilizados sensores de movimento ou interruptores anexados às portas da habitação (ou ambos). Estão também disponíveis instruções para adicionar o famoso módulo de câmara da Raspberry PI Foundation ao sistema.
Outro ponto importante é o facto de também ser possível implementar um sensor de temperatura (idêntico ao que já foi aqui apresentado com Arduino) de forma a monitorizar a temperatura de casa enquanto estamos fora.
Todos estes dados podem ser acedidos através do computador ou do smartphone.
A solução de alarme para todos, tecnologia caseira e de baixo custo, com instruções tão detalhadas que qualquer inciante ou utilizador com conhecimento mínimo de electrónica pode construir.
Não deixem de visitar o site oficial do projecto: Aqui.
Muito fixe este projecto... continuem a postar mais ...
ResponderEliminarGostaria de saber se podem mostrar um projecto em Pi para comandar através de frequências (wireless ou ondas de radio), emitir e receber sinais, tipo apagar um led ou aceder, mas tudo isso a distancia ex: 300 m, sem fios pelo meio? tipo ter um emissor de frequências e um receptor para isso ? dá para fazer no PI e como ? obrigado?
ninguém responde???
ResponderEliminarNão. Este tipo de questões sao respondidas no forum.
ResponderEliminarHenrique, depende do teu objectivo. Tens módulos de bluetooth, sensores de IR, Zigbee, podes utilizar a rede (com webserver) etc, etc etc.
ResponderEliminarTens também um projecto que permite utilizar as shields do Arduino na Raspberry PI.
No entanto, como já referi noutro post o melhor será investires no Arduino para esse tipo de projectos pelo facto de existir uma maior compatibilidade, muitas bibliotecas disponíveis e uma comunidade enorme de utilizadores. O Arduíno é focado em comunicações IO :)
Cumps
PS: Só hoje vi o teu comentário